domingo, 14 de fevereiro de 2021

ARGENTINA - Rally de Cruz del Eje 2021

Na prova de abertura do Campeonato da Argentina de Ralis desta temporada e onde também se deu o início de um novo capítulo na história daquele Campeonato, soldou-se num (esperado) domínio dos Skoda Fabia R5 da formação chilena da CBTech Rally by Skoda. 

Por: Carlos da Silva




Em Cruz del Eje, situado no noroeste de Córdoba, o Campeão em título chileno Jorge Martínez acabaria por ser o mais rápido na especial de abertura, batendo em mais de 5 segundos o Hyundai i20 R5 do local Martin Scuncio e quase 10 seg. o melhor dos Maxi Rally Car presentes, o Ford Fiesta MRT de Nicolás Díaz. 
Apesar desta época os MRT (Classe RC2B) terem recebido um aumento de potência (a bride do turbo aumentou de 34 para 36 mm), cedo ficou demostrado que muito dificilmente conseguiriam bater os R5 (classe RC2A). 

Alejandro Cancio em Skoda Fabia R5, que dois anos volvidos regressava a tempo interior ao “argentino”, chegaria então a liderança da prova após vencer duas especiais consecutivas, não a largando mais até ao seu final. Cancio, que venceu a dupla jornada de encerramento do Campeonato em 2020 (com um Hyundai i20 R5 da Point Cola), deu assim uma primeira amostra que (finalmente) a questão do título também passará por ele.

Martínez descia então para a segunda posição, mas ao perder mais de três minutos e meio com uma saída de estrada na penúltima especial, lhe posicionaria de forma ingrata na quinta posição final. Segundo da geral, Nicolás Diaz viria a ganhar na RC2B, mesmo depois de alguns problemas na bomba de gasolina do Ford Fiesta MRT ter-lhe afetado (momentaneamente) o seu andamento. 

Diaz acabaria por ser o “grande ganhador do dia”, pois Marcos Ligato - o então o segundo da geral, viria a sair de estrada no derradeiro troço com o seu habitual Chevrolet Agile MRT da Tango Rally Team. Com todas estas incidências, Gaston Pasten em VW Polo MRT fecharia os lugares do pódio, alcançado o seu melhor resultado de sempre no Campeonato, batendo por menos de 3 seg. o seu colega de equipa da Baratec, Geronimo Padilla (VW Polo MRT). 

Pela negativa, a registar uma forte saída de estrada Martin Scuncio que deixou o Hyundai i20 R5 em muito mau estado, bem como o abandono de Federico Villagra, que além de vários furos teve muitos problemas mecânicos com o Toyota Yaris MRT...


RALLY DE CRUZ DEL EJE I 



VENCEDORES DE TROÇOS:
Jorge Martínez Fontena (2); Alejandro Cancio (4)
LÍDERES DO RALLY:
Jorge Martínez Fontena (SS1 a 3); Alejandro Cancio (SS4 a 6)
PRINCIPAIS ABANDONOS:
2 Augusto D'Agostini / Juan Pablo Carrera (RA) Volkswagen Gol Trend MRT (SS3)
4 Federico Villagra / Virginia Klus (RA) Toyota Yaris MRT (SS5)
5 Martin Scuncio / Sebastian Vera (RA/CL) Hyundai i20 R5 (acidente SS2)
10 David Nalbandian / Leonardo Suaya (RA) Toyota Yaris MRT (SS1)
16 Miguel Baldoni / Gustavo Franchello (RA) Chevrolet Agile MRT (SS5)





Na segunda prova da dupla jornada de abertura do Campeonato da Argentina de Ralis, os Skoda Fabia R5 da equipa chilena da CBTech Rally by Skoda voltaram a impor toda a sua autoridade, com a vitória a sorrir desta vez ao multicampeão chileno, Jorge Martínez. Num programa composto por sete troços e utilizando parcialmente alguns dos troços percorridos na 1.ª prova na tegião de Córdoba, cedo Martínez assumiu a liderança do rali, com o seu companheiro de equipa Alejandro Cancio a perder meio minuto devido a um furo, após uma ligeira incursão fora de estrada.

Com o desenrolar dos troços, a vantagem entra a dupla da CBTech ia aumentando para uma diferença superior a um minuto, até que o motor do Skoda Fabia R5 de Cancio acabou por partir, com o VW Polo MRT de Gerônimo Padilla a assumir então a segunda posição. Mas na derradeira especial, Juan Carlos Alonso (Skoda Fabia R5) que vinha fazendo uma prova em crescendo, acabaria por destronar o carro da Baratec da segunda posição, contribuindo para uma “dobradinha” dos carros da CBTech, no entanto com quase 2 minutos e meio de desvantagem para o vencedor.

Se Padilla acabaria por ser o melhor entre os Maxi Rally Car, um facto a reportar é que nenhum dos três primeiros classificados da primeira prova, concluiu a segunda! Se de Cancio já reportamos, um princípio de incêndio (fuga de óleo) no Ford Fiesta MRT de Nicolás Díaz e problemas de pressão de gasolina no Chevrolet Agile MRT de Marcos Ligato, acabariam por ditar o abandono de algumas das principais figuras do “argentino”.

Terminando na 4.ª e 5.ª posição, respetivamente, Miguel Baldoni em Chevrolet Agile MRT e Frederico Villagra em Toyota Yaris MRT acabariam por “disfarçar” um início de campeonato um pouco aquém do esperado, depois de na derradeira especial, ambos os VW Polo MRT de Augusto D’Agostini (6.º) e Gaston Pasten (7.º) terem sofrido problemas mecânicos nas respetivas montadas.

Depois de um valente despiste na manhã de sexta-feira, Martin Scuncio somou o segundo abandono consecutivo, após ter furado dois pneus e partido a suspensão do Hyundai i20 R5 da Point Cola após nova saída de estrada...


RALLY DE CRUZ DEL EJE II

VENCEDORES DE TROÇOS:
Alejandro Cancio (1); Jorge Martínez Fontena (6)
LÍDERES DO RALLY:
Alejandro Cancio (SS1); Jorge Martínez Fontena (SS2 a 7)
PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Nicolás Díaz / Luis Ernesto Allende (RA) Ford Fiesta MRT (SS4)
3 Alejandro Cancio / santiago Garcia (RA) Škoda Fabia R5 (SS6)
5 Martin Scuncio / Sebastian Vera (RA) Hyundai i20 R5 (SS3)
6 Javier Castro / Gerardo Scicolone (RA) Toyota Etios R4 (SS4)
8 Marcos Ligato / Ruben Garcia (RA) Chevrolet Agile MRT (SS6)
10 David Nalbandian / Leonardo Suaya (RA) Toyota Yaris MRT (SS2)

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