sexta-feira, 31 de julho de 2015

WRC - Dia 1 Neste Oil Rally Finland 2015

O Neste Oil Rally Finland foi ontem para a estrada com a disputa do habitual Shakedown e a realização de uma super especial em Harju. As classificativas a sério começaram hoje, tendo dupla passagem pela mítica Ouninpohja com os seus 34,39 quilómetros, 75 saltos e sem qualquer assistência ao longo das nove especiais de hoje.




Sébastien Ogier foi o mais rápido na super especial, perdeu a liderança na primeira especial de hoje para Kris Meeke, mas viria a recuperar a primeira posição no troço seguinte. No entanto, na segunda passagem por Ouninpohja, Jari Matti Latvala foi o mais rápido e passou para a frente do rally, com Ogier a 2,6s na segunda posição.

Kris Meeke passou pela liderança na primeira especial do dia, teve alguns problemas nos travões, baixou para terceiro e depois sofreu uma penalização de 10 segundos por ter chegado um minuto atrasado ao inicio da nona especial.

Ott Tänak começou o dia na quarta posição, mas na terceira especial do dia, o estónio partiu um amortecedor e terminou a etapa apenas na décima posição pois, sem assistência a meio do dia, foi impossível colocar o carro em condições.

Hayden Paddon passou para a quinta posição na primeira especial do dia, sendo de novo o melhor Hyundai em prova, até capotar o carro coreano e ficar fora do rally. Até à altura a equipa ainda não tinha comunicado se iria prosseguir em rally2.

Elfyn Evans também estava competitivo no inicio do dia, mas, viria a dar um toque num morro e danificar a suspensão traseira direita. Tal como o seu companheiro de equipa, Evans também teve de prosseguir com o carro nestas condições por não haver assistência intermédia num dia tão longo como o de hoje.

Depois de um bom tempo na super especial, Andreas Mikkelsen começou o dia sem confiança e acabou mesmo por ter uma aparatosa saída de estrada quando ocupava a sexta posição. Os danos no Volkswagen foram demasiados para continuar no rally amanhã, sendo o fim da prestação do piloto norueguês.

Com o melhor tempo no Shakedown, Mads Ostberg não começou o rally muito rápido. Depois dos problemas de suspensão com os dois carros da M-Sport e do acidente de Mikkelsen, o norueguês da Citroën passou para a quarta posição e começou a melhorar os seus tempos, estando a 10,1s de Kris Meeke.

Robert Kubica chegou a passar pela sexta posição, mas teve uma manhã com problemas no diferencial, furou um pneu e depois chegou ao reagrupamento sem alternador, já não conseguindo chegar ao inicio da sexta especial.

Thierry Neuville começou esta manhã fora do top 10, mas foi subindo na classificação ao beneficiar dos problemas e erros de outros pilotos, para terminar o dia em quinto da classificação geral.

Dani Sordo também estava no mesmo ritmo de Neuville e tal como o belga, conseguiu subir na classificação devido aos problemas de outros pilotos. O espanhol até estava melhor do que Neuville, mas teve alguns problemas com o escape do Hyundai e perdeu uma posição para o belga, estando os dois Hyundai separados por apenas 2,7s.

Com muitas cautelas no seu regresso a uma viatura WRC, Juho Hänninen é na altura o melhor Ford em prova ao ocupar a sétima posição. No final do dia, o finlandês queixou-se de um problema no motor que esperava ver resolvido na assistência.

Martin Prokop esteve numa boa luta com Hänninen pela melhor posição de piloto privado, mas, o checo perdeu algum tempo durante a tarde, estando a ocupar a nona posição.

Esapekka Lappi está a dominar no WRC2. No inicio da manhã ainda teve alguma oposição por parte de Pontus Tidemand e de Jarkko Nikara (que substitui Jari Ketomaa), mas ambos atrasaram-se, estando Tiedemand em segundo a mais de 1 minuto de Lappi e Stéphane Lefebvre na terceira posição.

Quentin Gilbert está a dominar o WRC3 e o campeonato Júnior com enorme vantagem para o segundo classificado.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (6); Jari-Matti Latvala (3); Kris Meeke (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Kris Meeke (SS2); Sébastien Ogier (SS3 a 7); Jari-Matti Latvala (SS8 a 10)

DIA 1


























PRINCIPAIS ABANDONOS:
17 Alexey Lukyanuk / Alexey Arnautov (RUS) Ford Fiesta RS WRC (acidente nos testes)
9 Andreas Mikkelsen / Ola Fløene (NOR) Volkswagen Polo R WRC (acidente na SS5)
14 Robert Kubica / Maciej Szczepaniak (POL) Ford Fiesta RS WRC (avaria antes da SS6)
20 Hayden Paddon / John Kennard (NZL) Hyundai i20 WRC (acidente na SS6)
47 Eric Camilli / Benjamin Veillas (FRA) Ford Fiesta R5 (acidente na SS3)
50 Sander Pärn / James Morgan (EST/GBR) Ford Fiesta R5 (perdeu roda na SS3)
44 Craig Breen / Scott Martin (IRL/GBR) Peugeot 208 T16 (motor após SS5)




































Sem comentários:

Enviar um comentário