domingo, 28 de março de 2021

REPÚBLICA CHECA - Kowax Valašská Rally ValMez 2021

Teve inicio este fim de semana o sempre bem apetrechado Campeonato da Rep. Checa de Ralis, com a disputada do 39.º Kowax Valasská Rally ValMez. Prova igualmente elegível para o ERT Central, o “Valáquia” que foi uma das (apenas) três provas realizadas na temporada passada elegiveis para o principal C. checo da modalidade, disputou-se a porta fechada, onde se assistiu a uma notável prestação Nikolay Gryazin. 

Carlos da Silva




A bordo de VW Polo GTI R5 da Sports Racing Technologies, o piloto russo liderou aquele rali de fio-a-pavio, vencendo 8 das 10 especiais do programa, terminando com uma vantagem superior a 46 seg. sobre Jan Kopecky. O ex-piloto oficial da Skoda Motorsport, estrutura que esta temporada, relembre-se, irá se focalizar apenas no apoio técnico aos seus clientes, teve que se aplicar para levar de vencida por apenas 3,7 seg. o outro Skoda Fabia Rally2 evo tripulado por Filip Mares, após ter sofrido uma penalização de 10 seg. por atraso, devido um erro quase infantil. 

De facto na ligação da 3.ª para a 4.ª especial, o sete vezes campeão nacional checo esqueceu-se de apertar umas rodas traseiras do carro da Agrotec, tendo a mesma saltado pouco depois. Numa verdadeira operação contra ao tempo, Kopecký e o seu navegador Jan Hlousek conseguiram minimizar os danos sofridos, o suficiente para se manterem em prova e como “prémio” a vitória entre a armada local.

Com Václav Pech jun. a ficar muito cedo fora de prova devido a um problema mecânico surgido no seu habitual Ford Focus RS WRC '06, e com o abandono por despiste de Adam Brezík num Skoda Fabia R5, a jovem promessa local Dominik Stríteský (Skoda Fabia R5) acabaria por conquistar uma fantástica quarta posição final. Na sua prova de estreia a bordo de um Rally2, Stríteský de apenas de 21 anos e que já tem no seu curriculum dois títulos conquistados na Peugeot Rally Cup (2020) e da Opel Adam Cup em 2019, afigura-se como a próxima “grande estrela” da modalidade naquele país.

Erik Cais em Ford Fiesta Rally2 (5.º), Jan Cerny num Skoda Fabia Rally2 evo (6.º) e Miroslav Jakes num Skoda Fabia R5 da primeira geração (7.º), acabaram separados por menos 15 segundos, revelando um andamento muito similar ao longo de toda a prova. Destaque para a luta pela vitória na RC4, onde o local René Dohnal (Peugeot 208 Rally4) viria a bater por apenas 5 seg. o irlandês William Creighton, que participou naquela prova a bordo de um Ford Fiesta Rally4 da Orsák Rally Sport, visando a sua participação este ano na JWRC. 


39º KOWAX VALASSKÁ RALLY VALMEZ



VENCEDORES DE TROÇOS:
Nikolay Gryazin (8); Jan Kopecký (2)
LÍDERES DO RALLY:
Nikolay Gryazin (SS1 a 10)

PRINCIPAIS ABANDONOS:
3 Václav Pech Jr. / Petr Uhel (CZ) Ford Focus RS WRC '06 (SS2)
15 Adam Březík / Ondřej Krajča (CZ) Škoda Fabia R5 (acidente SS6)








Sem comentários:

Enviar um comentário