domingo, 29 de novembro de 2015

FRANÇA - Rallye du Var 2015

O Rallye du Var foi mais uma vez o derradeiro evento do campeonato francês de asfalto, sem luta pela vitória, mas nos lugares seguintes foi extremamente competitivo até ao final.







David Salanon dominou o rally do principio ao fim, foi o mais rápido em dez dos quatorze troços do evento ao longo de três dias, onde obteve a sua única vitória da temporada, mas muito merecida

Pierre Roche esteve rápido na noite de sexta-feira, onde venceu duas especiais e se aproximou de Salanon. No entanto, o piloto do Mini WRC perdeu terreno no dia seguinte e começou a ser pressionado por Freddy Loix e Quentin Gilbert, estando estes numa luta pela terceira posição desde o final do primeiro dia. 

Freddy Loix chegou a passar para terceiro na primeira especial de hoje, mas Quentin Gilbert atacou forte no derradeiro troço, vencendo-o e conseguiu subir da quarta para a segunda posição, deixando Pierre Roche em terceiro a 2,2s e Freddy Loix na quarta posição a 21,2s depois do belga ter feito um pequeno pião no último troço.

Yoann Bonato começou bem, mas abandonou na ligação para a quarta especial ainda no primeiro dia, regressando em super-rally no sábado, onde foi sempre muito rápido e ainda venceu uma especial na manhã de domingo.

Marc Amourette foi sempre quinto desde o abandono de Bonato, nunca conseguindo aproximar-se de Loix e de Gilbert, mas também nunca foi pressionado por Sylvain Michel que beneficiou dos abandonos de Charles Martin e de Eric Brunson.

Esperava-se mais de Jean-Mathieu Leandri que não foi além da sétima posição, com 37,6s de vantagem para o suíço Jonathan Hirschi em viatura idêntica.

Jean-Michel Raoux levou algum tempo a habituar-se ao Skoda Fabia R5, conseguindo subir na classificação até à nona posição. O francês comentou no final que pretende disputar o campeonato francês de asfalto e terra em 2016, ou só o de terra, conforme os patrocínios que conseguir.

Emmanuel Guigou dominou nas duas rodas motrizes desde o inicio do rally, conseguindo terminar na décima posição, com pouco mais de 1 minuto de vantagem para José Antonio Suarez que dominou na 208 Rallye Cup. O jovem espanhol  estará no próximo ano no ERC com um dos Peugeot 208 T16 da Saitéloc e Jordan Berfa deverá ocupar o lugar de Diogo Gago no Júnior ERC.

VENCEDORES DE TROÇOS:
David Salanon (10); Pierre Roche (2); Yoann Bonato (1); Quentin Gilbert (1)
LÍDERES DO RALLY:
David Salanon (SS1 a 14)

RALLYE DU VAR
1º David Salanon / Romain Roche (FRA) Ford Fiesta RS WRC 2:19:05:6
2º Quentin Gilbert / Renaud Jamoul (FRA) Citroën DS3 R5 +1:39:8
3º Pierre Roche / Martine Roche (FRA) Mini Cooper WRC +1:42:0
4º Freddy Loix / Frédéric Miclotte (BEL) Skoda Fabia R5 +2:01:0
5º Marc Amourette / Théo Delesque (FRA) Citroën DS3 R5 +2:50:6
6º Sylvain Michel / Romain Blondeau-Toiny (FRA) Peugeot 207 S2000 +3:34:9
7º Jean-Mathieu Leandri / Anthony Gorguilo (FRA) Peugeot 208 T16 +4:51:6
8º Jonathan Hirschi / Victor Bellotto (CHE/FRA) Peugeot 208 T16 +5:29:2
9º Jean-Michel Raoux / Laurent Magat (FRA) Skoda Fabia R5 +7:26:7
10º Emmanuel Guigou / Christopher Guieu (FRA) Renault Clio R3T +8:09:1

PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Eric Mauffrey / Gaëtan Houssin (FRA) Peugeot 208 T16 (acidente na SS3)
5 Yoann Bonato / Denis Giraudet (FRA) Peugeot 208 T16 (avaria após SS3) super rally
8 Charles Martin / Thierry Salva (FRA) Peugeot 208 T16 (acidente na SS6)
3 Eric Brunson / Cédric Mondon (FRA) Ford Fiesta RS WRC (avaria após SS7)







Sem comentários:

Enviar um comentário