domingo, 22 de março de 2015

ITÁLIA - Rally il Ciocco 2015

Pelo quinto ano consecutivo, O Rally il Ciocco teve a honra de ser o primeiro evento do CIR (Campeonato Italiano de Rally). Com a super especial anulada que se ia realizar na última sexta-feira, o rally desenrolou-se na sua maioria durante o sábado e terminou hoje com dupla passagem pelos 20,55 quilómetros de Coreglia.



Paolo Andreucci venceu a primeira especial disputada mas, logo na seguinte, o campeão ficou sem travões dianteiros, seguido de um principio de incêndio nos mesmos. Andreucci arrastou-se durante a primeira secção, caindo de primeiro para décimo terceiro.
Com o azar de Andreucci, Giandomenico Basso passou para a frente do rally, venceu as últimas três especiais da primeira secção disputada, com uma liderança de 17,3s para Alessandro Perico que também já tinha sido mais rápido em duas especiais.

No sábado à tarde, Basso não venceu qualquer especial, não perdeu a liderança mas, ainda apanhou um susto com uma ligeira saída de estrada que poderia ter tido outras consequências.
Alessandro Perico mantinha a segunda posição a 21,5s do líder e Andreucci já tinha recuperado até à sétima posição, com a ajuda do abandono de Umberto Scandola que teve uma rara avaria no Fabia S2000. Enquanto não tem disponível o novo Fabia R5, o piloto da Skoda Itália já tinha recuperado até terceiro mas, ficou claro que o S2000 perdeu muito tempo nos troços mais sinuosos e com ganchos.

Com duas especiais para disputar na manhã de domingo mas, com 40 quilómetros em asfalto húmido, Giandomenico Basso deitou tudo a perder quando deixou a traseira escorregar e danificar uma das rodas do Fiesta R5 LDI. Basso arrastou-se até ao final da especial, baixou para sexto mas, já não arrancou para o último troço.
Alessandro Perico ficou com a liderança de bandeja, bastando-lhe controlar a boa vantagem para o piloto mais próximo e vencer pela primeira vez no Rally il Ciocco.
A luta pela segunda posição só foi decidida na derradeira especial, com Rudy Michelini e Nicola Caldani a partirem na segunda passagem por Coreglia com apenas 5 segundos de diferença. Caldani foi mais rápido 5,5s do que Michelini, conseguindo passar para a segunda posição com 0,5s de vantagem mas, acabaria por ser penalizado em 10s por falsa partida.
Stefano Albertino manteve a quarta posição que tinha conquistado após o abandono de Basso, ficando à frente de Paolo Andreucci que ainda conseguiu recuperar mais duas posições.

Luca Rossetti partia como favorito para vencer nas duas rodas motrizes mas, o ex-campeão bateu de frente na primeira especial com o novo Clio R3T, conseguiu terminar o troço mas, já não arrancou no seguinte.
O jovem Giuseppe Testa e Giacomo Scattolon tiveram uma luta durante todo o rally, só ficando decidida na derradeira especial, com Testa a vencer nos 2WD num 208 R2, com uma vantagem de 0,6s para o Clio R3 de Scattolon.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Paolo Andreucci (7); Alessandro Perico (2); Giandomenico Basso (3); Nicola Caldani (2)
LÍDERES DO RALLY:
Paolo Andreucci (SS2): Giandomenico Basso (SS3 a 13); Alessandro Perico (SS14 a 15)

38º RALLY IL CIOCCO










PRINCIPAIS ABANDONOS:
19 Luca Rossetti / Matteo Chiarcossi (ITA) Renault Clio R3T (após SS2/ acidente)
3 Umberto Scandola / Guido D'Amore (ITA) Skoda Fabia S2000 (avaria na SS12)
2 Giandomenico Basso / Mitia Dotta (ITA) Ford Fiesta R5 LDI (após SS14/ acidente)





































Sem comentários:

Enviar um comentário