sexta-feira, 16 de novembro de 2018

WRC - Dia 1 . Kennards Hire Rally Australia 2018

O primeiro dia do último rally WRC da temporada, foi competitivo, rápido, mas muito escorregadio para quem abria a estrada, permitindo que os pilotos a partir mais atrás fossem beneficiados.
Dos pilotos oficiais, apenas Paddon, Mikkelsen, Suninen e Evans, não conseguiram vencer qualquer troço. Em sete das oito especiais do rally, tiveram um vencedor diferente, com Tänak a ser o único a vencer dois troços.





Com estrada mais limpa, devido à sua posição de partida, Mads Østberg aproveitou para andar rápido e consistente, subindo à liderança no final da primeira secção. De tarde só utilizou pneus duros, não venceu mais troços, mas só acabou por perder cerca de 3 segundos nas duas super especiais no final do dia, estando a liderar com 6,8s de vantagem para Craig Breen. Mesmo com altos e baixos, o irlandês fez um bom final de dia, onde foi subindo posições até ao lugar intermédio do pódio.

Jari-Matti Latvala também está rápido, sempre a rodar em lugares do pódio entre segundo e terceiro. O finlandês tem apenas 1.9s de atraso para Breen, mas o quase local Hayden Paddon, não está longe da terceira posição, num dia em que foi claramente, o melhor piloto Hyundai.

Terceiro na estrada, Ott Tänak ainda apanhou terra para limpar, cometeu alguns excessos e ainda perdeu toda aerodinâmica dianteira do Yaris. O estónio acabou por perder 13s num troço em que as médias chegaram aos 125km/h, terminando o dia a 16.9s do líder.

Esapekka Lappi foi o primeiro líder do rally e também o principal opositor do norueguês da Citroën. Após uma passagem de água, o Toyota calou-se por algum tempo, fazendo com que Lappi perdesse mais de 20s em Coldwater 2 e cair para a nona posição, vindo no entanto, a recuperar e ficar em quinto a 11.4s de Tänak.

Sébastien Ogier voltou a abrir a estrada após alguns meses, tendo estado a maior parte do dia à volta da décima posição, algumas posições atrás de Thierry Neuville. O belga conseguiu manter a distancia para o líder durante a tarde, mas no troço anterior às duas super especiais, Neuville aterrou mal de um salto e desfez um pneu posterior, perdendo quase 1 minuto e cair para décimo. Ogier aproveitou o excesso do belga para subir até à sétima posição, com a ajuda dos seus colegas Elfyn Evans e Teemu Suninen.

Andreas Mikkelsen continua a não ter consistência e a não manter-se na estrada. O norueguês apanhou um trator em pleno troço, desconcentrando-o mais à frente, onde acabou por cair dentro duma vala e danificar o Hyundai.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Esapekka Lappi (1); Jari-Matti Latvala (1); Mads Østberg (1); Ott Tänak (2); Thierry Neuville (1); Craig Breen (1); Sébastien Ogier (1)
LÍDERES DO RALLY:
Esapekka Lappi (SS1 a 2); Mads Østberg (SS3 a 8)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
4 Andreas Mikkelsen / Anders Jæger (NO) Hyundai i20 coupe WRC (danos/acidente - radiador na SS3)
71 Eli Evans / Ben Searcy (AU) Skoda Fabia R5 (danos após salto na SS3)
80 Lewis Bates / Anthony McLoughlin (AU) Toyota Corolla TRD S2000 (SS3)























Sem comentários:

Enviar um comentário