quarta-feira, 22 de abril de 2015

WRC - Rally Argentina 1985

Disputado entre 30 de julho e 3 de agosto de 1985, a 5ª edição do Marloboro Rally Argentina, ficou marcado pela estreia de um novo carro e do grande acidente de Ari Vatanen que o afastou da competição durante algum tempo.








Aos 33 anos, Timo Salonen obteve na Argentina a sua 4ª vitória da temporada e também na sua carreira do WRC.

Quando tinha 36 anos, no seu primeiro rally WRC, o austríaco Wilfried Wiedner obteve a segunda posição a mais de 13 minutos de Salonen que acabaria por ser o melhor resultado de sempre no WRC.

Aos 43 anos, o argentino Carlos Reutmann foi convidado pela Peugeot Talbot Sport, para competir com um dos carros oficiais, com que terminou na terceira posição. 

Falecido em 2006, o queniano Shekhar Mehta aqui aos 40 anos, igualou a quarta posição obtida em 1983, com um dos Nissan 240RS.

O local Ernesto Soto obteve a quinta posição num Renault 18 GTX, quando tinha 31 anos. Infelizmente, Soto também já faleceu em 1997 quando tinha apenas 42 anos, vítima de doença neurológica.

Mario Stillo não conseguiu repetir a quarta posição obtida em 1983. Mas com um Renault 12 TS, não se podia pedir mais.

Com o segundo Nissan oficial, o queniano Jayant Shah não foi além da sétima posição com quase duas horas de atraso para Salonen.

5º MARLBORO RALLY ARGENTINA
1. #3 Timo Salonen / Seppo Harjanne (FIN) Peugeot 205 T16 10:04:33
2. #7 Wilfried Wiedner / Franz Zehetner (AUT) Audi Quattro A2 +13:56
3. #1 Carlos Reutemann / Jean-François Fauchille (ARG/FRA) Peugeot 205 T16 +31:14
4. #2 Shekhar Mehta / Yvonne Mehta (KEN) Nissan 240 RS +1:00:13
5. #16 Ernesto Soto / Martin Christie (ARG) Renault 18 GTX +1:06:25
6. #10 Mario Stillo / Daniel Stillo (ARG) Renault 12 TS +1:45:09
7. #8 Jayant Shah / Lofty Drews (KEN) Nissan 240 RS +1:57:43
8. #19 Sady Bordin / Joaquim Cunha (BRA) Chevrolet Celta +2:09:13


Em 1985, foi ano em que Ari Vatanen teve o seu grande acidente que o deixou dois anos fora da competição. O finlandês aos 33 anos, saiu de estrada na segunda especial do Rally Argentina, onde se partiu a sua baquet e provocou ferimentos graves ao piloto.

Na estreia do Sport Quattro S1 com cerca 550cv, Stig Blomqvist aos 39 anos, esteve a liderar o rally mas, o potente motor acabou por ceder na oitava especial.


PRINCIPAIS ABANDONOS:
#4 Ari Vatanen / Terry Harryman (FIN) Peugeot 205 T16 (acidente na SS2)
#5 Stig Blomqvist / Björn Cederberg (SWE) Audi Sport Quattro S1 (motor na SS8)
#6 Jorge Recalde / Jorge Del Buono (ARG) Renault 18 GTX (motor na SS6)

Sem comentários:

Enviar um comentário