sábado, 10 de abril de 2021

ESPANHA - Rallye Sierra Morena 2021

José Antonio “Cohete” Suárez conquistou no Rallye Sierra Morena um triunfo relativamente fácil, face a uma ténue luta vivida pelos lugares cimeiros da classificação. 

por: Carlos da Silva








A bordo do Skoda Fabia Rally2 evo da Recalvi Team, Suárez acabaria por vencer 8 dos 9 troços cronometrados “desenhados” na região de Córdoba, terminado com quase 40 seg. de vantagem sobre Jan Solans, que se estreava naquela prova a bordo de um Citroën C3 Rally2 da Sports&You. Apesar de alguns problemas de travões sentidos no carro francês, Solans imprimiu um promissor andamento que certamente ao longo da época lhe levará a ficar mais próximo do topo da tabela. 

Após o abandono (nem a prova ia a meio…) de dois dos Hyundai i20 R5 da Hyundai Motor España: Iván Ares devido avaria mecânica e Surhayen Pernía – o então segundo da geral por despiste, a prova de abertura do ERT Iberia, do Supercampeonato de Espanha e da “Copa” de asfalto do país vizinho, ficou desportivamente ainda mais “sem sal”, após o abandono de José Luis Peláez, ao se despistar na quinta especial com o VW Polo GTI R5 da AR Vidal Racing.

Com todas estas incidências, ambos os Suzuki Swift R4LLY S de Javier Pardo (3.º) e Joan Vinyes (4.º) acabariam por conquistar um excelente resultado de conjunto para a Suzuki Motor Ibérica, logo numa prova em que estavam presentes 17 dos teoricamente mais competitivos R5´s. 

O Top 5 ficou “fechado” com o Skoda Fabia Rally2 evo do galego Luis Vilariño, diante do sempre espectacular Porsche 997 GT3 RS 3.8 de Sergio Vallejo (6.º), que no “Sierra Morena” não teve um terreno mais adequado às capacidades do carro alemão. Visando a sua participação no Rally da Croácia, Fabrizio Zaldivar (7.º) num Skoda Fabia Rally2 evo da Race Seven esteve bem melhor no segundo “dia”, chegando a obter por duas vezes a terceira melhor marca. 

No que diz respeito à 1.ª das 6 provas elegíveis para o Clio Trophy Spain, o superior andamento evidenciado na primeira etapa por Germán Leal (1.º), permitiu ao vencedor em título da Dacia Sandero Cup defender-se com grande altruísmo aos ataques perpetuados por Thomas Chauffray no segundo, com o francês a se “contentar” com a 2.ª posição (+30,1). Na terceira posição e a 54.4 seg. de Leal, classificou-se o vencedor em título da Suzuki Swift Cup, Miguel García Gutiérrez. A dupla portuguesa Diogo Gago/ “Jet” Jorge Carvalho terminaram na quinta posição à 1m53,2.





38º RALLYE SIERRA MORENA



VENCEDORES DE TROÇOS:
José Antonio Suárez (8) Jan Solans (1)
LÍDERES DO RALLY:
José Antonio Suárez  (SS1 a 10)

PRINCIPAIS ABANDONOS:
2 Iván Ares / David Vázquez (ES) Hyundai i20 R5 (Eixo SS1)
4 Surhayen Pernía / Alba Sánchez (ES) Hyundai i20 R5 (Acidente SS5)
16 José Luis Peláez / Rodolfo del Barrio (ES) Volkswagen Polo GTI R5 (Acidente SS7)
17 Víctor Senra / Ramón López (ES) Škoda Fabia Rally2 evo (Doença do piloto SS1)


Se está a visualizar no seu telemóvel, para ver os vídeos, favor selecionar "Ver versão da Web" no fim da página, ou selecione o link com do realizador do vídeo.



















Sem comentários:

Enviar um comentário