quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

WRC - Dia 1 Rallye Monte Carlo 2017

Com apenas duas especiais noturnas, o primeiro dia do Rallye Monte Carlo não teve o melhor inicio, devido a um acidente trágico no final da primeira especial.





Thierry Neuville foi 0,7s mais rápido do que Sébastien Ogier no primeiro troço, mas Hayden Paddon que era terceiro na estrada, escorregou no gelo, bateu e capotou já perto do final. No acidente, ficou envolvido um espetador que estava mal colocado, apesar dos inúmeros avisos de outros espetadores. O troço acabou por ser cancelado para assistir o espetador, quando a especial estava a ser transmitida em direto na TV.

Com um atraso de 20 minutos para o inicio da segunda especial, Thierry Neuville voltou a ser o mais rápido, arriscando muito nas partes com gelo, onde ganhou 7,8s a Ogier que seria o segundo melhor.

Se Latvala foi demasiado cauteloso no gelo, onde perdeu quase 30 segundos para o mais rápido, Juho Hänninen fez o terceiro tempo a 15s de Neuville e apenas menos 0,8s do que Kris Meeke, seguindo-se os Ford de Tänak e Evans. Quanto a Lefebvre, ficou parado com uma avaria no inicio da segunda especial.

Após o acidente, a organização emitiu um comunicado a dizer que o espetador tinha desmaiado e que havia um atraso para o inicio da segunda especial. O website belga DH.be, divulgou o relato de Romain Degeer, um piloto-espetador que estava no local e assistiu a tudo, mas com a triste noticia de um falecimento e não de um desmaio.

Romain Degeer: "Estávamos apenas a 10 metros mais acima na especial. Vimos uma pessoa colocar a sua Go Pro na estrada e voltar a um metro do talude. Todos gritaram com ele, dizendo-lhe para não ficar lá. Pensamos que ele estaria ciente de si mesmo que ele ia sair após dois carros... Quando Paddon chegou, o carro começou a escorregar e bateu no talude. O tipo foi esmagado pelo carro antes de voar e cair de cabeça para baixo na estrada. Um espectador que era bombeiro, estava no local e tentou uma massagem cardíaca. Ele ainda tinha pulso durante um minuto, mas depois nada. Os paramédicos levaram um tempo incrível para chegar. Estávamos a um km da chegada, mas a ambulância veio na direção da especial, provavelmente da partida. Ficamos mais de vinte minutos esperando a ambulância."

Mais tarde, a Hyundai Motorsport emitiu um comunicado a lamentar a trágica morte do espetador.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Thierry Neuville (1)
LÍDERES DO RALLY:
Thierry Neuville (SS2)

DIA 1 - 85º RALLYE MONTE CARLO


PRINCIPAIS ABANDONOS:
4 Hayden Paddon / John Kennard (NZL) Hyundai i20 coupe WRC (acidente na SS1)
8 Stéphane Lefebvre / Gabin Moreau (FRA) Citroën C3 WRC (transmissão na SS2) rally2
23 Romain Dumas / Gilles De Turcheim (FRA) Porsche 911 GT3 RS (acidente na SS2) rally2
43 Quentin Giordano / Thomas Roux (FRA) Peugeot 208 T16 (motor após SS2)























Sem comentários:

Enviar um comentário