sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

WRC - Dia 1 Rally Sweden 2015

O Rally Sweden teve ontem o seu inicio com a habitual super especial em Karlstad mas, foi hoje que começou o rally a sério, com os seus bancos de neve das estradas geladas a provocar atrasos em alguns pilotos.






Sébastien Ogier passou para a liderança logo no primeiro troço do dia mas, viria a ter uma avaria nos limpa pára-brisas e depois, quando tentou solucionar o problema, esqueceu-se de fechar devidamente o capot, o que levou à quebra do pára-brisas. No troço seguinte, o francês teve uma saída de estrada, perdeu a liderança e baixou até à quarta posição.

No mesmo troço, Jari-Matti Latvala caiu dentro de uma vala e demorou mais de 8 minutos para sair de lá, perdendo de imediato a segunda posição quando estava apenas a 2,9s de Ogier. Com este erro, o finlandês perdeu qualquer hipótese de um bom resultado na Suécia.

Quem aproveitou esta situação da melhor forma, foi Andreas Mikkelsen. O norueguês estava a ficar cada vez mais distante dos seus colegas de equipa mas, sem querer, passou para a liderança do rally a três troços do final do primeiro dia.

Mads Østberg chegou a estar muito perto de Mikkelsen mas, desconcentrou-se com um espetador embriagado e mal colocado, deixando que Thierry Neuville se aproximasse, para depois vencer uma especial e passar para segundo à frente do norueguês.

Ott Tänak cometeu alguns erros esta manhã mas, depois começou a melhorar os seus tempos e aproveitando erros maiores de outros, terminou o dia na quinta posição a mais de 40 segundos de Ogier.

Apesar da pouca confiança nos pisos de neve e de pequenos erros esta manhã, Hayden Paddon ocupa um bom sexto lugar no segundo Hyundai oficial, aqui a substituir o lesionado Dani Sordo.

Martin Prokop começou o dia com o extintor solto dentro do carro e terminou-o com muitos problemas na caixa de velocidades mas, mesmo assim, o checo terminou a etapa na sétima posição.

Surpreendentemente, Yuriy Protasov venceu uma especial e aproximou-se muito de Prokop mas, Henning Solberg também está muito perto do ucraniano, esperando-se boa luta entre os três.

Elfyn Evans chegou a passar pela sexta posição mas, viria a perder alguns minutos "enterrado" na neve, fazendo com que perdesse alguns lugares.

Na estreia com o Hyundai, Kevin Abbring perdeu quase 2 minutos com uma saída de estrada na primeira especial do dia mas, tem vindo a recuperar algumas posições e adaptando-se aos poucos ao novo carro.

Kris Meeke tinha começado bem nos primeiros troços mas, depois perdeu cerca de 20 segundos numa vala e um pouco mais tarde, outros 3 minutos com uma saída de estrada, não indo além da décima segunda posição.

Tanto Bertelli como Kubica, ficaram sem tração posterior nos seus Ford mas, o italiano acabou por ficar parado no final da manhã e o polaco arrastou-se durante toda a tarde.

Pontus Tidemand foi o primeiro líder do rally, ao vencer a super especial disputada ontem. Hoje, o sueco estava numa boa luta com Jari Ketomaa pela melhor posição no WRC 2 mas, acabaria por perder alguns minutos, depois de ter ficado preso na neve, deixando o finlandês isolado na frente do WRC 2.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Pontus Tidemand (1); Sébastien Ogier (4); Jari-Matti Latvala (2); Yuriy Protasov (1); Andreas Mikkelsen (1); Thierry Neuville (1)
LÍDERES DO RALLY:
Pontus Tidemand (SS1); Sébastien Ogier (SS2 a 8); Andreas Mikkelsen (SS9 a 10)

DIA 1


























PRINCIPAIS ABANDONOS:
37 Lorenzo Bertelli / Giovanni Bernacchini (ITA) Ford Fiesta RS WRC (transmissão após SS5)
74 Frank Tore Larsen / Torstein Eriksen (NOR) Ford Fiesta R5 (caixa de velocidades após SS1)
38 Anders Gröndal / Roger Eilertsen (NOR) Citroën DS3 R5 (turbo após SS9)











Sem comentários:

Enviar um comentário