O World Rally Championship em 1973 foi a temporada inaugural do formato do Campeonato Mundial de Rally (WRC) da Fédération Internationale de l'Automobile (FIA). Foram 13 eventos, cada um realizado em um país diferente do mundo. Muitos dos eventos ainda se realizam até hoje, incluindo Monte Carlo, Suécia e o Rally RAC, enquanto outros logo seriam substituídos na programação. Como nas temporadas seguintes, eventos de gravilha/ terra formaram a maior parte do calendário. Dois em asfalto e um rally de neve e gelo também foram incluídos, bem como três eventos realizados numa mistura de estradas de superfície macia e dura.
O primeiro Campeonato de Fabricantes foi conquistado firmemente de forma esmagadora, pela Alpine-Renault, que já havia ganho fama competindo pelo campeonato internacional anterior de fabricantes. A Fiat ficou em segundo lugar à frente do desafiante Ford, mas não conseguiu desafiar seriamente a vencedora Alpina. No entanto, este também seria o último titulo para os franceses, uma vez que cedeu nos anos seguintes às empresas italianas Lancia e Fiat. Um fabricante francês não recuperaria um titulo novamente até que a Peugeot conseguisse com sucesso o Campeonato Mundial de Rally de 1985 para fabricantes.
O primeiro Campeonato de Fabricantes foi conquistado firmemente de forma esmagadora, pela Alpine-Renault, que já havia ganho fama competindo pelo campeonato internacional anterior de fabricantes. A Fiat ficou em segundo lugar à frente do desafiante Ford, mas não conseguiu desafiar seriamente a vencedora Alpina. No entanto, este também seria o último titulo para os franceses, uma vez que cedeu nos anos seguintes às empresas italianas Lancia e Fiat. Um fabricante francês não recuperaria um titulo novamente até que a Peugeot conseguisse com sucesso o Campeonato Mundial de Rally de 1985 para fabricantes.
Entre 1973 a 1978, o WRC só concedeu um campeonato para construtores. A pontuação foi dada para a entrada mais alta para cada fabricante. Se um determinado fabricante ficasse em 2º, 4º e 10º lugar, eles receberiam apenas pontos para o 2º lugar. No entanto, o fabricante ainda ganharia vantagem na pontuação de suas outras entradas, já que os pontos para o 4º e 10º lugar seriam negados a outros fabricantes.
(1.800cc; 185cv; 750kg)
Jean-Claude Andruet - 1 evento . 1º Monte Carlo
Bernard Darniche - 7 eventos . 1º Marrocos
Ove Andersson - 3 eventos . 2º Monte Carlo
Jean-Pierre Nicolas - 9 eventos . 1º Córsega
Jean-Luc Thérier - 9 eventos . 1º Portugal, Acrópole e Sanremo
Alpine-Renault A110 1600S - Gr.4
(1.600cc; 160cv; 650kg)
Jean-Luc Thérier - 1 evento . 7º Marrocos
(1.800cc; 175cv; 870kg)
Raffaele Pinto - 4 eventos . 7º Monte Carlo
Alcide Paganelli - 6 eventos . 6º Sanremo
Sergio Barbasio - 3 eventos . 5º Sanremo
Björn Waldegård - 3 eventos . 6º Marrocos
Håkan Lindberg - 3 eventos . 4º Acrópole
Rauno Aaltonen - 2 eventos . 2º Acrópole
Achim Warmbold - 2 eventos . 1º Polónia
Maurizio Verini - 2 eventos . 2º Sanremo
Giulio Bisulli - 1 evento . 4º Sanremo
Luís Netto (privado) - 1 evento . 4º Portugal
(2.000cc; 200cv; 790kg)
Hannu Mikkola (2.000) - 3 eventos . 4º Monte Carlo
Timo Mäkinen (2.000) - 4 eventos . 1º Finlândia e RAC
(1.800cc; 180cv; 790kg)
Chris Sclater - 2 eventos . 7º Acrópole
Vic Preston Jr - 2 eventos . 14º Safari
Roger Clark - 2 eventos . 2º RAC
John Buffum - 1 evento . 4º USA
Markku Alén - 1 evento . 3º RAC
Guy Chasseuil - 1 evento . 4º Córsega
(2.000cc; 1070kg)
Markku Alén - 1 evento . 2º Finlândia
Hannu Mikkola - 1 evento
Erkki Pitkänen - 1 evento . 12º Finlândia
Eeva Heinonen - 1 evento .18º Finlândia
Eero Soutulahti - 1 evento
Per-Inge Walfridsson - 2 eventos . 4º RAC
Jim Walker - 1 evento . 2º USA
(1.700cc; 170cv; 880kg)
Stig Blomqvist - 4 eventos . 1º Suécia
Per Eklund - 4 eventos . 2º Suécia
Simo Lampinen - 2 eventos . 4º Finlândia
Tapio Rainio - 2 eventos . 7º Finlândia
(2.400cc; 225cv; 920kg)
Rauno Aaltonen - 2 eventos
Tony Fall - 2 eventos . 9º Monte Carlo
Chris Sclater - 2 eventos
Harry Kallstrom - 1 evento
Shekhar Mehta (privado) - 3 eventos . 1º Safari
Edgar Herrmann (privado) - 1 evento
John Smiskol (privado) - 3º USA
1.800cc; 940kg)
Harry Källström - 1 evento . 2º Safari
Tony Fall - 1 evento . 4º Safari
Citroën DS 21 - Gr.2
(2.200cc; 185cv; 1250kg)
Francisco Romãozinho - 1 evento . 3º Portugal
Citroën DS 23 - Gr.2 (nova versão)
(2.400cc; 1280kg)
Bob Neyret - 1 evento . 2º Marrocos
Raymond Ponnelle (Gr.1) - 1 evento . 4º Marrocos
Jean Deschazeaux - 1 evento . 8º Marrocos
Richard Bochnicek (Gr.1 privado) - 1 evento . 3º Marrocos
(2.000cc; 195cv; 920kg)
Achim Warmbold - 5 eventos . 1º Áustria
Björn Waldegård - 4 eventos . 4º Áustria
Leif Asterhag (Tii) - 2 eventos
Lasse Jönsson (Tii) - 1 evento
Arne Allansson (Tii) - 2 eventos
(2.700cc; 210cv; 900kg)
Sobiesław Zasada - 1 evento
Björn Waldegård - 1 evento
Américo Nunes - 1 evento . 5º Portugal
Leo Kinnunen - 1 evento . 3º Finlândia
(1.600cc; 885kg)
Ove Andersson - 4 eventos . 8º Áustria
Leif Asterhag - 1 evento
Toyota Corolla Levin (TE 27) - Gr.2
Walter Boyce - 1 evento . 1º Canada
(1.900cc; 205cv; 885kg)
Lillebror Nasenius - 1 evento . 12º Monte Carlo
Anders Kulläng - 2 eventos . 13º Monte Carlo
Hannu Palin - 1 evento . 10º Finlândia
Esa Nuuttila - 1 evento . 11º Finlândia
Mêquêpê (Gr.1) - 1 evento . 5º Portugal
Antti Ojanen - 1 evento . 5º Finlândia
Ulf Grönholm - 1 evento . 6º Finlândia
Gunnar Blomqvist - 2 eventos . 6º RAC
Walter Röhrl - 3 eventos
Lars Carlsson - 2 eventos . 8º RAC
Rauno Aaltonen - 1 evento
(1.600cc; 165cv; 780kg)
Sandro Munari - 1 evento
Simo Lampinen - 2 eventos . 8º Sanremo
Harry Källström - 2 eventos . 4º Suécia
Amilcare Ballestrieri - 3 eventos
Mauro Pregliasco - 1 evento . 7º Sanremo
(1.600cc; 128cv; 850kg)
Harry Källström - 3 eventos . 11º Áustria
Tony Fall - 3 eventos . 10º Áustria
Georg Fischer - 3 eventos . 5º Acrópole
Björn Waldegård - 1 evento . 6º Suécia
Helmut Doppelreiter - 2 eventos . 8º Acrópole
(2.000cc; 170cv; 1150kg)
Ove Andersson - 1 evento . 3º Safari
Peter Huth - 1 evento . 4º Safari
Hugh Lionnet - 1 evento . 6º Safari
Bert Shankland - 1 evento
Hannu Mikkola - 1 evento
Tony Fall - 1 evento
Timo Mäkinen - 1 evento
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