domingo, 23 de janeiro de 2022

WRC - Rallye Automobile de Monte-Carlo 2022

O inicio da temporada WRC não podia ter começado da melhor maneira, com luta pela vitória do primeiro ao último metro de estrada, numa nova era em que os principais pilotos utilizaram as novas viaturas com tecnologia hibrida com cerca de 500cv.







Sébastien Ogier e Sébastien Loeb foram os principais protagonistas deste excelente rally, com o piloto da Toyota que está este ano a 50% na temporada, começou por liderar na primeira noite e na manhã de sexta-feira, mas viria a perder essa posição para o "reformado" Loeb que para já, só tem este evento confirmado como o novo Puma da M-Sport.

A luta entre os dois foi uma constante e até ficaram empatados em primeiro na manhã de sábado, com Ogier a retomar a liderança de seguida, ganhar uma avanço com pouco mais de 20 segundos, mas viria a furar um pneu na penúltima especial e perder de novo para Loeb.
Tudo seria decidido na Power Stage com Ogier a ter de dar o máximo para recuperar 9,5 segundos, tendo conseguido 9 que não foi suficiente e ainda penalizou 10 segundos por falsa partida, permitindo que Loeb vencesse o Monte Carlo 2022 de forma impressionante.

Elfyn Evans ocupou durante algum tempo a terceira posição até chegou momentaneamente a intrometer-se com os dois franceses, mas num excesso em piso seco na especial 11, o galês deixou o Yaris escorregar para fora de estrada, deixando o carro numa posição perigosa, a que levou a uma bandeira vermelho no troço e ficarem as partidas suspensas. Com a ajuda do público, Evans retirou o carro e com a ajuda da regulamentação, conseguiu prosseguir em prova com um atraso de 20 minutos, não indo além da 21ª posição.

Thierry Neuville teve muitas dificuldades em andar rápido como o novo Hyundai, tendo mesmo algum medo com as reações do mesmo. O belga ainda conseguiu recuperar da sexta para a quarta posição, mas viu um amortecedor dianteiro sair do sítio, conseguiu reparar com os seus dotes de mecânica, mas perdeu muito tempo e regressou ao sexto lugar.

Ott Tänak ainda esteve pior e ser bastante irregular, perdendo mais tempo com um pneu furado e depois acabou por bater quando ocupava a sétima posição, tendo de abandonar com danos no i20.

Craig Breen foi bastante regular e evitou problemas, conseguindo também o objetivo da sua nova equipa onde estará a tempo inteiro. O irlandês aproveitou bem os problemas de Neuville e o erro de Evans para chegar à terceira posição e terminar num excelente lugar do pódio, fazendo um excelente resultado de equipa com Loeb.

Kalle Rovanperä começou o rally com o pé esquerdo, com falta de confiança e um "setup" muito inadequado ao jovem finlandês. O piloto só conseguiu melhorar no sábado de manhã, começando logo a fazer bons tempos e subir na classificação até à quarta posição, beneficiando também de problemas com outros pilotos. No entanto, também venceu algumas especiais, incluindo a Power Stage.

Gus Greensmith também venceu o seu primeiro troço no WRC, fez outros registos bastante semelhantes aos de Craig Breen. Estava tudo a correr bem até o Puma ter uns problemas técnicos e perder algum tempo e até penalizar 3 minutos com reparações na estrada sem assistência. Greensmith fez talvez o seu melhor rally do WRC até à data e apesar de tudo, ainda terminou na quinta posição.

Tal como Rovanperä, o japonês Takamoto Katsuta também teve um inicio algo lento devido à sua cautela. Quando começava a ficar mais à vontade, teve uma ligeira saída de estrada, ficando preso num buraco difícil em pisos de neve e com pouco público para ajudar, vindo a cair na classificação.

Oliver Solberg teve uma saída de estrada onde perdeu muito tempo para regressar à estrada e só com a ajuda do público. No entanto, o jovem norueguês queixou-se durante todo o rally com um fumo que entrava no habitáculo do Hyundai, não suportando mais o mal estar quando ficavam poucos troços para terminar e deixar Neuville como único piloto da Hyundai a pontuar.

Adrien Fourmaux teve um bom inicio na noite de quinta-feira, mas foi protagonista de um acidente aparatoso filmado por muitos fans no inicio do segundo dia, deixando o novo Puma em maus estado, mas ambos saíram ilesos do acidente.

Eric Camilli foi o primeiro líder no WRC2, mas o francês deu um toque e danificou a suspensão dianteira, sendo obrigado a abandonar por não haver assistência. 
Após o abandono do francês, Andreas Mikkelsen passou para a liderança no WRC2, conseguindo essa posição até ao final e vencer a categoria, mesmo com um pneu furado no final do penúltimo dia.

Stéphane Lefebvre também esteve em destaque e até chegou a ser líder no final do segundo dia, até receber uma penalização de 30 minutos por culpa da sua equipa de batedores. No inicio do dia seguinte, o francês deu um toque no final de especial, arrancado uma roda traseira e ser obrigado a parar.

Yohan Rossel chegou a pressionar Mikkelsen pela primeira posição, mas quando o norueguês furou, o francês da Citroën saiu no mesmo sítio de Takamoto, perdendo muito tempo e caiu alguns lugares na classificação.

Marco Bulacia liderava entre os juniores, mas foi obrigado a parar definitivamente com problemas mecânicos no carro checo e entregar a vitória na categoria a Erik Cais que também terminou em segundo do WRC2 e ainda marcou pontos no principal campeonato, tal como Nikolay Gryazin que esteve todo o rally a recuperar de um principio de incêndio na primeira noite.

Raphaël Astier foi imbatível na RGT Cup, batendo Emmanuel Guigou por mais de 2 minutos e François Delecour a pouco mais de 6 minutos, todos ao volante dos bonitos Alpine A110.

Jan Černý e Sami Pajari foram os principais animadores do WRC3, com o checo a liderar a primeira metade, mas depois foi o campeão JWRC do ano anterior a passar para a frente e vencer a nova categoria.


90º RALLYE AUTOMOBILE DE MONTE-CARLO



VENCEDORES DE TROÇOS WRC
Sébastien Ogier (5x) Sébastien Loeb (6x) Gus Greensmith (1x) Elfyn Evans (1x) Kalle Rovanperä (3x) Thierry Neuville (1x) 
LÍDERES WRC
Sébastien Ogier (SS1 a 4) Sébastien Loeb (SS5 a 9) Sébastien Ogier e Sébastien Loeb (SS10) Sébastien Ogier (SS11 a 15) Sébastien Loeb (SS16 a 17)

VENCEDORES DE TROÇOS WRC2
Eric Camilli (2x) Stéphane Lefebvre (3x) Andreas Mikkelsen (4x) Yohan Rossel (4x) Nikolay Gryazin (2x) Erik Cais (1x)
LÍDERES WRC2
Eric Camilli (SS1 a 4) Andreas Mikkelsen (SS5 a 17) 

VENCEDORES DE TROÇOS WRC3
Jan Černý (7x) Sami Pajari (9x) 
LÍDERES WRC3
Jan Černý (SS1 a 11) Sami Pajari (SS12 a 17) 

PRINCIPAIS ABANDONOS
4º 16 Adrien Fourmaux - Alexandre Coria (FR) Ford Puma Rally1 (capotou SS3)
7º 8 Ott Tänak - Martin Järveoja (EE) Hyundai i20 N Rally1 (danos de acidente após SS11)
11º 24 Eric Camilli - Yannick Roche (FR) Citroën C3 Rally2 (suspensão após SS5)
14º 21 Marco Bulacia - Marcelo Der Ohannesian (BV) Škoda Fabia Rally2 evo (avaria após SS12)
58º 54 Stéphane Lefebvre - Andy Malfoy (FR) Citroën C3 Rally2 (perdeu roda SS10)



PONTUAÇÕES

WRC
Sébastien Loeb . 27
Sébastien Ogier . 19
Kalle Rovanperä . 17
Craig Breen . 15
Thierry Neuville . 11
Gus Greensmith . 10
Andreas Mikkelsen . 6
Elfyn Evans . 4
Takamoto Katsuta . 4
10º Erik Cais . 2
11º Nikolay Gryazin . 1

WRC2 OPEN
Andreas Mikkelsen . 26
Erik Cais . 18
Nikolay Gryazin . 15
Sean Johnston e Grégoire Munster . 12
Yohan Rossel . 11
Chris Ingram . 6
Mauro Miele . 4
Olivier Burri . 2
10º Freddy Loix . 1

WRC2 JUNIOR
Erik Cais . 25
Nikolay Gryazin . 18
Grégoire Munster . 15
Chris Ingram . 12

WRC2 MASTER CUP
Mauro Miele . 25
Olivier Burri . 18
Freddy Loix . 15
Jean-Michel Raoux . 12
Eamonn Boland . 10
Fabrizio Arengi Bentivoglio . 8
Frédéric Rosati . 6
Carlo Covi . 4

WRC3
Sami Pajari . 25
Jan Černý . 18
Enrico Brazzoli . 15

RGT CUP
Raphaël Astier . 25
Emmanuel Guigou . 18
François Delecour . 15
Christophe Casanova . 12
Martin Rada . 10
Roberto Gobbin . 8
Ian Crerar . 6

WRC CONSTRUTORES
M-Sport Ford WRT . 42
Toyota Gazoo Racing WRT . 39
Hyundai Shell Mobis WRT . 13
Toyota Gazoo Racing WRT NG . 8

WRC2 EQUIPAS
YACCO ACCR TEAM . 30
TOKSPORT WRT . 25
SAINTELOC JUNIOR TEAM . 15












































Sem comentários:

Enviar um comentário