domingo, 26 de abril de 2020

WRC - World Rally Championship 1987

O World Rally Championship de 1987 foi a 15ª temporada do Campeonato Mundial de Rally (WRC). A temporada consistiu em 13 rallies nos mesmos locais da temporada anterior., com a única alteração a ser o Rally Olympus de dezembro para junho no calendário.







1987 marcou o início de uma nova era para o WRC, pois foi a primeira temporada sem os poderosos e populares carros do Grupo B, sendo agora os carros do Grupo A a chegarem à vanguarda do cenário mundial e a instituição de campeonatos não apenas para fabricantes e pilotos, mas também pilotos de produção (Gr.N) e carros de tração às duas rodas.
O Grupo A permaneceria na vanguarda do campeonato por dez anos, onde uma nova especificação, world rally car foi feito padrão em 1997. A FIA também alterou as regras básicas de pontuação para os fabricantes, embora eles mantivessem a política de ter dois rallies que não contam para o total dos construtores. A Nova Zelândia e a Costa do Marfim foram selecionadas em 1987 para contar apenas para os títulos de pilotos.


A Martini Lancia mostrou-se mais bem sucedida na adaptação aos novos carros de menor potência, introduzindo o Lancia Delta HF 4WD, pilotado pelos finlandeses Juha Kankkunen e Markku Alén, bem como o italiano Miki Biasion. Entre os três, a Lancia acumulou nove vitórias na temporada de 13 rallies, dominando a luta dos construtores para o campeonato. Enquanto isso, os três pilotos dividem o sucesso entre eles, colocando-se de perto nos três primeiros lugares para o título de pilotos até o final da temporada que ficaria nas mão se Juha Kankkunen.

LANCIA DELTA HF 4WD - A8
Lancia Martini Racing
2.000cc; 240-260cv;
Juha Kankkunen - 7 eventos . 1º USA e RAC; 2º Monte Carlo e Acrópole; 3º Suécia
Markku Alén - 7 eventos . 1º Portugal, Acrópole e Finlândia; 3º USA
Massimo Biasion - 7 eventos . 1º Monte Carlo, Argentina e Sanremo; 2º USA; 3º Córsega
Bruno Saby - 3 eventos . 2º Sanremo
Mikael Ericsson - 4 eventos . 2º Suécia
Yves Loubet - 2º Córsega
Jorge Recalde - 2 eventos . 2º Argentina
Vic Preston jr - 14º Safari
Alex Fiorio - 7º Sanremo
Carlos Bica e Russell Brookes - 1 evento
Paolo Alessandrini - 2 eventos . 5º USA
Franz Wittmann - 1º Nova Zelândia
Fabrizio Tabaton - 5º Sanremo



A Audi Sport manteve Hannu Mikkola e Walter Röhrl, embora não conseguissem duplicar o sucesso de suas temporadas no Grupo B, com ambos a se colocarem bem abaixo na disputa pelo título dos pilotos. A Audi, no entanto, ganhou alguns pontos de outra equipe da Clarion Team Europe com o piloto Per Eklund a contribuir com 26 pontos para o esforço do trabalho, enquanto que Georg Fischer acrescentou mais oito, reforçando a oferta da Audi para o segundo lugar final no campeonato.

AUDI 200 T QUATTRO
Walter Röhrl - 3 eventos . 2º Safari; 3º Monte Carlo
Hannu Mikkola - 3 eventos . 1º Safari; 3º Acrópole

AUDI COUPE QUATTRO
Rudi Stohl - 6 eventos . 7º Portugal e Safari
'Tchine' - 2 eventos . 11º Monte Carlo
Per Eklund - 3 eventos . 4º Finlândia
Bror Danielsson - 9º Suécia
Gunnar Pettersson - 1 evento
Martin Ericsson - 3 eventos
Georg Fischer - 6º Portugal
Jorge Recalde - 4º Acrópole
John Buffum - 1 evento
Tomi Palmqvist - 8º Finlândia
Sebastian Lindholm - 7º Finlândia
David Llewellin - 2 eventos . 6º RAC




A Philips Renault Elf equipe lutou durante a temporada com o Grupo A Renault 11 Turbo. Os pilotos franceses Jean Ragnotti e François Chatriot não conseguiram muito sucesso, com o destaque de sua temporada chegando em Portugal com o segundo lugar de Ragnotti.

RENAULT 11 TURBO - A7
(1.400cc; 180cv; 900kg)
Jean Ragnotti - 4 eventos . 2º Portugal
François Chatriot - 4 eventos . 5º Portugal e Córsega
Alain Oreille - 2 eventos . 9º Córsega
Inverno Amaral - 12º Portugal
Manuel Mello Breyner - 1 evento

RENAULT 11 TURBO (C375) - A7
(1.400cc; 185cv; 900kg)
Jean Ragnotti - 3º Sanremo
François Chatriot - 11º Sanremo









A Volkswagen Motorsport acompanhou o sucesso da temporada anterior com o sueco Kenneth Eriksson, vencedor do campeonato de pilotos do Grupo A em 1986. Eriksson foi o quarto colocado na temporada, superado apenas pelos pilotos de Lancia. A Volkswagen, sem um segundo grande piloto, foi superada não só pela Lancia, mas pela Audi e pela Renault também na classificação dos fabricantes.

VOLKSWAGEN GOLF MK2 GTI 16V - A7
(1.800cc; 195cv; 920kg)
Kenneth Eriksson - 10 eventos . 1º Costa do Marfim; 2º Nova Zelândia; 3º Portugal
Erwin Weber - 6 eventos . 3º Argentina e Costa do Marfim
Eric Mauffrey - 3 eventos . 14º Sanremo
Laurent Poggi - 10º Córsega







A Ford Motor Company fez seu retorno à concorrência séria ao contratar os pilotos Ari Vatanen e Stig Blomqvist, mas lutou no início com o Sierra XR 4x4. O carro foi descartado, sua substituição na equipe de trabalho chegando no final da temporada na forma do redesenhado Sierra RS Cosworth, que encontrou com muito maior sucesso, desafiando o dominante Lancia nos três eventos finais da temporada.

FORD SIERRA RS COSWORTH - A8
Kalle Grundel - 2 eventos
Stig Blomqvist - 4 eventos . 2º RAC; 3º Finlândia
Ari Vatanen - 2º Finlândia
Didier Auriol - 3 eventos . 4º Sanremo
Carlos Sainz - 3 eventos . 7º Córsega
Jimmy McRae - 2 eventos . 3º RAC
Joaquim Santos - 9º Portugal
Chris Mellors - 13º RAC
Gwyndaf Evans (N4) - 1 evento

FORD SIERRA XR4X4 - A8
Stig Blomqvist - 3 eventos . 6º Suécia
Kalle Grundel - 1 evento
Robert Droogmans - 1 evento













MAZDA 323 4WD - A8
Timo Salonen - 4 eventos . 1º Suécia
Ingvar Carlsson - 5 eventos . 4º Monte Carlo e Suécia
Mikael Sundström - 3 eventos
Harri Toivonen - 2 eventos
Rod Millen - 4º USA
Jon Woodner - 1 evento
Tony Teesdale - 4º Nova Zelândia
Neil Allport - 1 evento








TOYOTA SUPRA 3.0i TURBO (MA70) - A8
(3.000cc; 400cv; 1400kg)
Lars-Erik Torph - 1 evento
Björn Waldegård - 1 evento

TOYOTA SUPRA 3.0i (MA70) - A8
(3.000cc; 290cv; 1450kg)
Lars-Erik Torph - 2 eventos . 3º Safari
Björn Waldegård - 2 eventos . 6º USA
Robin Ulyate - 2 eventos . 6º Safari

TOYOTA COROLLA GT - A6
(1.600cc; 180cv; 920kg)
António Coutinho - 11º Portugal
Jorge Ortigão - 1 evento
Ken Adamson - 6º Nova Zelândia
Patrick Copetti - 5º Costa do Marfim
Adolphe Choteau - 6º Costa do Marfim
Samir Assef - 1 evento
Raimund Baumschlager - 20º Sanremo
Jean-Pierre van de Wauwer - 1 evento 






BMW M3 - A8
(2.300cc; 300cv; 1025kg)
Bernard Béguin - 1º Córsega
Marc Duez - 6º Córsega
Patrick Bernardini - 1 evento












OPEL KADETT GSI 2.0 - A7
(1.800cc; 185cv; 980kg)
Rauno Aaltonen - 9º Safari
Mats Jonsson - 2 eventos . 7º RAC
Sepp Haider - 3 eventos . 10º Sanremo
Guy Fréquelin, Pentti Airikkala, Malcolm Wilson, Andrew Wood - 1 evento

OPEL KADETT GSI 1.8 - A7
(1.800cc; 170cv; 940kg)
Björn Johansson - 12º Suécia
Mats Jonsson - 13º Suécia
Håkan Eriksson, Derek Bell e Dave Metcalfe - 1 evento




SUBARU LEONE RX TURBO - A8
(1.800cc; 190cv; 1100kg)
Ari Vatanen - 10º Safari
'Possum' Bourne - 3 eventos . 3º Nova Zelândia
Per Eklund - 2 eventos . 5º Safari
Frank Tundo - 13º safari
Patrick Njiru - 19º Safari
Simon Davies - 8º Nova Zelândia







NISSAN 200SX - A8
(3.000cc; 230cv; 1350kg)
Shekhar Mehta - 4 eventos . 2º Costa do Marfim
Andrea Zanussi - 2 eventos
Mike Kirkland - 3 eventos . 8º Safari
Per Eklund - 9º USA
Alain Ambrosino - 1 evento
'Stratissino' - 11º Acrópole
Jayant Shah - 12º Safari








FIAT UNO TURBO
(1.400cc; 150cv)
Jorge Recalde - 10º Portugal













ALFA ROMEO 75 TURBO - A8
(1.800cc; 240cv; 1080kg)
Laurent Albertini - 13º Córsega














MERCEDES 190E 2.3 16V - A8
(2.300cc; 220cv; 1130kg)
Bernard Darniche - 2 eventos
Dany Snobeck - 1 evento














MITSUBISHI STARION TURBO - A8
(2.000cc; 280cv)
David Officer - 5º Nova Zelândia
Graham Coey - 1 evento
Antero Laine - 17º Finlândia
Lasse Lampi - 1 evento
Patrick Tauziac - 4º Costa do Marfim
Martial Yacé - 7º Costa do Marfim







PEUGEOT 205 GTI 1.9 - A7
(1.900cc; 175cv; 875kg)
Harry Joki, Kalle Grundel, Louise Aitken-Walker, Jean-Pierre Ballet - 1 evento
Andrea Aghini (N3) - 1 evento














































Sem comentários:

Enviar um comentário