VENCEDORES DE TROÇOS:
Sandro Munari (14); Jean-Claude Andruet (1); Bernard Darniche (1); Björn Waldegård (5); Jean-Pierre Nicolas (2); Markku Alen (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sandro Munari (SS1 a 7); Guy Fréquelin (SS9); Sandro Munari (SS10 a 23)
44º RALLYE MONTE CARLO
1º Sandro Munari / Silvio Maiga (ITA) Lancia Stratos HF 6:25:10
2º Björn Waldegård / Hans Thorszelius (SWE) Lancia Stratos HF +1:27
3º Bernard Darniche / Alain Mahé (FRA) Lancia Stratos HF +6:13
4º Walter Röhrl / Jochen Berger (DEU) Opel Kadett GT/E +9:22
5º Roger Clark / Jim Porter (GBR) Ford Escort RS 1800 +11:57
6º Markku Alén / Ilka Kivimäki (FIN) Fiat 124 Abarth Rallye +17:21
7º Guy Fréquelin / Jacques Delaval (FRA) Porsche 911 RS +19:09
8º Roberto Cambiaghi / Bruno Scabini (ITA) Fiat 124 Abarth Rallye +40:17
9º Nicolas Koob / Nico Demuth (FRA) Porsche 911 Carrera +42:09
10º Bernard Béguin / Jean-François Fauchille (FRA) Alfa Romeo 2000 GTV +48:37
Aos 35 anos, Sandro Munari obteve a sua terceira vitória no Monte Carlo (segunda a contar para o WRC). O italiano dominou quase por completo a edição de 1976, onde só não liderou na nona especial.
Falecido em 2014, Björn Waldegård (32) regressava ao Mónaco após 3 anos para terminar em segundo, não conseguindo repetir as vitórias alcançadas no final dos anos 60.
Depois do abandono no ano anterior com o motor partido, Bernarde Darniche (33) conseguiu o lugar mais baixo do pódio com outro Lancia.
No seu terceiro rally com o novo Kadett, Walter Rohl (28) conseguiu terminar o Monte Carlo pela primeira vez, numa boa quarta posição a mais de 3 minutos de Darniche.
Passados seis anos, Roger Clark (36) conseguiu igualar a quinta posição obtida em 1970. No passado dia 12 de janeiro, fez 18 anos que Clark faleceu.
No seu segundo Monte Carlo, o finlandês Markku Alen (24) não conseguiu igualar a terceira posição obtida no ano anterior.
Aos 30 anos, Guy Fréquelin passou pela liderança na nona especial, no seu segundo Monte Carlo, melhorando um lugar na classificação em relação ao ano anterior.
Num dos seus poucos rallies internacionais, Roberto Cambiaghi conseguiu a oitava posição no Monte Carlo 1976.
Depois de várias participações, Nicolas Koob conseguiu o seu melhor resultado no Monte Carlo quando tinha 45 anos.
Pela primeira vez no Monte Carlo, Bernard Beguin (28) conseguiu terminar no top 10, com um Alfa Romeo GTV.
Com apenas mais 38 segundo do que Beguin, as francesas Michele Mounton (24) e Françoise Conconi, terminaram na décima primeira posição no seu primeiro Monte Carlo.
Sorte igual para os espanhois Antonio Zanini (27) e Juan José Petisco que terminaram o rally em 12º com um Seat, onde participavam pela primeira vez.
Num BMW 2002 Tii, Christian Dorche piorou algumas posições em relação ao ano anterior quando tinha 29 anos.
No seu segundo Monte Carlo, Christian Gardavot e Roger Jacqueline terminaram na décima quarta posição com um Porsche, a mais de 1 hora do vencedor.
Maurizio Verini (32) eFrancesco Rossetti não foram além do 15º lugar no seu primeiro Monte Carlo, com um Fiat oficial.
PRINCIPAIS ABANDONOS:
Hannu Mikkola e Claes Billstam partiram o diferencial do Opel Kadett GT/E oficial.
Jean-Pierre Nicolas e Vincent Laverne sofreram com uma avaria idêntica à de Hannu Mikkola no Alpine-Renault A310 1800.
Raffaele Pinto e Arnaldo Bernacchini terminaram o rally mais cedo com o motor Ferrari partido do Lancia Stratos HF.
Jean-Luc Thérier e Michel Vial tiveram uma saída de estrada com o Alpine-Renault A310 1800.
Timo Mäkinen e Henry Liddon ficaram parados com uma avaria no Ford Escort RS 1800.
Alcide Paganelli e Nini Russo estiveram à partida com um Autobianchi A112 Abarth, mas o pequeno motor não aguentou o rally.
Os polacos Tomasz Ciecierzyński e Jacek Różański foram excluídos por irregularidades no Polski Fiat 125p 1600.
A bomba d'óleo do Kadett GT/E, tramou a prova dos suecos Anders Kulläng e Claes-Göran Andersson.
Jean Ragnotti e Jean-Marc Andrié ficaram parados com problemas no motor do Alpine-Renault A110 1800.
Francis Vincent e Christian Delferrier abandonaram devido a um acidente com o Alpine-Renault A310 1800.
Salvador Cañellas e Daniel Ferrater também foram forçados a terminar mais cedo, devido a um acidente com o Seat 1430 1.8 oficial.
Tal como Tomasz Ciecierzyński, os polacos Maciel Stawowiak e Jan Czyzyk também foram excluídos por irregularidades no Polski Fiat 125p 1600.
Bruno Saby e Jean-Christian Court-Payen desistiram com problemas de transmissão no Autobianchi A112 Abarth.
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