terça-feira, 19 de maio de 2015

WRC - Rallye de Portugal 1975

Disputado entre 18 e 21 de Julho de 1975, o 9º Rallye de Portugal - Vinho do Porto (3º vez a contar para o WRC), foi palco de uma dobradinha da Fiat e alguns portugueses conseguiram alguns lugares de destaque.








Na sua segunda participação no Ralye de Portugal, aos 24 anos, Markku Alén venceu o evento pela primeira vez, com um Fiat 124 Abarth


Na estreia em Portugal, Hannu Mikkola (33), terminou na segunda posição a quase 3 minutos de Alén em carro idêntico.


O já falecido piloto sueco, Ove Andersson (37), obteve em 1975, o primeiro pódio no Rally de Portugal, com um Toyota Corolla 1600 SR.


O finlandês Rauno Aaltonen (37), obteve a quarta posição com um Opel Ascona SR na sua única vez que efetuou o Rally de Portugal.


Pedro Cortêz foi o melhor português na quinta posição final, ao volante de um Datsun 260Z, a mais de 20 minutos do vencedor.


Mário Figueiredo terminou em sexto e foi o segundo melhor português, num Datsun 240Z.


O já falecido piloto queniano, Shekhar Mehta (30), não foi além da sétima posição, na única vez que disputou o evento português.


Francisco Romãozinho (32) efetuou um excelente resultado com um Citroën GS, ao terminar na oitava posição e como terceiro melhor português.


Na sua única participação em Portugal e única do que há registo fora de Espanha, Fernando Lezama Leguizamón terminou na nona posição, com um Ford Escort RS 1600 MK1.


O já falecido José Megre (33), fechou o top 10 com um Datsun 260Z.


Na segunda participação no Rally de Portugal, Jorge Ortigão foi décimo primeiro com um Mazda 818.


Na posição seguinte, terminou o português Carlos Torres, também ao volante de um Mazda.

RALLY DE PORTUGAL 1975
1. #4 Markku Alén - Ilkka Kivimäki (FIN) Fiat 124 Abarth Rallye 6:24:15
2. #1 Hannu Mikkola - Jean Todt (FIN/FRA) Fiat 124 Abarth Rallye +2:43
3. #9 Ove Andersson - Arne Hertz Arne (SWE) Toyota Corolla 1600 SR +5:14
4. #10 Rauno Aaltonen - Claes Billstam Claes (FIN) Opel Ascona 1904 SR +11:16
5. #16 Pedro Cortêz - João Teixeira Gomes (PRT) Datsun 260Z +20:52
6. #19 Mário Figueiredo - Carlos Barata (PRT) Datsun 240Z +29:32
7. #7 Shekhar Mehta - Yvonne Mehta (KEN) Datsun Violet 160J +46:15
8. #14 Francisco Romãozinho - José Bernardo (PRT) Citroën GS +46:36
9. #42 Fernando L. Leguizamón - Javier Arnáiz (ESP) Ford Escort RS 1600 +1:00:38
10. #41 José Megre - António R. de Magalhães (PRT) Datsun 260Z +1:14:34
11. #30 Jorge Ortigão - Pedro de Abreu (PRT) Mazda 818 +1:23:18
12. #50 Carlos Torres - Luís Calafate (PRT) Mazda 818 +1:24:54


PRINCIPAIS ABANDONOS:

A comemorar o seu 34º aniversário, o austríaco Achim Warmbold abandonou com problemas de transmissão no BMW 2002 Tii.

Pelo segundo ano consecutivo, o alemão Walter Röhrl ficou parado na estrada, desta vez com uma avaria elétrica no Opel Ascona 1904 SR.

O recém falecido Björn Waldegård (31), partiu a caixa de velocidades do Toyota Corolla 1600 SR na quinta participação em Portugal.

Alcide Paganelli (33), foi o único dos Fiat oficiais a não chegar ao fim, depois de ter danificado a direção do 124 Abarth Rallye.

O espanhol Salvador Cañellas (30), partiu a suspensão do Seat 1430 / 1800, na única vez que participou no Rally de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário