sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

WRC - Dia 2 Rallye Monte Carlo 2017

No segundo e maior dia do Rallye Monte Carlo, a neve e o gelo marcaram presença na maioria dos quilómetros disputados. Estes fatores foram responsáveis por algumas surpresas em termos de aderência, provocando algumas saídas de estrada. Devido à tragédia da noite passada, Hayden Paddon decidiu abandonar do rally.




Thierry Neuville evitou as armadilhas geladas, mas deixou o motor calar-se num gancho. Na última especial do dia sentiu alguma falta de potência no final, mas fora estes pequenos precalços, o belga foi o piloto mais rápido do dia, vencendo mais três especiais e terminou a etapa na liderança.

Sébastien Ogier perdeu cerca de 40s na primeira especial, ao escorregar no gelo para dentro de uma vala. O francês foi ajudado pelos espetadores, mas à tarde conseguiu melhores afinações, venceu duas especiais, recuperando da nona para a segunda posição.

Ott Tänak foi o mais rápido no primeiro troço do dia, subiu à segunda posição, mas viria a ter um pequeno problema nas reduções da caixa de velocidades a dois troços do fim, baixando para terceiro por troca com Ogier, com uma diferença de 0,3s.

Juho Hänninen esteve muito bem nas duas primeiras especiais, ao manter a terceira posição e como melhor piloto da Toyota. No entanto, o finlandês deu um toque numa árvore à entrada de um gancho, danificado a suspensão dianteira do lado esquerdo.

Jari-Matti Latvala teve alguns problemas de alimentação do Toyota, logo antes da primeira assistência e numa ligação para um troço. Também acabou por perder cerca de 20s com um pião, mas Latvala está confortavel na quarta posição a mais de 1 minuto dos dois Ford.

Kris Meeke subiu para segundo no inicio da manhã, mas logo a seguir, bateu numa pedra quando saiu ligeiramente de estrada a alta velocidade, danificando a suspensão de forma violenta e ficou parado.

Apesar da sua experiência neste rallye, Dani Sordo não se entendeu com as alterações de piso e de aderência, estando na quinta posição, a quase 3 minutos de Neuville.

Com o anterior DS3, Craig Breen é o melhor piloto da Citroën e teve todo o dia numa boa luta com Sordo, mas o irlandês teve uma ligeira saída de estrada na última especial, caindo para sexto a 6,3s do espanhol.

Andreas Mikkelsen e Jan Kopecký chegaram a estar separados por algumas décimas, mas o checo perdeu tempo com um pneu furado e o norueguês permaneceu isolado na sétima posição e melhor no WRC2, com mais de 2 minutos de vantagem para Elfyn Evans que levou todo o dia a perder tempo com muita falta de aderência com os DMACK.

Pontus Tidemand chegou a estar em oitavo, mas perdeu uma posição para Evans na última especial, estando com 15,8s de vantagem para Kopecký.

Bryan Bouffier chegou a estar no top 10, mas perdeu vários minutos a trocar um pneu após um toque, caindo para décimo primeiro.

Depois de uma ligeira saída de estrada na noite passada, Stéphane Lefebvre acabou por danificar a embraiagem do novo C3 ao tentar sair de uma vala. O francês regressou hoje em rally2, subindo muitos lugares na classificação e amanhã vai tentar entrar no top 10.

Raphaël Astier está a fazer um rally fantástico com um Peugeot 208 R2, estando a liderar o WRC3, na décima sexta posição e com mais de 9 minutos de vantagem para o segundo classificado da competição.

Fabio Andolfi e François Delecour tiveram uma luta interessante no inicio da manhã, mas o italiano viria a penalizar 2 minutos e no final do dia bateu na mesma árvore do que Hänninen, deixou mazelas no Fiat e já se encontra a mais de 5 minutos do francês que lidera entre os RG-T.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Thierry Neuville (4); Ott Tänak (1); Sébastien Ogier (2)
LÍDERES DO RALLY:
Thierry Neuville (SS2 a 8)

DIA 2 - 85º RALLYE MONTE CARLO


PRINCIPAIS ABANDONOS:
4 Hayden Paddon / John Kennard (NZL) Hyundai i20 coupe WRC (acidente na SS1)
7 Kris Meeke / Paul Nagle (GBR) Citroën C3 WRC (acidente/ suspensão na SS4) rally2
11 Juho Hänninen / Kaj Lindstrom (FIN) Toyota Yaris WRC (acidente na SS5) rally2
34 Armin Kremer / Pirmin Winklhofer (DEU) Skoda Fabia R5 (acidente na SS4)
36 Yoann Bonato / Benjamin Boulloud (FRA) Citroën DS3 R5 (motor após SS3)
43 Quentin Giordano / Thomas Roux (FRA) Peugeot 208 T16 (motor após SS2)
75 Kevin Abbring / Sebastian Marshall (NLD) Hyundai i20 R5 (acidente na SS7) rally2
77 Simone Tempestini / Giovanni Bernacchini (ITA) Citroën DS3 R5 (SS3)
83 José Maria Lopez / Borja Rozada (ESP) Peugeot 208 T16 (avaria na SS4)














































Sem comentários:

Enviar um comentário