sexta-feira, 18 de novembro de 2016

WRC - Dia 1 Kennards Hire Rally Australia 2016

Com especiais relativamente curtas, o primeiro dia do Kennards Hire Rally Australia foi bastante competitivo, com muitas lutas dentro do top 10 e com alguns pilotos separados por muitos poucos segundos.






Andreas Mikkelsen entrou no rally determinado em recuperar a segunda posição no campeonato. Venceu quatro especiais durante a manhã e uma no inicio da tarde. Esteve na liderança durante todo o dia, com excepção do segundo troço.
Ao ser primeiro nos escorregadios troços australianos, Sébastien Ogier chegou a ocupar a oitava posição, mas à tarde, o francês começou a vencer especiais e subir aos poucos na classificação, até chegar a segundo a 15,4s de Mikkelsen.

Segundo na estrada, Thierry Neuville esteve sempre perto de Ogier e tal como o francês, também melhorou à tarde para subir até à terceira posição e dificultar os planos de Mikkelsen que tem 14 pontos de diferença no campeonato.





Hayden Paddon esteve a lutar ao segundo com Mikkelsen nas primeiras três especiais, chegando mesmo a passar pela liderança na segunda. Mas a escolha de pneus que funcionou nos primeiros quilómetros, já não teve o mesmo efeito no final da manhã, onde manteve a segunda posição, mas perdeu algum tempo para o norueguês. À tarde, Paddon voltou a queixar-se dos pneus, baixou para a quarta posição a 1,2s de Neuville, mas estava confiante para os troços do segundo dia.

Mads Ostberg e Eric Camilli também estiveram mais rápidos do que o costume, numa boa luta pela quinta posição durante o dia. Ambos tiveram altos e baixos mas, de qualquer forma, o norueguês só está a 15,1s de Paddon e tem uma vantagem de apenas 7,8s para o seu colega de equipa francês, prometendo mais luta para o segundo dia.



Dani Sordo não foi além da sétima posição, mas poderia estar um pouco melhor após a boa prestação no inicio da manhã, se não fosse o erro de Marc Martí que se perdeu numa ligação e penalizou 20s por ter chegado 2 minutos atrasado ao inicio da quarta especial. À tarde, o espanhol voltou a perder mais tempo quando "destruiu" os pneus na oitava especial, estando mesmo assim, a 3,6s de Camilli.

Ott Tänak também começou bem e a lutar pela liderança com Mikkelsen e Paddon, mas o acelerador começou a prender-se e o estónio cometeu um erro ao fazer um pião. Com alguma confusão nas notas no meio de tanto pó, acabou por perder 30 segundos e baixar de terceiro para oitavo. Tänak ainda viria a ficar mais atrasado quando penalizou 40 segundos porque a policia decidiu mandar parar o piloto e fazer com que chegasse 4 minutos atrasado à décima especial.

Num rally em queria vencer, Jari-Matti Latvala deu uma pancada numa ponte, partindo uma peça da suspensão posterior logo na primeira especial. O finlandês arrastou-se durante os troços matinais, mas à tarde, conseguiu averbar bons tempos e recuperar algumas posições, mas os quase 8 minutos perdidos, até o colocam longe de Lorenzo Bertelli que terminou em décimo com mais de 2 minutos de atraso para o líder.

Esapekka Lappi está a dominar o WRC2 com alguma facilidade e sem se esforçar muito, num rally em que só precisa terminar em segundo para chegar ao título entre os R5.
Nicolás Fuchs foi rápido algumas vezes, mas acabou por bater e danificar a suspensão, estando numa boa luta com Hubert Ptaszek que também deu um toque durante a manhã e teve sobreaquecimentos no motor e no turbo do Peugeot.



VENCEDORES DE TROÇOS:
Andreas Mikkelsen (5); Hayden Paddon (1); Thierry Neuville (2); Sébastien Ogier (4)
LÍDERES DO RALLY:
Andreas Mikkelsen (SS1); Hayden Paddon (SS2); Andreas Mikkelsen (SS3 a 11)

DIA 1










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