segunda-feira, 27 de abril de 2020

WRC - World Rally Championship 1988

O World Rally Championship de 1988 foi a 16ª temporada do Campeonato Mundial de Rally (WRC). O calendário foi composto por 13 rallies, seguindo o mesmo cronograma da temporada anterior.









A Martini Lancia repetiu a sua temporada anterior de sucesso com um desempenho ainda mais dominante em 1988, vencendo dez dos onze rallies em que os pontos de construtores foram concedidos. O Lancia Delta HF 4WD mostrou-se rápido e fiável nas mãos dos pilotos que retornam finlandês Markku Alén e do italiano Miki Biasion. Durante a temporada, o carro foi substituído em Portugal pelo Delta HF Integrale, que foi um sucesso imediato. Biaison ficaria com o título de pilotos, com seu companheiro de equipe finlandês em segundo lugar. O terceiro piloto, o francês Bruno Saby, também contribuiu para o esforço com uma vitória no Monte Carlo, embora não fosse um dos principais candidatos ao título. O piloto do Jolly Club, o italiano Alex Fiorio, também assumiria o terceiro lugar no campeonato de pilotos ao volante de um Lancia Delta.


LANCIA DELTA HF 4WD - A8
2.000cc; 240cv; 1150kg
Markku Alén - 1º Suécia
Bruno Saby - 1º Monte Carlo
Yves Loubet - 2 eventos . 3º Portugal
Alex Fiorio - 3 eventos . 2º Monte Carlo e Portugal
Carlos Bica - 9º Portugal
Massimo Biasion, Mikael Ericsson, Per Eklund, Franz Wittman - 1 evento

LANCIA DELTA HF INTEGRALE - A8
2.000cc; 280cv; 1120kg
Markku Alén - 5 eventos . 1º Finlândia e RAC
Massimo Biasion - 6 eventos . Portugal, Safari, Acrópole, USA, e Sanremo; 2º Argentina
Bruno Saby . 3º Córsega
Yves Loubet - 3 eventos . 3º Córsega
Mikael Ericsson - 4 eventos . 2º Acrópole e Finlândia
Jorge Recalde . 1º Argentina
Alex Fiorio - 4 eventos . 2º uSA; 3º Acrópole
Dario Cerrato - 3º Sanremo
Franz Wittmann - 3º Argentina
Harry Joki - 8º Finlândia
Pentti Airikkala - 4º RAC
Sebastian Lindholm, Harri Toivonen, Antero Laine - 1 evento 



A Ford Motor Company lutou para competir, embora fosse o único construtor além da Lancia a vencer um rally, com o piloto principal Didier Auriol a vencer o Tour de Corse num Sierra RS Cosworth. Auriol só chegaria em sexto lugar na competição de pilotos, enquanto o companheiro de equipe, o espanhol Carlos Sainz, lutaria para chegar ao 11º lugar na classificação. Stig Blomqvist, terminaria melhor entre os pilotos da Ford, assumindo o quarto lugar na classificação do campeonato.

FORD SIERRA RS COSWORTH - A8
2.000cc; 305cv; 1130kg
Stig Blomqvist - 4 eventos . 5º Portugal e Finlândia
Didier Auriol - 4 eventos . 1º Córsega; 3º Finlândia
Carlos Sainz - 5 eventos . 5º Córsega e Sanremo
Mark Lovell - 17º RAC
Jean-Pierre Van de Wauwer - 2 eventos . 11º Sanremo
Joaquim Santos, Mohammed Bin Sulayem, Robert Droogmans, David Llewellin, Russell Brookes - 1 evento

FORD SIERRA XR4x4 - A8
2.800cc; 220cv; 1200kg
Stig Blomqvist - 2º Suécia
Stig Andervang, Jimmy McRae, Brian Stokes - 1 evento










1988 marcou a retirada da Audi Sport no WRC, embora uma série de pequenas equipes privadas foram bem sucedidos o suficiente usando versões Audi Quattro para do fabricante para ficar em terceiro lugar entre os construtores.

AUDI 90 QUATTRO - A8
2.300cc; 210cv; 1150kg
Rudi Stohl . 4º Argentina
Paola De Martini . 9º Sanremo
Lasse Gundler - 1 evento

AUDI 200 T QUATTRO - A8
2.000cc; 300cv; 1250kg
Armin Schwarz . 5º RAC
Georg Fischer - 2 eventos . 4º USA
David Llewellin - 1 evento

AUDI COUPE QUATTRO - A8
2.200cc; 210cv; 1200kg
Sebastian Lindholm - 4 eventos . 9º Suécia
Lars-Erik Torph . 3º Suécia
Erik Johansson . 4º Suécia
Rudi Stohl - 3 eventos . 5º Acrópole
John Buffum . 3º USA
Christophe Spiliotis . 7º Monte Carlo
Pierre Bos - 2 eventos . 9º Monte Carlo
Bror Danielsson . 7º Suécia
Martin Ericsson - 3 eventos . 14º RAC
Lasse Lampi - 1 evento



A Mazda Rally Team Europe fez um esforço significativo para competir com o finlandês Timo Salonen como seu principal piloto no Mazda 323 4WD. Timo ganharia o quinto lugar na classificação dos pilotos, enquanto nos construtores, terminou na quarta posição.
Além dos principais campeonatos de pilotos e fabricantes, o WRC também concedeu a Copa FIA de Pilotos de Carros de Produção para uma segunda temporada. O belga Pascal Gaban venceu a disputa num Mazda 323 contra o argentino Jorge Recalde no seu Delta, enquanto o italiano Giovanni Del Zoppo, outro piloto com Delta, terminou bem atrás no terceiro lugar.

MAZDA 323 4WD TURBO - A8
1.600cc; 250cv; 1050kg
Timo Salonen - 5 eventos . 2º RAC
Hannu Mikkola - 6 eventos . 4º Portugal
Ingvar Carlsson - 2 eventos
Mikael Sundström - 3 eventos
Kalle Grundel e Neil Allport - 1 evento
Rod Millen . 8º USA
Ray Wilson . 2º Nova Zelândia






A Toyota ainda utilizou o pesado e potente Supra no Safari, mas logo em seguida, apresentou o novo Celica ST165 de quatro rodas motrizes, apresentando muitos problemas de juventude, não indo além da quinta posição entre os construtores.

TOYOTA SUPRA 3.0i TURBO (MA70) - A8
3.000cc; 400cv; 1350kg
Juha Kankkunen - 5º Safari
Björn Waldegård - 7º Safari
Kenneth Eriksson - 4º Safari

TOYOTA CELICA GT-FOUR (ST165) - A8
2.000cc; 260cv; 1100kg
Juha Kankkunen - 5 eventos
Kenneth Eriksson - 4 eventos . 6º Córsega e Sanremo
Björn Waldegård - 2 eventos . 3º RAC
Jimmy McRae - 1 evento

TOYOTA COROLLA GT (AE86) - A6
1.600cc; 180cv; 920kg
Jorge Ortigão . 12º Portugal
António Coutinho - 1 evento
Adruzilo Lopes - 18º Portugal
Ross Meekings . 5º Nova Zelândia










RENAULT 11 TURBO - A7
1.400cc; 185cv; 900kg
Alain Oreille - 4º Monte Carlo
Inverno Amaral - 8º Portugal
Bento Amaral - 1 evento












BMW M3 (E30) - A8
2.300cc; 300cv; 1025kg
François Chatriot - 4º Córsega
Bernard Béguin - 7º Córsega
Ari Vatanen - 1 evento
Marc Duez - 1 evento
Andrea Zanussi - 1 evento









NISSAN 200SX - A8
3.000cc; 250cv; 1300kg
Mike Kirkland - 2º Safari
Per Eklund - 3º Safari
Alain Ambrosino - 2 eventos . 1º Costa do Marfim
'Stratissino' - 7º Acrópole











SUBARU LEONE RX 4WD - A8
1.800cc; 190cv; 1100kg
Ian Duncan - 6º Safari
'Possum' Bourne - 2 eventos . 9º Safari
Patrick Njiru - 11º Safari













PEUGEOT 205 GTI 1.9 - A7
1.900cc; 175cv; 875kg
Louise Aitken-Walker - 1 evento
Jean-Pierre Ballet - 3º Monte Carlo
Pedro Sena - 1 evento

PEUGEOT 309 GTI - A7
1.900cc; 175cv; 910kg
Andrea Aghini (N3) - 12º Sanremo
Kalle Grundel - 10º RAC













VOLKSWAGEN GOLF MK2 GTI 16V - A7
1.800cc; 195cv; 920kg
Erwin Weber - 7º Portugal
Gunnar Pettersson - 14º Suécia
Raimund Baumschlager - 8º Sanremo












OPEL KADETT GSI - A7
2.000cc; 190cv; 920kg
Mats Jonsson - 2 eventos . 9º RAC
Hannu Mikkola - 1 evento
Sepp Haider - 2 eventos . 1º Nova Zelândia
Malcolm Wilson - 1 evento
Gert Blomqvist - 1 evento

OPEL KADETT GSI 16V - A7
2.000cc; 220cv; 910kg
Derek Bell - 29º RAC
Malcolm Wilson - 1 evento
Dave Metcalfe - 1 evento
Chris Birkbeck - 1 evento










SUZUKI SWIFT (CULTUS) GTI - A5
1.300cc; 120cv; 780kg
Nobuhiro Tajima - 7º USA
Alan Carter - 9º USA











MITSUBISHI STARION TURBO - A8
2.000cc; 280cv; 1350kg
Marc Hopf - 1 evento
Robert Koch - 1 evento
David Officer - 4º Nova Zelândia
Lasse Lampi - 1 evento
Patrick Tauziac - 3º Costa do Marfim

MITSUBISHI GALANT VR4 - A8
2.000cc; 300cv; 1300kg
Ari Vatanen - 1 evento
Kenjiro Shinozuka - 2 eventos . 26º RAC









ALFA ROMEO 75 V6 - A8
3.000cc; 1150kg
Paul Rouby - 8º Córsega
Jacques Panciatici - 1 evento
Gabriele Noberasco - 1 evento










CITROËN AX SPORT - A5
1.300cc; 130cv; 815kg
Maurice Chomat - 3 eventos . 12º Monte Carlo e Córsega
Dany Montagne - 5 eventos . 19º Portugal
Laurent Poggi - 11º Córsega
Massimo Ercolani - 18º Sanremo
Terry Kaby - 32º RAC
Denise Jacques - 5 eventos
Rufino Fontes - 1 evento
Carole Vergnaud - 3 eventos






























Sem comentários:

Enviar um comentário