sexta-feira, 19 de maio de 2017

WRC - Dia 1 Vodafone Rally de Portugal 2017

O primeiro dia a sério do Rally de Portugal, foi extremamente competitivo com seis líderes diferentes, se contarmos com o empate na primeira super especial disputada ontem. No entanto, o demolidor troço em Pote de Lima fez alguns estragos e alterou tudo entre os mais rápidos.





Depois de Neuville e Østberg terem sido os mais rápidos em Lousada, Hayden Paddon passou pela liderança na primeira especial de hoje, mas baixou algumas posições no troço seguinte, com um problema elétrico. Na sétima especial, o neozelandês ficou parado cerca de 10 minutos com o mesmo problema, ficando sem qualquer hipótese de um bom resultado.

Jari-Matti Latvala liderou na terceira e quarta especial, mas capotou na segunda passagem por Ponte de Lima, perdendo quase 5 minutos após ter ficado com escape bloqueado e sem ALS, quando continuava na luta pela vitória a 0,1s do líder.

Kris Meeke também passou pela liderança na quinta especial, mas furou um pneu no final da seguinte, baixando para quinto. Na tentativa de recuperar o tempo perdido, o britânico voltou a furar em Ponte de Lima, mas o Citroën ficou com danos na suspensão e já não conseguiu terminar o dia.

Ott Tänak foi o sexto líder diferente neste super competitivo dia, após o primeiro furo do C3 de Meeke. Apesar de só ter vencido um troço (empatado com Breen e Meeke), o estónio esteve sempre entre os mais rápidos, conseguindo mesmo terminar o primeiro dia na primeira posição.

Depois de insatisfeito com o comportamento do Hyundai durante a manhã, Dani Sordo melhorou à tarde e conseguiu subir à segunda posição quando venceu a segunda passagem em Ponte de Lima, estando a 4,6s de Tänak.

Apesar de ser o primeiro na estrada, Sébastien Ogier acabou por ter um excelente dia, onde também conseguiu recuperar algumas posições durante a tarde e ficar em terceiro só 5s de Tänak e a 0,4s de Sordo.

Tal como Sordo, Thierry Neuville também não estava satisfeito com o comportamento do carro, acabou por vencer a segunda passagem em Caminha, mas perdeu vários segundos no troço seguinte quando apanhou muito pó de Latvala e por ter levado algum tempo até conseguir passar o finlandês. Por estes motivos, o seu tempo foi alterado pelos comissários, permitindo-lhe subir à quarta posição a 11,1s de Tänak.

Craig Breen subiu à quarta posição na segunda especial do dia, mantendo-se sempre na mesma posição e sempre entre os mais rápidos. O irlandês viria a perder alguns segundos no demolidor troço de Ponte de Lima, após ter partido um amortecedor a 3kms do fim e baixar para quinto a 12,9s do líder.

Elfyn Evans começou bem o dia pela quinta posição, mas baixou para décimo com um furo, onde até nem perdeu muito tempo. Beneficiando dos problemas de Paddon, Meeke e de Latvala, o britânico conseguiu recuperar de novo até quinto, a 18,3s do líder.

Juho Hänninen terminou o dia em sétimo e como melhor piloto da Toyota, mas já tem quase 1 minuto de atraso para Tänak e tem Esapekka Lappi a 20,3s atrás, depois de ter tido alguns problemas no intercooler.

Em habituação aos pneus DMAK, Mads Østberg também experimentou a mudar um pneu depois de o ter furado e perder mais de 3 minutos, mas ainda assim, conseguiu recuperar até à décima posição, com a ajuda de problemas doutros pilotos.

Stéphane Lefebvre capotou no inicio da manhã e depois arrastou-se na especial seguinte com um pneu furado. O francês perdeu muito tempo e mais uma vez, longe dos lugares pontuáveis.

Sem surpresa, Andreas Mikkelsen está a dominar o WRC2, tendojá mais de 1 minutos de vantagem pata Teemu Suninen  e Pontus Tidemand, estando estes em grande luta, separados por apenas 2,3s
Miguel Campos não foi além da nona posição entre os WRC2, tendo já mais de 6 minutos de atraso para Mikkelsen, mas ocupa a posição de melhor português desde o inicio.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Thierry Neuville (2); Mads Østberg (2); Hayden Paddon (2); Jari-Matti Latvala (1); Ott Tänak (1); Kris Meeke (1); Craig Breen (1); Dani Sordo (1); Sébastien Ogier (1)
LÍDERES DO RALLY:
Thierry Neuville e Mads Østberg (SS1); Hayden Paddon (SS2); Jari-Matti Latvala (SS3 a 4); Kris Meeke (SS5); Ott Tänak (SS6 a 9)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
7 Kris Meeke / Paul Nagle (GBR/IRL) Citroën C3 WRC (suspensão na SS7)
49 Yoann Bonato / Benjamin Boulloud (FRA) Citroën DS3 R5 (SS3)
36 Yohan Rossel / Benoît Fulcrand (FRA) Citroën DS3 R5 (acidente na SS3)
45 Takamoto Katsuta / Marko Salminen (JAP/FIN) Ford Fiesta R5 (direção na SS4)
50 Fabio Andolfi / Manuel Fenoli (ITA) Hyundai i20 R5 (SS5)



























Sem comentários:

Enviar um comentário