sábado, 23 de maio de 2015

WRC - Dia 1 Raly de Portugal 2015

O regresso ao Norte do país demonstrou-se muito duro, durante o primeiro dia do Rally de Portugal, com muitas pedras soltas em alguns sítios e claro, os pneus sofreram muito com isso.







Andreas Mikkelsen foi o mais rápido na Super Especial em Lousada que contou com uma grande massa humana e com todos os bilhetes esgotados. Ao mesmo tempo, chegava a notícia sobre o incêndio na especial de Ponte de Lima que a colocou em risco.

O excelente trabalho dos bombeiros, permitiram que posse possível realizar a primeira especial do dia que foi ganha por Dani Sordo, passando a ser o novo líder com uma vantagem de 0,1s para Mikkelsen. Curiosamente, o carro 00 conduzido por Paulo Meireles, incendiou-se em Ponte de Lima, com as chamas do Subaru a passarem rapidamente para a vegetação, o que obrigou ao cancelamento após os primeiros trinta carros e a segunda passagem já não se realizou.

Depois de ter capotado no shakedown, Mads Østberg venceu a segunda especial do dia com o renovado Citroën mas, seria Mikkelsen a recuperar momentaneamente, a primeira posição pois, Jari-Matti Latvala venceu a especial seguinte e passou para a liderança, depois de ter sido quinto e terceiro. O finlandês aproveitou a boa ordem de partida e manteve a liderança nas especiais disputadas à tarde, sendo o único a vencer duas especiais.

Apesar de não ter vencido qualquer especial, Kris Meeke ocupou a segunda posição desde a segunda especial do dia de hoje, queixando-se de algumas escolhas erradas de pneus e terminar a etapa a 11,1s de Latvala.

Com as afinações da suspensão algo baixa durante a manhã, Mikkelsen perdeu 11,4s para Latvala em Viana do Castelo 1, perdeu a liderança e caiu para a terceira posição que manteve até ao final do dia.

Ott Tänak entrou ao ataque em Ponte de Lima 1, subiu para terceiro mas, nos restantes troços matinais, baixou para quinto. À tarde, o estónio voltou a ser rápido e conseguiu subir uma posição, a 1,8s de Mikkelsen.

Depois de um excelente inicio de dia, quando passou pela liderança, Dani Sordo não conseguiu ser tão rápido no resto do dia, terminando a etapa em quinto mas, 21,8s da liderança e a 4s de Tänak.

Sébastien Ogier furou um pneu posterior na primeira especial do dia mas, só perdeu 12,1s para Sordo. Ao ser primeiro na estrada, o francês perdeu mais alguns segundos, não indo além da sétima posição no final da manhã e depois recuperou apenas uma posição à tarde, estando em sexto a 25,9s da liderança.

Mads Østberg teve o ponto alto do dia, quando venceu em Caminha 1 mas, nas restantes especiais, o norueguês nunca foi muito eficaz e tal como Meeke, também se queixou das escolhas de pneus.

Hayden Paddon terminou o dia em oitavo a 40s de Latvala mas, Thierry Neuville já perdeu mais de 1 minuto, encontrando-se na nona posição e como pior dos Hyundai.

Nasser Al-Attiyah e Karl Kruuda tiveram uma grande luta pela liderança no WRC2, onde ambos trocaram de posição em todos os troços, até Kruuda perder mais de um minuto no pó de outro concorrente. O estónio fez um protesto devido à situação e agora espera uma decisão da organização.

Apesar de ter estado sem competir nos últimos seis meses, Bernardo Sousa liderou até à segunda especial do dia mas, o Peugeot começou a dar problemas e viria mesmo a abandonar com problemas no radiador, depois de ter batido em muitas pedras soltas.
Depois do excelente resultado em Serras de Fafe, Miguel Campos regressou à competição com um carro diferente e terminou o dia como melhor português, com um Fiesta R5 da RMC.
Com o abandono de João Barros e o atraso de Fontes, Pedro Meireles é o segundo melhor português, com um Skoda S2000, depois de ter danificado o motor do novo R5 após um toque, durante os testes no último domingo no troço do Vizo.

No WRC3, Osian Pryce e Simone Tempestini estiveram envolvidos numa grande luta pela liderança mas, ambos abandonaram na penúltima especial do dia e acabou por ser Quentin Gilbert a terminar a etapa na frente, com Terry Folb muito perto na segunda posição.

LÍDERES DO RALLY:
Andreas Mikkelsen (1); Dani Sordo (1); Mads Østberg (1); Jari-Matti Latvala (1); Sébastien Ogier (2)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Andreas Mikkelsen (SS1); Dani Sordo (SS2); Andreas Mikkelsen (SS3); Jari-Matti Latvala (SS4 a 7)

DIA 1


































PRINCIPAIS ABANDONOS:
48 Eric Camilli / Benjamin Veillas (FRA) Ford Fiesta R5 (perdeu duas rodas na SS1)
39 Craig Breen / Scott Martin (IRL/GBR) Peugeot 208 T16 (motor na SS2)
12 Khalid Al Qassimi / Chris Patterson (UEA) Citroën DS3 WRC (travão de mão preso no inicio da SS3)
74 Martin Koči / Lukáš Kostka (SVK) Peugeot 208 T16 (motor na SS6)
72 Bernardo Sousa / Hugo Magalhães (PRT) Peugeot 208 T16 (radiador na SS7)

























Sem comentários:

Enviar um comentário