sábado, 4 de junho de 2016

ERC - DIA 2 AZORES AIRLINES RALLYE 2016

Esta a ser épica a edição 2016 do Rali dos Açores, com os dois principais animadores do Europeu de Ralis Alexey Lukyanuk e Katejan Kajetanowicz a demonstrarem porque são mesmos os pilotos mais rápidos desta competição.





Num dia que começou "complicado", com os troços muitos molhados e com nevoeiro nas zonas altas, Lukyanuk entrou com tudo no rali e passou para a liderança. Porém, Kajetanowicz rapidamente respondeu nos dois troços seguintes para regressar a liderança, sendo-lhe importante a experiência de 2015 nesta prova, para fazer a diferença no nevoeiro.

Porém, já com o tempo seco e sem nevoeiro, Lukyanuk teve um final de dia empolgante, venceu as três derradeiras especiais, nomeadamente Sete Cidades, que lhe permitiu regressar de novo à liderança. Apesar de tudo, o tempo menos bom de Kajetanowicz neste derradeiro troço, deixa a entender que o piloto terá jogado estrategicamente para poupar pneus.

Infelizmente mais nenhum piloto conseguiu acompanhar o ritmo destes dois, nomeadamente o jovem talento Ralfs Sirmacis, que cedo percebeu que adoptar o ritmo de Lukyanuk e Kajetanowicz poderia significar um erro, descendo ao quatro lugar nesta prova.

Já Ricardo Moura fez tudo o que estava ao seu alcance, mas nunca entrou no ritmo dos dois primeiros, perdendo consistentemente cerca 0,3s por quilómetro ao longo do dia, que lhe permite estar no terceiro lugar. Certamente, que em condições normais já não poderá aspirar à vitória, mas ainda faltam 90 duros quilómetros de troços e muita história pode vir a suceder.

Nas contas do Nacional de Ralis, Moura é incontestavelmente líder, mas animada está a luta pelo segundo lugar entre Meireles e Fontes, com vantagem para o primeiro. Nesta luta, em que esteve envolvido João Barros (que acabou por ter uma forte saída de estrada, Meireles e Fontes fizeram por três vezes o segundo melhor tempos em troços (o primeiro foi sempre Moura), cifrando-se a diferença em 15,8s no final do dia quando no final do primeiro dia estavam em 9,2s!!! Promete o terceiro dia.

Nota muito positiva para a prestação de Miguel Barbosa, que é o quatro classificado do CNR, tendo mesmo atrás de si Ricardo Teodósio, que a espaços já deu o ar da sua graça ao volante do Fiesta R5.

Carlos Vieira voltou a bater, perdendo algum tempos e o contacto com Barbosa e Teodósio, mas quem menos bem esteve durante o dia foi Fernando Peres, que fruto de muito dificuldades em evoluir com o Fiesta em pisos molhados desceu ao 7º lugar.

Diogo Gago, está na frente das duas rodas motrizes com 4m36,4s de vantagem ara Gil Antunes, numa exibição notável do piloto algarvio que chegou a fazer um terceiro tempo à geral nas contas do nacional.

Aliás, Diogo Gago nem está propriamente interessado nas 2RM nacionais, mais sim na tremenda luta que existe no ERC Junior. Griebel no Opel Adam é o líder, mas apenas com 4,5s de vantagem para o piloto português com o seu Peugeot 208, enquanto Ingram igualmente no Opel Adam, que também chegou a liderar o ERC Junior, teve um furo e desceu ao 3º lugar a 25,8s da liderança. Empolgante e contagiante o ritmo destes três primeiros e um regalo para quem os viu passar nos troços.

Destaque ainda para a ERC2 (Gr.N) já que é o português Ruben Rodrigues, no Mitsubishi Lancer Evo IX que lidera.

LÍDERES DO RALLY:
Kajetan Kajetanowicz (3); Ricardo Moura (1); Alexey Lukyanuk (5); Ralfs Sirmacis (1)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Kajetan Kajetanowicz (SS1); Ricardo Moura (SS2); Kajetan Kajetanowicz (SS3 a 4); Alexey Lukyanuk (SS5); Kajetan Kajetanowicz (SS6 a 9); Alexey Lukyanuk (SS10)

DIA 2




















































Sem comentários:

Enviar um comentário