terça-feira, 28 de abril de 2020

WRC - World Rally Championship 1989

O World Rally Championship de 1989 foi a 17ª temporada do Campeonato Mundial de Rally (WRC) da Fédération Internationale de l'Automobile (FIA). A temporada foi composta por 13 rallies, com alguns ajustes no calendário em relação ao ano anterior.








O WRC encerrou sua participação na América do Norte removendo o Olympus Rally do calendário, sendo substituído np seu lugar pelo Rally Australia. 1989 foi o único ano em que o Rally da Suécia e o Rallye de Monte Carlo foram trocados, com o evento sueco a começar a temporada. 


A Martini Lancia continuou o seu domínio pelo terceiro ano consecutivo, vencendo os seis primeiros rallies em que os pontos do fabricante foram concedidos, e finalmente ganhando o título com muito espaço de sobra. O italiano Miki Biasion, o finlandês Markku Alén e o francês Bruno Saby retornaram à equipa, enquanto outros pilotos de sucesso chamados pela equipa ao longo do ano incluíram o francês Didier Auriol, o sueco Mikael Ericsson e o piloto argentino Jorge Recalde.
A equipe competiu com o Lancia Delta HF Integrale ao longo do ano, mas viria a estrear a nova versão 16v em Sanremo.
O carro também permaneceu como um dos escolhidos para os principais pilotos da equipe Jolly Club, com os italianos Alex Fiorio e Dario Cerrato. Complementando o sucesso do fabricante na classificação, os pilotos de Lancia também se classificaram bem nas primeiras posições no campeonato de pilotos. Biasion conquistou o campeonato com ajuda, tornando-se o segundo campeão repetido do WRC, enquanto Fiorio se estabeleceu por um distante segundo lugar, numa posição disputada ao longo do ano contra o piloto da Toyota, Kankkunen. Outros pilotos bem sucedidos de Lancia incluíram Mikael Ericsson em quarto e Auriol atrás dele em quinto.

LANCIA DELTA HF INTEGRALE - A8
2.000cc; 295cv; 1120kg
Markku Alén - 3 eventos . 2º Portugal; 3º Austrália
Massimo Biasion - 5 eventos . 1º Monte Carlo, Portugal, Safari e Acrópole
Didier Auriol - 5 eventos . 1º Córsega; 2º Monte Carlo e Acrópole; 3º Argentina
Jorge Recalde - 5 eventos . 3º Argentina
Bruno Saby - 1 evento
Yves Loubet - 4º Córsega
Mikael Ericsson - 2 eventos . 1º Argentina


Alex Fiorio - 6 eventos . 2º Argentina; 3º Portugal e Acrópole
Dario Cerrato - 7º Monte Carlo
Per Eklund - 3 eventos . 2º Suécia
Sebastian Lindholm - 3 eventos . 6º Suécia
Tommi Mäkinen - 1 evento
Franz Wittmann - 1 evento

LANCIA DELTA HF INTEGRALE 16V - A8
2.000cc; 300cv; 1100kg
Massimo Biasion - 1º Sanremo
Didier Auriol - 1 evento
Dario Cerrato - 4º Sanremo
Paolo Alessandrini - 8º Sanremo









A Toyota Team Europe representou o único desafio sério para a Lancia, com o Toyota Celica GT-Four e uma equipa de pilotos que incluía o ex-campeão mundial Juha Kankkunen e o primeiro vencedor do Grupo A, o sueco Kenneth Eriksson, bem como uma estrela em ascensão da Espanha, Carlos Sainz. Todos os três tiveram sucessos durante o ano, embora a equipa nunca foi capaz de superar o domínio inicial de Lancia na corrida pelo título dos construtores. Kankkunen desafiou o segundo lugar da geral, mas no final teve que se contentar com o terceiro lugar, enquanto Kenneth Eriksson ficou em sexto e Sainz terminou em oitavo.

TOYOTA CELICA GT-FOUR - A8
2.000cc; 300cv; 1100kg
Juha Kankkunen - 8 eventos . 1º Austrália; 3º Córsega e RAC
Carlos Sainz - 7 eventos . 2º RAC; 3º Finlândia e Sanremo
Björn Waldegård - 2 eventos
Kenneth Eriksson - 5 eventos . 2º Austrália; 3º Suécia
Leif Asterhag - 7º Suécia
Patrick Snijers - 4 eventos . 6º Monte Carlo e Sanremo
António Coutinho - 16º Portugal
David Llewellin - 1 evento

TOYOTA SUPRA 3.0i TURBO - A8
3.000cc; 400cv; 1400kg
Björn Waldegård - 4º Safari
Ian Duncan - 5º Safari

TOYOTA COROLLA GT (AE86) - A6
1.600cc; 180cv; 920kg
Adolphe Choteau - 3º Costa do Marfim
Segolen - 4º Costa do Marfim
José Graziani - 6º Costa do Marfim
Jean-Pierre van de Wauwer - 1 evento










Depois de uma vitória inicial na Suécia e na Nova Zelândia com o seu principal piloto, o sueco Ingvar Carlsson, a Mazda Rally Team Europe não conseguiu repetir seu sucesso, mas ainda assim conquistou o terceiro lugar geral entre os fabricantes, enquanto Carlsson ficou em sétimo na classificação do campeonato de pilotos.

MAZDA 323 BF 4WD TURBO - A8
1.600cc; 250cv; 1050kg
Timo Salonen - 4 eventos . 2º Finlândia
Hannu Mikkola - 3 eventos . 4º Monte Carlo
Ingvar Carlsson - 1º Suécia e Nova Zelândia
Mikael Sundström - 3 eventos . 7º RAC
Thorbjörn Edling - 2 eventos . 5º Finlândia
Rod Millen - 2 eventos . 2º Nova Zelândia
Ray Wilson - 2 eventos . 7º Nova Zelândia
Neil Allport - 11º Nova Zelândia
Minna Sillankorva, Bror Danielsson e Grégoire de Mevius - 1 evento
Grégoire de Mevius (N4) - 8 eventos - 7º Portugal


A equipe competitiva da Mitsubishi, Ralliart, entrou no cenário do WRC, conquistando duas vitórias na temporada com seu carro Galant VR-4, uma pelo sueco Mikael Ericsson na Finlândia e uma segunda pelo finlandês Pentti Airikkala na Inglaterra. A vitória de Ericsson na Finlândia seguiu sua vitória na rodada anterior na Argentina ao volante de um Lancia, dando-lhe a distinção de ser o primeiro vencedor de eventos consecutivos do WRC com carros diferentes. A Mitsubishi conseguiu o quarto lugar geral na classificação.

MITSUBISHI GALANT VR4 - A8
2.000cc; 300cv; 1300kg
Ari Vatanen - 4 eventos . 5º RAC
Mikael Ericsson - 1º Finlândia
Pentti Airikkala - 1º RAC
Jimmy McRae - 4º Acrópole
Kenjiro Shinozuka - 4 eventos . 6º Nova Zelândia
Ross Dunkerton - 2 eventos . 9º Nova Zelândia
Lasse Lampi - 1 evento

MITSUBISHI STARION TURBO - A8
2.000cc; 280cv)
Patrick Tauziac - 2º Costa do Marfim
Steve Bannister - 1 evento












O Audi Quattro continuou a ser competitivo nas mãos dos privados durante o início da temporada, conquistando o fabricante pontos suficientes para o quinto lugar.

AUDI 200 T QUATTRO - A8
2.000cc; 300cv; 1250kg
Stig Blomqvist - 5º Suécia
Martin Ericsson - 20º Suécia
Georg Fischer - 4º Portugal e Argentina
Armin Schwarz - 4 eventos . 7º Finlândia
Risto Buri - 9º Finlândia
Timo Heinonen - 11º Finlândia

AUDI 90 QUATTRO - A8
2.200cc; 210cv; 1150kg
Paola De Martini - 6 eventos . 9º Monte Carlo e Córsega
Rudi Stohl - 4 eventos . 6º Acrópole
Tomas Jansson - 3 eventos . 11º Suécia
Martin Ericsson - 1 evento
Bruno Thiry - 13º Acrópole
Esa Saarenpää - 10º Finlândia

AUDI COUPE QUATTRO (Type 85) - A8
2.200cc; 210cv; 1050kg
Lars-Erik Torph - 1 evento
Tomi Palmqvist - 1 evento
Christophe Spiliotis - 11º Monte Carlo











A BMW esteve representada na sua maioria pelo belga Marc Duez, dando muito espetáculo nos cinco rallies em que esteve presente.

BMW M3 E30 - A8
2.300cc; 300cv; 1025kg
François Chatriot - 2º Córsega
Bernard Béguin - 5º Córsega
Marc Duez - 5 eventos . 5º Portugal
Patrick Bernardini - 1 evento








O Renault 5 GT Turbo da Simon Racing impulsionou seu piloto, o francês Alain Oreille, à vitória na Costa do Marfim e ao 10º lugar na classificação dos pilotos, garantindo o sexto lugar para o fabricante.

RENAULT 5 GT TURBO - N3
1.400cc; 120cv; 855kg
Alain Oreille - 5 eventos . 1º Costa do Marfim
Claude Balesi - 10º Córsega

RENAULT 11 TURBO C375 - A8
1.400cc; 185cv; 900kg
Inverno Amaral - 1 evento
Bento Amaral - 1 evento














NISSAN 200SX (Silvia RVS12) - A8
3.000cc; 250cv; 1300kg
Mike Kirkland - 2º Safari
Per Eklund - 1 evento
Alain Ambrosino - 1 evento
Vic Preston, Jr - 6º Safari
Jayant Shah - 11º Safari

NISSAN MICRA SUPER TURBO EK10 - A6
1.000cc; 160cv; 860kg
Per Eklund - 10º Acrópole
'Stratissino' - 1 evento












VOLKSWAGEN GOLF MK2 GTI 16V - A7
1.800cc; 195cv; 920kg
Stig Blomqvist - 3º Safari
Erwin Weber - 8º Safari
Raimund Baumschlager - 2 eventos
Teemu Tahko - 14º Finlândia










OPEL KADETT GSI 16V - A7
2.000cc; 220cv; 910kg
Mats Jonsson - 4 eventos . 4º Nova Zelândia
Sepp Haider - 3 eventos
Malcolm Wilson - 4 eventos . 3º Nova Zelândia
Louise Aitken-Walker - 18ª RAC
Björn Johansson - 9º Suécia
Håkan Eriksson - 10º evento








SUBARU LEONE RX TURBO - A8
1.800cc; 190cv; 1100kg
'Possum' Bourne - 3 eventos . 7º Safari
Jim Heather-Hayes - 9º Safari
José Celsi - 1 evento
Patrick Njiru - 1 evento










FORD SIERRA RS COSWORTH - A8
2.000cc; 300cv; 1130kg
César Baroni - 1 evento
Mark Lovell - 2 eventos . 17º RAC
Joaquim Santos - 1 evento
Franco Cunico - 2 eventos . 7º Córsega
Colin McRae - 2 eventos - 5º Nova Zelândia
Jimmy McRae - 2 eventos . 12º RAC
Saeed Al-Hajri - 2 eventos . 8º Nova Zelândia
Gwyndaf Evans - 11º RAC
Russell Brookes - 1 evento

FORD SIERRA XR4x4 - A8
2.800cc; 220cv; 1200kg
Colin McRae - 15º Suécia













PEUGEOT 309 GTi - A7
1.900cc; 175cv; 910kg
Harry Joki - 18º Suécia
Håkan Eriksson - 1 evento
François Delecour - 1 evento

PEUGEOT 405 Mi16 - A7
1.900cc; 210cv; 910kg
Andrea Zanussi - 1 evento
Andrea Aghini - 1 evento












CITRÖEN AX SPORT - A5
1.300cc; 130cv; 815kg
Patrick Magaud - 19º Monte Carlo













SKODA FAVORIT 136L - A5
1.300cc; 115cv; 780kg
Kalevi Aho - 2 eventos . 25º Finlândia
Warren Hunt - 2 eventos
John Haugland - 1 evento
Ladislav Křeček - 36º Finlândia


Sem comentários:

Enviar um comentário