sexta-feira, 11 de setembro de 2015

WRC - Dia 1 Coates Hire Rally Australia 2015

Com uma superfície diferente dos outros rallies em pisos de gravilha e muito penalizador para quem abre a estrada, o Coates Hire Rally Australia esteve muito animado durante o primeiro dia com constantes trocas de posição entre os dez primeiros.





A partir para a estrada na oitava posição, Dani Sordo conseguiu vencer as três primeiras especiais e liderar nas mesmas, até a caixa de velocidades dar o mesmo problema que deu no último rally, de ter dificuldades em fazer reduções, deixando o motor do i20 ir abaixo, deu um toque com a traseira e perdeu a liderança. Nas segundas passagens, o espanhol começou a perder tempo para outros pilotos, não indo além da quinta posição a 15,9s do novo líder.

Sexto na estrada, Kris Meeke venceu a quarta especial, passou de terceiro para primeiro e liderou durante quase toda a tarde, mas viria a perder mais de 11 segundos para o mais rápido na derradeira especial no pó deixado por Elfyn Evans e terminar o dia na segunda posição.

Jari-Matti Latvala rodou em sexto durante a manhã, mas com os troços limpos à tarde, o finlandês venceu três troços consecutivos, subiu na classificação gradualmente e mesmo sem ter vencido a derradeira especial devido ao mau estado dos pneus posteriores, Latvala conseguiu terminar o dia na primeira posição com 2 segundos de avanço para Meeke.

Sendo o primeiro na estrada, Sébastien Ogier não conseguiu melhor do que a oitava posição durante a manhã e sexto durante a tarde, mas apesar de se queixar de pequenos problemas de transmissão, o francês conseguiu ser o mais rápido no último troço do dia e subir para terceiro a 4,6s de Latvala.

Andreas Mikkelsen começou em segundo, mas depois manteve-se sempre entre a quarta e a quinta posição, vindo a queixar-se do comportamento e de alguma falta de tração nos dois últimos troços do dia. De qualquer forma, o norueguês está somente a 12,9s do líder e com uma vantagem de 3 segundos para Sordo.

Tal como o seu companheiro de equipa, Hayden Paddon também fez uma excelente manhã, ao rodar na segunda posição atrás de Sordo. À tarde começou a perder posições e a queixar-se muito do comportamento do carro nas derradeiras especiais, perdendo mesmo mais de 20 segundo para Ogier no derradeiro troço.

Thierry Neuville esteve muito regular, mas nunca foi dos mais rápidos, sempre a rodar entre a sétima e a oitava posição e também ele, queixou-se do muito pó no último troço do dia que terminou em sétimo a 37,2s do líder.

Ott Tänak esteve bem melhor durante a manhã, em luta direta com Mikkelsen, mas viria a baixar para sétimo ainda no final da manhã depois de ter deixado o motor ir abaixo, fez um pião a meio da tarde e depois perdeu uma posição para Neuville no último troço.

Chamado de surpresa para substituir Mads Ostberg, devido ao acidente do norueguês nos reconhecimentos, Stéphane Lefebvre esteve a ocupar a nona posição desde a segunda especial, mas viria a parar na derradeira especial depois de ter perdido uma roda do Citroën.

Elfyn Evans não esteve confiante durante a manhã e acabou por dar um toque numa barreira e furar um pneu. O jovem britânico perdeu mais de 1 minuto com a situação e já está muito longe de todos, vindo a subir para nono após o abandono de Lefebvre.

Lorenzo Bertelli manteve-se na estrada durante o dia, mas queixou-se muito do comportamento do Fiesta WRC, ficando ainda sem travão de mão nas derradeiras especiais.

Nasser Al-Attiyah começa a ficar isolado na liderança entre os WRC2, ao terminar o dia com cerca de 50 segundos de vantagem para Yuriy Protasov e mais de 1 minuto para Abdulaziz Al Kuwari. Infelizmente, para os espetadores locais, Scott Pedder arrancou a suspensão dianteira na segunda especial do rally.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Dani Sordo (3); Kris Meeke (1); Jari-Matti Latvala (3); Sébastien Ogier (1)
LÍDERES DO RALLY:
Dani Sordo (SS1 a 3); Kris Meeke (SS4 a 7); Jari-Matti Latvala (SS8)

DIA 1


























PRINCIPAIS ABANDONOS:
4 Stéphane Lefebvre / Stéphane Prévot (FRA/BEL) Citroën DS3 WRC (perdeu roda na SS6) rally2
42 Scott Pedder / Dale Moscatt (AUS) Ford Fiesta R5 (acidente na SS2)













Sem comentários:

Enviar um comentário