domingo, 20 de novembro de 2016

WRC - Dia 3 Kennards Hire Rally Australia 2016

O derradeiro dia do Kennards Hire Rally Australia e do World Rally Championship 2016, teve algumas trocas de posições entre alguns pilotos, o que ajudou a animar o final da temporada.






Andreas Mikkelsen foi claramente, o piloto mais rápido do dia e do rally, vencendo na Austrália com todo o mérito na despedida da Volkswagen no WRC. O norueguês venceu as três primeiras especiais do dia, mas foi na maior com 31,90kms que se destacou de toda a concorrência, para depois completar as duas últimas especiais com mais calma e obter a sua terceira vitória no WRC.

Com melhor ordem de partida em relação aos dois primeiros dias, Sébastien Ogier não conseguiu bater Mikkelsen durante o inicio da manhã, deu um toque seguido de um pião, onde perdeu mais de 19s para o norueguês. Ogier venceu as duas últimas especiais, mas terminou em segundo a 14,9s de Mikkelsen.

Thierry Neuville começou mal o dia ao perder tempo com um pião a alta velocidade, mas acabaria por subir para terceiro, e obter mais 2 pontos na Power Stage, mas mais importante, foi a garantia da segunda posição no campeonato.

Hayden Paddon esteve em posição de poder lutar pela vitória, mas acabou por bater numa barreira no segundo troço, destruiu um pneu por completo e acabou por perder mais de 1 minuto com o erro, não indo além da quarta posição.

Dani Sordo perdeu uma posição no primeiro troço do dia, mas recuperou duas no seguinte com o erro de Paddon. O espanhol acabou envolvido numa luta com o seu colega de equipa que durou até ao final, mas ficou em quinto com mais 1,6s do que o neozelandês.

Apesar da sexta posição final, Mads Ostberg fez na Austrália o melhor rally da temporada, tendo estado envolvido em algumas lutas, em ritmo idêntico ao de alguns pilotos. Hoje perdeu a luta que tinha com Sordo na especial maior, devido ao muito pó que estava dentro do carro, dificultando a visibilidade do piloto.

Eric Camilli não esteve mal nos dois primeiros dias, mas hoje e quando já não tinha ninguém para atacar, capotou na terceira especial do dia, levando a uma interrupção do rally durante umas dezenas de minutos.

Com o erro do francês, Ott Tänak subiu para a sétima posição final, depois de um bom inicio de rally, mas que acabou por cometer um erro e sofrer uma penalização.

Jari-Matti Latvala esteve a abrir a estrada, mas ainda foi o terceiro piloto mais rápido do dia e terminou na nona posição, numa temporada que foi das piores para o finlandês.

Lorenzo Bertelli partiu o diferencial posterior na segunda especial do dia, perdeu imenso tempo só com tração dianteira, mas com o erro de Camilli, o italiano ainda conseguiu terminar nos lugares pontuáveis.

Apesar de não ter tido concorrência à altura, Esapekka Lappi voltou a efetuar um excelente rally e terminar na oitava posição final, mas mais importante, foi a conquista do título de pilotos no WRC2.

O veterano Michel Fabre competiu sózinho no WRC3, tal como aconteceu em vários rallies este ano, conseguido sagrar-se campeão na categoria, muito por culpa da FIA que elaborou um regulamento que permitisse situações destas.

O World Rally Championship regressa a meados de janeiro de 2017, com mais uma edição do Rallye Monte Carlo, com novos carros tão esperados por todos os pilotos, equipas e pelos que acompanham a modalidade.
Os próximos dias também vão ser movimentados no que diz respeito à contratação dos pilotos da Volkswagen que ficaram disponíveis no mercado, após o anuncio do abandono da equipa alemã que venceu quatro campeonatos consecutivos.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Andreas Mikkelsen (10); Hayden Paddon (2); Thierry Neuville (3); Sébastien Ogier (8); Jari-Matti Latvala (2); Dani Sordo (1)
LÍDERES DO RALLY:
Andreas Mikkelsen (SS1); Hayden Paddon (SS2); Andreas Mikkelsen (SS3 a 23)
POWER STAGE:
1º Sébastien Ogier; 2º Thierry Neuville; 3º Dani Sordo

DIA 3


PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Eric Camilli / Benjamin Veillas (FRA) Ford Fiesta RS WRC (capotou na SS21)

PONTUAÇÃO WRC:
1. Ogier (268); Neuville (160); 3. MiKelsen (154); 4. Paddon (138); 5. Sordo (130); 6. Latvala (110); 7. Ostberg (102); 8. Tänak (88); 9. Meeke (64); 10. Breen (36); 11. Camilli (28); 12. Solberg e Lefebvre (14)

PONTUAÇÃO WRC2:
1. Lappi (132); 2. Evans e Suninen (120); 4. Kopecký (92); 5. Tidemand (85); 6. Fuchs (83); 7. Ptaszek (57); 8. Kremer (55); 9. Aasen (51); 10. Loubet (36)

PONTUAÇÃO WRC3:
1. Fabre (126); 2. Tempestini (120); 3. Andolfi (91); 4. Koci (88); 5. Veiby (73); 6. De Tomaso (69); 7. Dubert (60); 8. Folb e Burri (56); 10. Martel e Rossel (33)


















Sem comentários:

Enviar um comentário