O World Rally Championship foi a 14ª temporada do Campeonato Mundial de Rally (WRC) da Fédération Internationale de l'Automobile (FIA). A temporada foi composta por 13 rallies, incluindo todos os doze locais da temporada anterior, bem como a adição do Rally Olympus, marcando o retorno do WRC aos Estados Unidos e à América do Norte, bem como, o primeiro rally mundial a ser realizado no lado ocidental do continente. O rally de dezembro também seria o único evento da WRC a contar com a competição do Grupo B nos Estados Unidos.
1986 foi notável por ser a última temporada do Campeonato Mundial de Rally com os populares carros do Grupo B, que foram banidos após os acidentes fatais no Rally Portugal, onde três espectadores perderam a vida e mais de 30 feridos, e no Tour de Corse, onde Henri Toivonen e seu co-piloto Sergio Cresto morreram num trágico acidente. Este foi o ano em que os Grupo B (introduzido pela primeira vez em 1982) estava no seu auge, e a temporada de 1986 viu alguns dos carros de rally mais poderosos e sofisticados já construídos, alguns dos quais eram com motor central, como o Lancia Delta S4, Peugeot 205 T16, MG Metro 6R4 e o Ford RS200. O campeonato de pilotos foi ganho por Juha Kankkunen, da Peugeot, seguido por outros dois "Flying Finns", Markku Alén de Lancia e Timo Salonen, companheiro de Kankkunen. O título dos construtores foi conquistado pela Peugeot, após uma batalha apertada com a equipe Lancia, patrocinada pela Martini.
A temporada começou com o Rally de Monte Carlo e Henri Toivonen a conquistar a vitória com o seu Lancia Delta S4, tornando-se o favorito ao título. No Rally Sueco de neve e gelo no inverno, Toivonen abandonou devido a uma falha no motor e Juha Kankkunen venceu o evento com seu Peugeot 205 Turbo 16 E2, à frente do companheiro de equipe de Toivonen, o finlandês Markku Alén. No rally seguinte em Portugal, Joaquim Santos perdeu o controle do seu Ford RS200 e mergulhou na multidão, matando três espectadores e ferindo mais de 30. Todos os pilotos oficiais decidiram abandonar o rally, dando a vitória ao piloto local, Joaquim Moutinho.
Após o triunfo do veterano sueco Björn Waldegård no extremamente árduo e difícil Rally Safári no Quênia num Toyota Celica do Grupo B sobre Alén e o seu Lancia 037 Evo (que foi o antecessor da S4 e usado apenas pela Lancia para o Rally no Safári; o S4 não foi usado para o Rally safári devido a Lancia determinar que era muito novo e não desenvolvido o suficiente para esse rally).
Outro acidente fatal no Tour de Corse, na ilha francesa da Córsega, mudaria o curso do rally. Toivonen e o seu co-piloto Sergio Cresto num Lancia, saíram de estrada com alguma violência. O tanque de combustível de alumínio debaixo do banco do piloto foi rasgado pelas árvores e explodiu. Toivonen e Cresto não tiveram tempo de sair e ambos morreram queimados nos seus assentos. O infortúnio não teve testemunhas próximas o suficiente para ver claramente o acidente.
Outro acidente fatal no Tour de Corse, na ilha francesa da Córsega, mudaria o curso do rally. Toivonen e o seu co-piloto Sergio Cresto num Lancia, saíram de estrada com alguma violência. O tanque de combustível de alumínio debaixo do banco do piloto foi rasgado pelas árvores e explodiu. Toivonen e Cresto não tiveram tempo de sair e ambos morreram queimados nos seus assentos. O infortúnio não teve testemunhas próximas o suficiente para ver claramente o acidente.
Isso fez com que Jean-Marie Balestre e a FISA congelassem imediatamente o desenvolvimento dos carros do Grupo B e os proibissem de competir na temporada de 1987. A Audi decidiu retirar-se da competição, enquanto outras equipes continuaram com seus modelos do Grupo B até o final da temporada. O chefe da Peugeot, Jean Todt, ficou indignado com a proibição e entrou com uma ação judicial contra a federação. Após a aposentadoria remanescente da Lancia, o Tour de Corse acabou sendo vencido por Bruno Saby, da Peugeot, que marcou sua primeira vitória na carreira no WRC. O Rally da Acrópole na Grécia e o Rally da Nova Zelândia foram ganhos consecutivamente por Kankkunen; e o terceiro piloto a conquistar sua vitória na temporada foi Miki Biasion, da Lancia, que superou o companheiro de equipe Alén ao vencer o Rally da Argentina.
Os pilotos finlandeses terminaram em primeiro, segundo e terceiro no Rali Jyväskylä (também conhecido como Rally da Finlândia ou 1000 Lagos, o rally mais rápido do ano), com Salonen e Kankkunen dando à Peugeot um resultado de 1-2, com Alén a chegar em terceiro para Lancia. Isso não foi uma grande surpresa, já que este rally só tinha sido ganho por pilotos finlandeses e suecos até 1990.
O Rally da Costa do Marfim, considerado o mais exigente, cansativo e certamente o rally mais repleto de atritos do ano (um rally onde os pilotos tinham uma chance inacreditável de terminar) foi ignorado por todas as equipes do Grupo B, com excepção da Toyota, foi ganho por Waldegård no seu Celica.
A temporada incluiu mais controvérsia quando os organizadores do Rallye Sanremo desclassificaram toda a equipe Peugeot do evento devido a saias laterais ilegais. No entanto, os carros foram provados legais pela FISA, e os organizadores italianos foram culpados por não permitir que os Peugeot franceses levassem a vitória à frente do italiano da Lancia. Eventualmente, a FISA anulou os resultados de todo o evento. A Peugeot tornou-se então campeã dos fabricantes, mas Kankkunen não tinha certeza sobre seu título sobre Alén até três semanas após o término da temporada, no Rally RAC no Reino Unido, especificamente País de Gales e Inglaterra. Salonen venceu este rally, com Alén a terminar em segundo e Kankkunen em terceiro, sendo o suficiente para Kankkunen vencer o Campeonato de Pilotos.
A última rodada do WRC do ano foi o primeiro Rally Olympus no estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, que Alén venceu, com Kankkunen a terminar em segundo.
O Rally da Costa do Marfim, considerado o mais exigente, cansativo e certamente o rally mais repleto de atritos do ano (um rally onde os pilotos tinham uma chance inacreditável de terminar) foi ignorado por todas as equipes do Grupo B, com excepção da Toyota, foi ganho por Waldegård no seu Celica.
A temporada incluiu mais controvérsia quando os organizadores do Rallye Sanremo desclassificaram toda a equipe Peugeot do evento devido a saias laterais ilegais. No entanto, os carros foram provados legais pela FISA, e os organizadores italianos foram culpados por não permitir que os Peugeot franceses levassem a vitória à frente do italiano da Lancia. Eventualmente, a FISA anulou os resultados de todo o evento. A Peugeot tornou-se então campeã dos fabricantes, mas Kankkunen não tinha certeza sobre seu título sobre Alén até três semanas após o término da temporada, no Rally RAC no Reino Unido, especificamente País de Gales e Inglaterra. Salonen venceu este rally, com Alén a terminar em segundo e Kankkunen em terceiro, sendo o suficiente para Kankkunen vencer o Campeonato de Pilotos.
A última rodada do WRC do ano foi o primeiro Rally Olympus no estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, que Alén venceu, com Kankkunen a terminar em segundo.
1986 marcou a única temporada em que a FIA emitiu o Campeonato Mundial de Pilotos de Carros do Grupo A. O sueco Kenneth Eriksson, num Volkswagen Golf GTI 16V, ficou com o título à frente do austríaco Rudi Stohl no seu Audi Coupe Quattro, uma versão de menor potência do Grupo B Quattro. Este campeonato tornou-se desnecessário nos próximos anos devido à eliminação dos carros do Grupo B. A partir de 1987, os carros do Grupo A seriam os veículos usados pelos pilotos que competiam pelo principal Campeonato Mundial de Rally para Pilotos.
Peugeot Talbot Sport
(1.800cc; 480-550cv; 910kg)
(1.800cc; 480-550cv; 910kg)
Timo Salonen - 9 eventos . 1º Finlândia e RAC
Juha Kankkunen - 11 eventos . 1º Suécia, Acrópole e Nova Zelândia; 2º USA; 3º RAC
Bruno Saby - 5 eventos . 1º Córsega; 3º Acrópole
Shekhar Mehta - 8º Safari
Michèle Mouton - 1 evento
Stig Blomqvist - 2 eventos . 3º Argentina
Andrea Zanussi - 1 evento
Mikael Sundström - 4º RAC
Michèle Mouton - 1 evento
Paolo Alessandrini - 1 evento
Martini Lancia
1.800cc; 480-550cv; 890kg
1.800cc; 480-550cv; 890kg
Henri Toivonen - 4 eventos . 1º Monte Carlo
Markku Alén - 11 eventos . 1º Sanremo e RAC; 2º Suécia, Nova Zelândia e Argentina
Mikael Ericsson - 4 eventos . 4º Nova Zelândia
Massimo Biasion - 7 eventos . 1º Argentina; 3º Nova Zelândia e Sanremo
Jorge Recalde . 4º Argentina
Kalle Grundel . 6º Finlândia
Paolo Alessandrini . 6º USA
Fabrizio Tabaton - 1 evento
Martini Lancia
2.100cc; 345cv; 960kg
2.100cc; 345cv; 960kg
Markku Alén - 3º Safari
Miki Biasion e Vic Preston Jr - 1 evento
Salvador Servià - 7º Monte Carlo
Carlos Bica - 2º Portugal
Volkswagen Motorsport
Kenneth Eriksson - 9 eventos . 5º Argentina
Franz Wittmann - 6 eventos . 7º Argentina
VOLKSWAGEN GOLF MK2 GTi 16V - A7
Volkswagen Motorsport
Kenneth Eriksson - 2 eventos . 5º Sanremo
Walter Röhrl - 2 eventos . 4º Monte Carlo
Hannu Mikkola - 2 eventos . 3º Monte Carlo
Harald Demuth - 1 evento
John Buffum - 3º USA
Timo Heinonen - 11º Finlândia
Wilfried Wiedner - 6º Costa do Marfim
Rudolf Stohl - 5 eventos . 7º Costa do Marfim
Sebastian Lindholm - 2 eventos . 13º Finlândia
Mikael Ericsson - 2 eventos . 4º Suécia
Sören Nilsson . 11º Suécia
Gunnar Pettersson - 2 eventos . 5º Suécia
Lasse Lampi - 2 eventos . 9º Finlândia
Rudolf Stohl - 3 eventos . 6º Acrópole e Argentina
Jorge Recalde - 1 evento
Ford Motor Co
1.800cc; 450cv; 1050kg
1.800cc; 450cv; 1050kg
Stig Blomqvist - 4 eventos
Kalle Grundel - 3º Suécia
Joaquim Santos, Mark Lovell - 1 evento
Toyota Team Europe
2.100cc; 380cv; 1100kg
2.100cc; 380cv; 1100kg
Björn Waldegård - 3 eventos . 1º Safari e Costa do Marfim
Erwin Weber - 2 eventos . 3º Costa do Marfim
Lars-Erik Torph - 3 eventos . 2º Safari e Costa do Marfim
Steve Millen - 1 evento
Klaus Fritzinger - 4 eventos . 16º Monte Carlo
Jorge Ortigão - 4º Portugal
António Coutinho (N2) - 10º Portugal
Horácio Franco (N2) - 1 evento
Ian Duncan - 1 evento
Société Diac
François Chatriot . 2º Córsega
Joaquim Moutinho . 1º Portugal
Paul Rouby . 6º Córsega
Jean Ragnotti - 2 eventos . 4º Córsega
Alain Oreille - 2 eventos . 8º Monte Carlo
Fuji Heavy Industries
1800cc; 190cv; 1100kg
1800cc; 190cv; 1100kg
Mike Kirkland - 2 eventos . 6º Safari
'Possum' Bourne - 3 eventos . 8º USA
Frank Tundo - 2 eventos . 7º Safari
Austin Rover World Championship Team
3.000cc; 410cv; 1040kg
3.000cc; 410cv; 1040kg
Tony Pond - 5 eventos . 6º RAC
Harri Toivonen - 2 eventos . 8º Finlândia
Malcolm Wilson - 7 eventos . 4º Sanremo
Per Eklund - 3 eventos . 7º Finlândia e RAC
Marc Duez - 3 eventos
Didier Auriol - 1 evento
Jimmy McRae - 8º RAC
David Llewellin - 9º RAC
Citroën Competition
2.200cc; 380cv; 1150kg
2.200cc; 380cv; 1150kg
Jean-Claude Andruet - 3 eventos . 6º Suécia
Philippe Wambergue - 3 eventos
Maurice Chomat - 1 evento
Paul-Marc Meylan - 3 eventos
Neil Allport - 6º Nova Zelândia
Mazda Rally Team Europe
1.600cc; 250cv; 1050kg
1.600cc; 250cv; 1050kg
Ingvar Carlsson - 4 eventos . 10º RAC
Achim Warmbold - 1 evento
Rod Millen - CRC / Mazda - 2 eventos . 7º USA
Neil Allport . 11º USA
Russell Brookes - 1 evento
'Tchine' - 4 eventos . 5º Portugal
Giovanni Recordati - 5 eventos . 8º Portugal
Björn Johansson - 9º Suécia
Mats Jonsson - 12º Suécia
Pentti Airikkala - 16º RAC
Andrew Wood - 24º RAC
Dave Metcalfe - 1 evento
Louise Aitken-Walker - 15º RAC
'Stratissino' - 5º Acrópole
Giórgos Moschous - 8º Acrópole
Paddy Davidson - 8º Nova Zelândia
Reginald Cook - 9º Nova Zelândia
Jayant Shah, Yoshio Iwashita - 1 evento
Alain Ambrosino - 8º Costa do Marfim
Rothmans Porsche Rally Team
Saeed Al-Hajri - 4º Acrópole
Skoda Team
1.300cc; 132cv; 850kg
1.300cc; 132cv; 850kg
Ladislav Křeček - 4 eventos . 6º Sanremo
Svatopluk Kvaizar - 3 eventos . 9º Sanremo
John Haugland - 15º RAC
Svatopluk Kvaizar - 21º RAC
1.300cc; 150cv; 875kg
Jolly Club
Giovanni del Zoppo - 5 eventos . 3º Portugal
Michele Rayneri - 5 eventos . 10º Acrópole
Alessandro Fiorio - 5 eventos . 7º Sanremo
Mikael Sundström - 1 evento
Mauro Pregliasco - 1 evento
FIAT RITMO 130TC - A7
2.000cc; 200cv; 1140kg
Ramiro Fernandes - 7º Portugal
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