O Rallye de Wallonie foi a quarta ronda do campeonato belga e a mais disputada até agora na presente temporada, com cinco líderes diferentes e com luta pela vitória entre quatro pilotos até ao último metro do rally e na secretaria.
Com Pieter Tsjoen a ditar notas, Stéphane Lefebvre liderou nos primeiros cinco troços ao volante de um Citroën DS3 R5. Na nona especial, quando era terceiro a 4,8s do novo líder, o carro francês teve uma avaria num diferencial, não sendo possível prosseguir no rally.
Kris Princen tinha retirado a liderança a Lefebvre na sexta especial, liderou até ao décimo troço mas, saiu de estrada no seguinte com o Peugeot 208 T16, quando tinha uma vantagem de 3,4s para o segundo classificado.
Benoit Allart não foi muito rápido nas duas especiais citadinas disputadas na noite de sexta-feira mas, no dia seguinte, começou a fazer bons tempos e a subir na classificação. Após o abandono de Princen, o Skoda Fabia WRC de Allart passou para a liderança e manteve-se assim até ao final de sábado.
Com um Ford Fiesta RS WRC, Xavier Bouche subiu à segunda posição na tarde de sábado e terminou o segundo dia no mesmo lugar a 32,8s de Allart.
Freddy Loix entrou bem no rally a lutar pela primeira posição mas, teve uma saída de estrada na sétima especial, onde quase capotou, caindo para a sétima posição. O campeão belga recuperou até terceiro e terminou ontem o dia a 41,3s do líder e com Cédric Cherain logo atrás com mais 3,7s, na quarta posição.
No domingo e derradeiro dia, Benoit Allart venceu mais 3 especiais de manhã, reforçando a liderança mas, depois apareceu a chuva e começou a perder tempo para os seus adversários mais próximos, acabando por perder a liderança a dois troços do fim e cair para a quarta posição.
A duas especiais do fim, Xavier Bouche já tinha reduzido a desvantagem para 5,8s em relação a Allart mas, acabaria por ser surpreendido por dois pilotos nas duas últimas especiais e terminar apenas em terceiro.
Os dois últimos troços foram muito disputados pelos quatro pilotos mais rápidos do rally. Cédric Cherain venceu o penúltimo troço, passou para a liderança mas, Freddy Loix venceu o último e ganhou o rally no cronómetro com 1,3s de vantagem para Cherain. No entanto, como os rallies só terminam no pódio, Loix penalizou 10 segundos no derradeiro controle, numa situação que ainda vai dar que falar, sendo Cédric Cherain declarado o vencedor do rally e Loix baixou para a segunda posição.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Stéphane Lefebvre (2); Kris Princen (3); Benoit Allart (9); Freddy Loix (9); Xavier Bouche (2); Cédric Cherain (1)
LÍDERES DO RALLY:
Stéphane Lefebvre (SS1 a 5); Kris Princen (SS6 a 10); Benoit Allart (SS11 a 25); Cédric Cherain (SS26 e 27)
RALLYE DE WALLONIE
PRINCIPAIS ABANDONOS:
3 Patrick Snijers / Arne Bruneel (BEL) Porsche 997 GT3 (injeção na SS8)
2 Stéphane Lefebvre / Pieter Tsjoen (FRA/BEL) Citroën DS3 R5 (diferencial na SS9)
9 Michiel Becx / Eddy Smeets (NLD/BEL) Ford Fiesta R5 (avaria após SS10)
5 Kris Princen / Peter Kaspers (BEL) Peugeot 208 T16 (acidente na SS11)
7 Philippe Stéveny / Xavier Portier (BEL) Ford Fiesta R5 (avaria após SS12)
25 Bertrand Grooten / Damien Simons (BEL) Citroën C4 WRC (acidente na SS16)
2 Stéphane Lefebvre / Pieter Tsjoen (FRA/BEL) Citroën DS3 R5 (diferencial na SS9)
9 Michiel Becx / Eddy Smeets (NLD/BEL) Ford Fiesta R5 (avaria após SS10)
5 Kris Princen / Peter Kaspers (BEL) Peugeot 208 T16 (acidente na SS11)
7 Philippe Stéveny / Xavier Portier (BEL) Ford Fiesta R5 (avaria após SS12)
25 Bertrand Grooten / Damien Simons (BEL) Citroën C4 WRC (acidente na SS16)
Sem comentários:
Enviar um comentário