sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ERC - Dia 2 Rallye du Valais 2015

Os pisos do Rallye du Valais continuaram húmidos e sujos onde o sol não chegava, o que tornou sempre difícil a escolha de pneus e provocou estragos em alguns pilotos em que alguns se atrasaram e outros foram mesmo obrigados a abandonar.




Craig Breen só não venceu duas especiais no segundo dia porque foi obrigado a parar um pouco, devido a um carro acidentado na sétima e a última do dia que foi para Lukyanuk. O irlandês foi o mais rápido nas restantes especiais e dilatou a vantagem para o segundo classificado, num rally em que confessou que é óptimo competir sem qualquer pressão.

Os problemas nos intercomunicadores continuaram hoje para Olivier Burri, mas o piloto suíço acabou por encontrar o problema, ao desligar as câmaras onboard do Eurosport. O veterano piloto conseguiu manter a segunda posição, mas já se encontra a quase 1 minuto de Breen.

Alexey Lukyanuk venceu o último troço do dia e apesar de ter feito um pião na oitava especial, o russo manteve a terceira posição a 13,8s de Olivier Burri, num rally em que está a aproveitar para testar algumas soluções de pneus.

François Delecour deu um toque numa parede ao passar numa zona escorregadia dentro de uma localidade. O carro ficou um pouco danificado e desalinhado a nível de suspensão, mas o francês nunca baixou os braços, fez alguns tempos interessante e conseguiu manter a quarta posição.

Florion Gonon beneficiou de alguns problemas com outros pilotos e juntando o profundo conhecimento do terreno, permitiu-lhe subir à quinta posição, para terminar o dia a 17 segundos de Delecour.

Emil Bergkvist está cada vez mais adaptado ao Peugeot e aproveitou para arriscar mais um pouco nos troços esta tarde. O jovem sueco está em luta direta com Florion Gonon, tendo terminado o dia a 5,7s do piloto local.

Por outro lado, Pascal Perroud também está próximo de Gonon e de Bergkvist, num dia em que rodou praticamente ao mesmo ritmo dos dois. O suíço terminou o dia a 8,7s do jovem sueco e será uma luta interessante de seguir no último dia.

Sébastien Carron voltou a perder mais algum tempo hoje, mas conseguiu recuperar algumas posições, ao ter beneficiado de problemas com outros pilotos que seguiam à sua frente.

Apesar da inexperiência com o novo Fabia R5 e de ter apenas 18 anos, Nikolay Gryazin recuperou hoje várias posições, terminando o dia na nona posição.

Jonathan Hirschi bateu numa ponte no final da manhã, partiu uma jante, perdeu cerca de 2 minutos e caiu para a décima posição, numa altura em que tinha subido para sexto.

Bruno Magalhães também bateu no mesmo sítio, mas o português acabou por sofrer mais danos, perder mais de 5 minutos nessa especial e depois mais 1 minuto na seguinte com problemas nos travões.

Miroslav Jakeš foi outro piloto que foi apanhado no piso escorregadio na mesma ponte, mas o piloto checo teve menos sorte do que Hirschi e Magalhães, ao ficar parado e terminar o rally mais cedo.

Dávid Botka está a dominar o ERC2, tendo já 1 minuto de vantagem para Vojtěch Štajf e se tudo correr bem e manter a mesma posição, o húngaro vai conseguir o título ERC2.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Craig Breen (8); Florion Gonon (1)
LÍDERES DO RALLY:
Craig Breen (SS1 a 9)

DIA 2


























PRINCIPAIS ABANDONOS:
2 Bryan Bouffier / Thibault de la Haye (FRA) Peugeot 208 T16 (suspensão posterior após toque)
24 Urs Hunziker / Mélanie Wahl (CHE/DEU) Mini Cooper RRC (acidente na SS4)
5 Raul Jeets / Kristo Kraag (EST) Ford Fiesta R5 (avaria na SS4)
9 Miroslav Jakeš / Jaroslav Novák (CZE) Citroën DS3 R5 (acidente na SS6)
22 Mike Coppens / Crispino Arimondi (CHE) Citroën DS3 R5 (perdeu roda na SS7)









Sem comentários:

Enviar um comentário