A chuva que caiu na noite anterior, os estreitos e traiçoeiros troços irlandeses, ficaram ainda mais difíceis com alguma lama e muitas poças de água que não vinham nas notas.
Apesar de chegar ao final da primeira especial, sem o vidro da porta do lado do condutor, Robert Barrable fez o melhor tempo mas, Craig Breen respondeu na especial seguinte, passou para a liderança e manteve-se na mesma posição até ao final do dia, apesar de ter um problema que retirava alguma potência ao 208 T16. No entanto, os 10,9s que tinha de vantagem para Barrable, o piloto do Peugeot perdeu 9,9s em 3 quilómetros nas duas passagens pela super-especial citadina nas ruas de Belfast.
Foram vários os pilotos que passaram pela terceira posição. Alastair Fisher foi o primeiro mas, abandonou na terceira especial, depois de ter arrancado uma das rodas posteriores do Fiesta R5. Robert Consani passou a ocupar essa posição mas, ficou sem a 1ª e a 2ª velocidade na caixa do Citroën DS3 R5.
Kajetan Kajetanowicz também passou pela terceira posição na segunda especial mas, na seguinte, o polaco teve uma ligeira saída de estrada, caiu algumas posições mas, viria a recuperar o terceiro lugar e ainda venceu um troço, terminando o dia a 16,8s da liderança.
Os irmãos Sam e Josh Moffett estiveram envolvidos numa interessante luta pela terceira posição mas, com a recuperação de Kajetanowicz, Josh terminou o dia na quarta posição e o mais velho Sam, em quinto.
Com o antigo carro de Robert Barrable, o jovem irlandês Stephen Wright foi subindo na classificação ao longo do dia, conseguindo terminar a etapa na sexta posição a 0,5s de Sam Moffett.
Com pouca experiência em pisos de asfalto, o britânico Eaun Thorburn esteve a maior parte do dia em sétimo num Fiesta S2000 mas, nas duas super-especiais, Thorburn baixou para décimo.
Por outro lado, Jaromír Tarabus deu-se bem nas duas passagens pela sinuosa especial nas ruas de Belfast, subindo primeiro para oitavo e depois para sétimo, a 16,4s de Stephen Wright.
Charles Martin começou o rally com muitas cautelas mas, rapidamente, começou a fazer bons tempos, subiu algumas posições e perdeu a sétima posição para Tarabus na última especial do dia, estando a diferença entre os dois de apenas 0,4s.
Jonathan Greer e Eaun Thorburn fecharam o top 10 do primeiro dia, estando separados por 9,4s mas, ambos a quase 2 minutos do líder.
Alexey Lukyanuc começou o rally muito cauteloso por não ter experiência neste tipo de troços mas, mesmo assim, o russo partiu uma transmissão do Fiesta R5, caindo várias posições. No entanto, à tarde correu bastante melhor, venceu as duas super especiais e terminou o dia em décimo segundo.
Jon Armstrong está a dominar entre os júniores, fazendo um rally fantástico muito perto dos dez primeiros, com uma vantagem do também muito rápido, o sueco Emil Bergkvist.
Chris Ingram perdeu a terceira posição para o alemão Marijan Griebel mas, estão separados por apenas 5 segundos.
Quanto a Diogo Gago e Jorge Carvalho, terminaram o dia na sexta posição depois do abandono de Alekas Zawada mas, está envolvido numa grande luta com o norueguês Steve Rokland e com o russo Evgeny Novikov.
Na Produção, Krisztian Hideg liderou durante todo o dia e depois ficou sem a pressão de Vojtěch Štajf depois do checo ter cometido um excesso em Belfast, ao partir uma jante contra um separador de betão.
Apesar de chegar ao final da primeira especial, sem o vidro da porta do lado do condutor, Robert Barrable fez o melhor tempo mas, Craig Breen respondeu na especial seguinte, passou para a liderança e manteve-se na mesma posição até ao final do dia, apesar de ter um problema que retirava alguma potência ao 208 T16. No entanto, os 10,9s que tinha de vantagem para Barrable, o piloto do Peugeot perdeu 9,9s em 3 quilómetros nas duas passagens pela super-especial citadina nas ruas de Belfast.
Foram vários os pilotos que passaram pela terceira posição. Alastair Fisher foi o primeiro mas, abandonou na terceira especial, depois de ter arrancado uma das rodas posteriores do Fiesta R5. Robert Consani passou a ocupar essa posição mas, ficou sem a 1ª e a 2ª velocidade na caixa do Citroën DS3 R5.
Kajetan Kajetanowicz também passou pela terceira posição na segunda especial mas, na seguinte, o polaco teve uma ligeira saída de estrada, caiu algumas posições mas, viria a recuperar o terceiro lugar e ainda venceu um troço, terminando o dia a 16,8s da liderança.
Os irmãos Sam e Josh Moffett estiveram envolvidos numa interessante luta pela terceira posição mas, com a recuperação de Kajetanowicz, Josh terminou o dia na quarta posição e o mais velho Sam, em quinto.
Com o antigo carro de Robert Barrable, o jovem irlandês Stephen Wright foi subindo na classificação ao longo do dia, conseguindo terminar a etapa na sexta posição a 0,5s de Sam Moffett.
Com pouca experiência em pisos de asfalto, o britânico Eaun Thorburn esteve a maior parte do dia em sétimo num Fiesta S2000 mas, nas duas super-especiais, Thorburn baixou para décimo.
Por outro lado, Jaromír Tarabus deu-se bem nas duas passagens pela sinuosa especial nas ruas de Belfast, subindo primeiro para oitavo e depois para sétimo, a 16,4s de Stephen Wright.
Charles Martin começou o rally com muitas cautelas mas, rapidamente, começou a fazer bons tempos, subiu algumas posições e perdeu a sétima posição para Tarabus na última especial do dia, estando a diferença entre os dois de apenas 0,4s.
Jonathan Greer e Eaun Thorburn fecharam o top 10 do primeiro dia, estando separados por 9,4s mas, ambos a quase 2 minutos do líder.
Alexey Lukyanuc começou o rally muito cauteloso por não ter experiência neste tipo de troços mas, mesmo assim, o russo partiu uma transmissão do Fiesta R5, caindo várias posições. No entanto, à tarde correu bastante melhor, venceu as duas super especiais e terminou o dia em décimo segundo.
Jon Armstrong está a dominar entre os júniores, fazendo um rally fantástico muito perto dos dez primeiros, com uma vantagem do também muito rápido, o sueco Emil Bergkvist.
Chris Ingram perdeu a terceira posição para o alemão Marijan Griebel mas, estão separados por apenas 5 segundos.
Quanto a Diogo Gago e Jorge Carvalho, terminaram o dia na sexta posição depois do abandono de Alekas Zawada mas, está envolvido numa grande luta com o norueguês Steve Rokland e com o russo Evgeny Novikov.
Na Produção, Krisztian Hideg liderou durante todo o dia e depois ficou sem a pressão de Vojtěch Štajf depois do checo ter cometido um excesso em Belfast, ao partir uma jante contra um separador de betão.
VENCEDEORES DE TROÇOS:
Robert Barrable (2); Craig Breen (3); Kajetan Kajetanowicz (1); Alexey Lukyanuc (2)
LÍDERES DO RALLY:
Robert Barrable (SS1); Craig Breen (SS2 a 8)
DIA 1 CIRCUIT OF IRELAND
PRINCIPAIS ABANDONOS:
33 Gino Bux / Eric Borguet (BEL) Peugeot 208 R2 (furo+direção após SS2) rally2
5 Alastair Fisher / Gordon Noble (GBR) Ford Fiesta R5 (acidente na SS3)
3 Robert Consani / Maxime Vilmot (FRA) Citroën DS3 R5 (caixa de velocidades após SS4)
3 Robert Consani / Maxime Vilmot (FRA) Citroën DS3 R5 (caixa de velocidades após SS4)
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