sábado, 27 de janeiro de 2018

FINLÂNDIA - Arctic Lapland Rally 2018

Sendo o rally mais antigo do campeonato finlandês, o Arctic Lapland Rally voltou a inaugurar mais uma temporada na Finlândia.







Yazeed Al Rajhi esteve presente mais uma vez na Lapónia, tendo em vista a preparação do Rally Sweden. No entanto, o piloto da Arábia Saudita optou por parar ainda no inicio, por estar doente.

No seu segundo rally com o Fabia R5, Eerik Pietarinen não deu hipóteses a toda concorrência, liderando da primeira à última especial e ainda foi o mais rápido em 8 dos 11 troços do rally.

Teemu Asunmaa foi segundo durante todo o rally e até chegou a estar perto de Pietarinen, mas troço após troço, o campeão 2017 foi perdendo terreno e depois acabou por abandonar na derradeira especial com problemas mecânicos.

Após um acidente durante o shakedown, a equipa de Toni Gardemeister conseguiu recuperar o carro para Emil Lindholm competir pela primeira vez com o Fabia R5. O filho de Sebastian Lindholm foi ganhando confiança ao longo do rally, venceu dois troços e ainda terminou num excelente segundo lugar, após o abandono de Asunmaa.

Takamoto Katsuta esteve presente mais uma vez na Lapónia, para preparar o Rally Sweden na equipa de Tommi Makinen. O jovem japonês levou o Fiesta R5 até à terceira posição, mas travou uma forte batalha com Jukka Ketomäki num Fabia R5, com ambos a terminar separados por 5,7s.

Nas duas rodas motrizes, a vitória foi para Jaro Kinnunen num Peugeot 208 R2.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Eerik Pietarinen (8); Teemu Asunmaa (1); Emil Lindholm (2)
LÍDERES DO RALLY:
Eerik Pietarinen (SS1 a 11)

53º ARCTIC LAPLAND RALLY


PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Yazeed Al Rajhi / Michael Orr (SA/GB) Ford Fiesta RS WRC (motivos de saúde após SS2)
2 Teemu Asunmaa / Ville Mannisenmäki (FI) Skoda Fabia R5 (avaria na SS11)
15 Lukasz Habaj / Daniel Dymurski (PL) Ford Fiesta R5 (avaria na SS7)

Sem comentários:

Enviar um comentário