sexta-feira, 3 de abril de 2015

ERC - Dia 1 Circuit of Ireland 2015

A chuva que caiu na noite anterior, os estreitos e traiçoeiros troços irlandeses, ficaram ainda mais difíceis com alguma lama e muitas poças de água que não vinham nas notas.







Apesar de chegar ao final da primeira especial, sem o vidro da porta do lado do condutor, Robert Barrable fez o melhor tempo mas, Craig Breen respondeu na especial seguinte, passou para a liderança e manteve-se na mesma posição até ao final do dia, apesar de ter um problema que retirava alguma potência ao 208 T16. No entanto, os 10,9s que tinha de vantagem para Barrable, o piloto do Peugeot perdeu 9,9s em 3 quilómetros nas duas passagens pela super-especial citadina nas ruas de Belfast.

Foram vários os pilotos que passaram pela terceira posição. Alastair Fisher foi o primeiro mas, abandonou na terceira especial, depois de ter arrancado uma das rodas posteriores do Fiesta R5. Robert Consani passou a ocupar essa posição mas, ficou sem a 1ª e a 2ª velocidade na caixa do Citroën DS3 R5.

Kajetan Kajetanowicz também passou pela terceira posição na segunda especial mas, na seguinte, o polaco teve uma ligeira saída de estrada, caiu algumas posições mas, viria a recuperar o terceiro lugar e ainda venceu um troço, terminando o dia a 16,8s da liderança.

Os irmãos Sam e Josh Moffett estiveram envolvidos numa interessante luta pela terceira posição mas, com a recuperação de Kajetanowicz, Josh terminou o dia na quarta posição e o mais velho Sam, em quinto.

Com o antigo carro de Robert Barrable, o jovem irlandês Stephen Wright foi subindo na classificação ao longo do dia, conseguindo terminar a etapa na sexta posição a 0,5s de Sam Moffett.

Com pouca experiência em pisos de asfalto, o britânico Eaun Thorburn esteve a maior parte do dia em sétimo num Fiesta S2000 mas, nas duas super-especiais, Thorburn baixou para décimo.

Por outro lado, Jaromír Tarabus deu-se bem nas duas passagens pela sinuosa especial nas ruas de Belfast, subindo primeiro para oitavo e depois para sétimo, a 16,4s de Stephen Wright.

Charles Martin começou o rally com muitas cautelas mas, rapidamente, começou a fazer bons tempos, subiu algumas posições e perdeu a sétima posição para Tarabus na última especial do dia, estando a diferença entre os dois de apenas 0,4s.

Jonathan Greer e Eaun Thorburn fecharam o top 10 do primeiro dia, estando separados por 9,4s mas, ambos a quase 2 minutos do líder.

Alexey Lukyanuc começou o rally muito cauteloso por não ter experiência neste tipo de troços mas, mesmo assim, o russo partiu uma transmissão do Fiesta R5, caindo várias posições. No entanto, à tarde correu bastante melhor, venceu as duas super especiais e terminou o dia em décimo segundo.

Jon Armstrong está a dominar entre os júniores, fazendo um rally fantástico muito perto dos dez primeiros, com uma vantagem do também muito rápido, o sueco Emil Bergkvist.
Chris Ingram perdeu a terceira posição para o alemão Marijan Griebel mas, estão separados por apenas 5 segundos.
Quanto a Diogo Gago e Jorge Carvalho, terminaram o dia na sexta posição depois do abandono de Alekas Zawada mas, está envolvido numa grande luta com o norueguês Steve Rokland e com o russo Evgeny Novikov.

Na Produção, Krisztian Hideg liderou durante todo o dia e depois ficou sem a pressão de Vojtěch Štajf depois do checo ter cometido um excesso em Belfast, ao partir uma jante contra um separador de betão.

VENCEDEORES DE TROÇOS:
Robert Barrable (2); Craig Breen (3); Kajetan Kajetanowicz (1); Alexey Lukyanuc (2)
LÍDERES DO RALLY:
Robert Barrable (SS1); Craig Breen (SS2 a 8)

DIA 1 CIRCUIT OF IRELAND

































PRINCIPAIS ABANDONOS:
33 Gino Bux / Eric Borguet (BEL) Peugeot 208 R2 (furo+direção após SS2) rally2
5 Alastair Fisher / Gordon Noble (GBR) Ford Fiesta R5 (acidente na SS3)
3 Robert Consani / Maxime Vilmot (FRA) Citroën DS3 R5 (caixa de velocidades após SS4)

Sem comentários:

Enviar um comentário