segunda-feira, 7 de março de 2016

WRC - Rally Mexico 2016

Após a primeira noite de quinta-feira, onde se disputaram três super especiais, o rally a sério começou no dia seguinte com a especial El Chocolate de 54kms. No sábado também houve duas extensas especiais em Otates com 42 quilómetros, outra de 30kms em Ibarrilla e no domingo uma com 80kms em Guanajuato.





Com uma boa ordem de partida, Jari-Matti Latvala passou para a liderança em El Chocolate com 19s de avanço para Ogier. Depois de dois rallies sem pontuar, o finlandês acabou por dominar o evento mexicano, vencendo o rally, foi o mais rápido em 12 troços e ainda obteve mais dois pontos extra na Power Stage.

Ao ser o primeiro na estrada durante dois dias, com especiais tão extensas, Sébastien Ogier não conseguiu melhor do que a segunda posição a pouco mais de 1 minuto de Latvala. O francês ainda apanhou um grande susto na sexta-feira, ao conseguir evitar algumas vacas que atravessaram a estrada.

Thierry Neuville chegou o ser primeiro líder e depois terminou a primeira noite a em segundo, mas logo na primeira passagem por El Chocolate, o belga bateu e danificou a suspensão. No dia seguinte, Neuville regressou em rally2, para voltar a sair de estrada com mais violência, levando-o a fazer uma visita ao hospital e colocar uma coleira.

Dani Sordo passou para terceiro após o primeiro abandono de Neuville e manteve-se assim até ao final, mas a taça do espanhol acabou por mudar de mãos quando lhe foi imposta uma penalização de 2 minutos por ter usado pneus a mais.

Andreas Mikkelsen rodou quase sempre na quarta posição a pressionar Sordo. No entanto, o norueguês penalizou um minuto por avanço no sábado e depois saiu de estrada logo a seguir e não regressou em rally 2 no derradeiro dia.

Mads Ostberg tinha terminado a primeira noite em décimo primeiro, mas recuperou para sexto logo no inicio do dia seguinte. O norueguês acabou por subir duas posições devido aos abandonos de Neuville Mikkelsen e já depois do final do rally, foi promovido a terceiro classificado com a penalização imposta a Sordo.

Hayden Paddon teve no inicio uma boa luta com Ostberg, começou a distanciar-se do norueguês, mas deu um toque com a roda esquerda posterior e danificou a suspensão nos 32kms da especial Otates, onde perdeu mais de 2 minutos. O neozelandês só perdeu uma posição e depois soube manter a quinta posição até ao final.

Ott Tänak esteve mais em testes de desenvolvimento dos novos pneus DMACK, do que propriamente a competir. O estónio vai voltar a fazer o mesmo no Rally Argentina e antes do Rally de Portugal, onde espera ser mais competitivo.

Depois do Dakar, Martin Prokop regressou ao WRC com o habitual Ford Fiesta, chegou a temer uma avaria no alternador, mas depois tudo se resolveu. O piloto checo marcou a sua posição no inicio de sexta-feira, tal como quase todos os pilotos do top 10, para terminar em sétimo a 3 minutos de Tänak.

Lorenzo Bertelli conseguiu manter-se na estrada do principio ao fim, obtendo assim os primeiros pontos da temporada com um oitavo lugar final a pouco mais de 1 minuto de Prokop.

Pela primeira vez inscrito no WRC2 este ano, Teemu Suninen passou para a liderança da categoria a meio do primeiro dia a sério e a partir daí, foi só gerir até ao final para obter os primeiros 25 pontos da temporada.

Depois de perder algum tempo no inicio, Valeriy Gorban conseguiu levar o Mini Cooper WRC ao último lugar pontuável, com o ucraniano a marcar também o primeiro ponto.

Hubert Ptaszek perdeu tempo no inicio com um pneu furado, mas depois evitou problemas maiores, conseguindo terminar em décimo primeiro e segundo no WRC2, no primeiro rally com o Peugeot.

Max Rendina também aproveitou para obter os primeiros pontos da temporada, sendo terceiro no WRC2, depois do abandono na Suécia.

O local Benito Guerra chegou a passar pela oitava posição à frente de Martin Prokop, mas logo na segunda especial de sexta-feira, provocou danos na frente do Fiesta WRC, após um salto em que não correu bem. O mexicano regressou em rally2 para terminar em décimo terceiro.

Nicolas Fuchs chegou a passar pela liderança no WRC2, antes de começar a ter vários problemas no Fabia R5, onde perdeu muitos minutos e uma grande queda na classificação.

Com as atuais regras de inscrição no WRC2 e WRC3, o francês Michel Fabre voltou a ser o único piloto a inscrever-se no WRC3 e terminar com calma e marcar os 25 pontos da vitória na classe.

Eric Camilli voltou a sair de estrada no terceiro rally consecutivo, mas desta vez o francês não provocou estragos maiores que o impedissem de regressar em rally2 e terminar em décimo sexto.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Thierry Neuville (1); Sébastien Ogier (6); Jari-Matti Latvala (12); Andreas Mikkelsen (1); Dani Sordo (1)
LÍDERES DO RALLY:
Thierry Neuville (SS1); Sébastien Ogier (SS2 a 3); Jari-Matti Latvala (SS4 a 21)

CLASSIFICAÇÃO FINAL



























PRINCIPAIS ABANDONOS:
3 Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (BEL) Hyundai i20 WRC (acidente na SS4 e SS12)
9 Andreas Mikkelsen / Anders Jaeger (NOR) Volkswagen Polo R WRC (acidente na SS15)
34 Radik Shaymiev / Maxim Tsvetkov (RUS) Ford Fiesta R5 (avaria na SS8)
36 Abdulaziz Al Kuwari / Killian Duffy (QAT/IRL) Skoda Fabia R5 (SS21)

CLASSIFICAÇÃO WRC:
1º Sébastien Ogier (77); 2º Mads Ostberg (42); 3º Andreas Mikkelsen (33); 4º Dani Sordo (30); 5º Hayden Paddon (29); 6º Jari-Matti Latvala (27); 7º Ott Tänak (24); 8º Thierry Neuville (15); 9º Stéphane Lefebvre (10); 10º Henning Solberg, Elfyn Evans e Martin Prokop (6)

CLASSIFICAÇÃO WRC2:
1º Elfyn Evans (50); 2º Armin Kremer (26); 3º Teemu Suninen (25); 4º Hubert Ptaszek (24); 5º Pontus Tidemand (18); 6º Esapekka Lappi, Quentin Gilbert e Max Rendina (15); 9º Quentin Giordano, Anders Grøndal e Nicolas Fuchs (12)


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