sábado, 11 de março de 2017

WRC - Dia 1 Rally Guanajuato Corona México 2017

Após duas curtas especiais na cidade do México, a uns distantes 400 quilómetros de Leon, a organização viu-se obrigada a cancelar os dois primeiros troços de sexta-feira (74,58km), devido a um atraso de quase 5 horas provocado por um acidente de viação na autoestrada, onde circulavam os transportes com os carros de competição. No final do dia, houve mais uma situação confusa que demorou várias horas até ser decidida.


Com a melhor ordem de partida entre os pilotos WRC, Kris Meeke foi o mais rápido na grande especial de 54kms, passando para a liderança nessa altura após a sua primeira vitória em troços com o novo C3. Na segunda especial, o britânico deixou o motor calar-se por duas vezes, mas voltou a ganhar uma das muitas super especiais neste rally (são 8 no total) e manter-se na liderança.

Apesar de ser segundo na estrada, Sébastien Ogier teve um dia muito bom, mostrando mais uma vez que deverá ser o piloto mais consistente nos troços mais extensos, mesmo quando "levantou o pé" no final de El Chocolate com o Fiesta a emitir alarmes de temperatura. O francês conseguiu manter-se sempre na segunda posição e agora terá uma melhor ordem de partida para o segundo dia, quando se encontra a 20,9s de Meeke.



Hayden Paddon subiu para a terceira posição no inicio do dia, mas quando chegou à especial de Street Stage Guanajuato com uma diferença de 4,6s para Ogier, começaram os problemas no filtro de gasolina do Hyundai que duraram até ao final da etapa, baixando para sétimo a mais de 2 minutos do líder.

Dani Sordo estava no ritmo de Paddon e de Ogier, mas também ele teve os mesmos problemas de falta de potência no Hyundai. No entanto, houve grande confusão com o espanhol, na dupla passagem pelo Autódromo de León. Na primeira, Sordo arrancou, mas o carro começou logo a falhar e parou durante algum tempo, não conseguindo terminar a primeira passagem porque estava a levar muito tempo! Na segunda, perdeu quase 2 minutos, mas após longas horas de espera sobre a decisão do tempo da primeira passagem, decidiram atribuir 5 minutos de penalização em cada passagem pelo Autódromo de Leon!

Thierry Neuville começou o dia na quinta posição, também ao ritmo dos seus colegas, venceu a segunda especial e depois subiu para terceiro com os problemas de Paddon e Sordo. No entanto, o carro do belga também sofreu do mesmo problema dos outros Hyundai, mas não perdeu tanto tempo, conseguindo manter a terceira posição a mais de 50s de Meeke.



Juho Hänninen foi o primeiro líder na noite de quinta-feira, mas teve problemas de sobreaquecimento na especial maior de sexta-feira, percorrendo grande parte do troço sem o ALS ligado. O finlandês baixou de primeiro para sexto, mas recuperou até à quarta posição com os problemas nos Hyundai, estando agora a 30,6s de Neuville.

Ott Tänak também teve problemas de temperatura no motor em El Chocolate, perdendo quase 1m20s para Meeke só nesse troço e baixar de segundo para sétimo. Com os problemas no Hyundai, Tänak também subiu duas posições, estando só a 5,6s de Hänninen.

Com muito pouco conhecimento do rally e pela primeira vez no México com um WRC, Stéphane Lefebvre sobreviveu ao primeiro dia (pelo menos, metade dele), mas já perdeu quase 2 minutos para o seu companheiro de equipa. O francês subiu para sexto por troca com Paddon, mas os dois pilotos estão separados por apenas 9,3s.

Para além de ser o primeiro na estrada, Jari-Matti Latvala perdeu 1m30s na primeira especial do dia e mais 50s na segunda, com problemas de sobreaquecimento, diferencial, travões e quase sempre com o ALS desligado para poupar a mecânica. Mesmo na derradeira super especial, o finlandês voltou a perder tempo com os mesmos problemas, não indo além da oitava posição.



Elfyn Evans começou o rally com 5 minutos de atraso, após ter sido penalizado por ter trocado o motor após o shakedown. O britânico está a fazer um rally de trás para a frente, venceu uma das passagens pelo Autódromo de Leon, mas ainda está na décima segunda posição.

Lorenzo Bertelli ficou parado 20 minutos em El Chocolate, com problemas na temperatura no motor do novo Fiesta WRC. O italiano está muito atrasado e dificilmente, terá hipóteses de chegar próximo do top 10 em condições normais.

Valeriy Gorban está mais uma vez sozinho no WRCT, mas não se livrou de um grande susto, quando o pára-choques posterior se incendiou após um contato com o escape do Mini.

Pontus Tidemand teve alguns problemas de travões na especial maior, mas depois retomou a liderança no WRC2 e terminou o primeiro dia na nona posição da classificação geral.
Eric Camilli fez um grande tempo em El Chocolate, mas depois danificou a suspensão e perdeu a liderança na classe. Mesmo com uma penalização de 10s, o francês está a 35,4s de Tidemand que pode não ser muito num rally como este.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Juho Hänninen (1); Sébastien Ogier (1); Kris Meeke (2); Thierry Neuville (2); Elfyn Evans (1)
LÍDERES DO RALLY:
Juho Hänninen (SS1x a 1y); Kris Meeke (SS4 a 8)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
32 Hubert Ptaszek / Maciej Szczepaniak (POL) Skoda Fabia R5 (SS5)
33 Pedro Heller / Pablo Olmos (CHI/ARG) Ford Fiesta R5 (SS5)
6 Dani Sordo / Marc Marti (ESP) Hyundai i20 coupe WRC (problemas no motor)






















Sem comentários:

Enviar um comentário