terça-feira, 21 de abril de 2020

WRC - World Rally Championship 1983

O World Rally Championship de 1983 foi a 11ª temporada do Campeonato Mundial de Rally (WRC). A temporada consistiu em 12 rallies, tendo o regresso da Argentina ao calendário no lugar do Brasil. Hannu Mikkola, da Audi Sport, venceu o atual campeão mundial Walter Röhrl e seu companheiro de equipe da Lancia, Markku Alén, para o título dos pilotos. A Lancia conquistou o título de construtors, batendo a Audi por apenas dois pontos.




Apesar da tentativa fracassada do seu fabricante em conquistar o título de pilotos, o alemão Walter Röhrl, campeão do ano anterior, foi aproveitado para pilotar pela equipe Martini Racing junto com o finlandês Markku Alén no novo Lancia Rally 037, estreado no ano anterior. Enquanto isso, a Audi Sport avançou na sua corrida de sucesso em 1982 liderada pelo mesmo par de pilotos, o finlandês Hannu Mikkola e a francesa Michèle Mouton, equipadas com o Quattro A1 (mais tarde na temporada atualizando para o modelo A2). A equipe também contou com o futuro campeão sueco Stig Blomqvist. A Rothmans Opel Rally Team contou com o ex-campeão Ari Vatanen e seu compatriota Henri Toivonen para pilotar o Ascona 400, sendo este substituído pelo Manta 400 durante a temporada.

A concorrência foi forte tanto para os pilotos quanto para os fabricantes. A luta concentrou-se rapidamente entre a Audi e a Lancia, e ao longo da temporada os dois carros venceriam 10 dos 12 eventos e ficariam em 30 das 36 posições de pódio do ano. A Lancia emergiu no topo, devolvendo o fabricante à glória pela primeira vez desde que a empresa conquistou três títulos consecutivos em meados da década de 1970 com o Stratos, apesar de decidir não participar dos dois últimos eventos. O desempenho da Audi foi impressionante e o carro foi melhorado na segunda metade da temporada, vencendo três dos quatro últimos eventos e ficar sem a oposição da Lancia nos dois últimos eventos, deixando a Audi com pouca concorrência.

A competição de pilotos não foi menos intensa, com ambos os companheiros de equipe Martini a marcarem a diferença bem ao longo da temporada. No entanto, eles foram superados por Mikkola, que conseguiu quatro vitórias e sete pódios para levar o título por uma margem confortável no final. No entanto, enquanto Mikkola apareceu em todos os eventos, Röhrl e Alén só apareceram em seis e sete eventos, respectivamente, o que deu a Mikkola um caminho claro para o título.
Blomqvist, companheiro de equipe de Mikkola, foi impressionante, vencendo finalmente no último evento do ano para ficar em quarto lugar da geral, mas a temporada de Mouton foi uma decepção, não indo além da quinta posição.
A equipe Rothmans, entretanto, sofreu com uma temporada pouco impressionante, sendo o destaque solitário com a vitória de Vatanen no Safari. Este, no entanto, provaria ser o único pódio da equipe, e o próprio Ari terminaria num distante sexto lugar no campeonato.




LANCIA 037 RALLY - B12
Martini Racing/ Jolly Club
(2.100cc; 325cv; 960kg)
Walter Röhrl - 6 eventos . 1º Monte Carlo, Acrópole e Nova Zelândia; 2º Córsega e Sanremo; 3º Portugal
Markku Álen - 7 eventos . 1º Córsega e Sanremo; 2º Monte Carlo e Acrópole; 3º Argentina
Attilio Bettega - 4 eventos . 3º Nova Zelândia e Sanremo
Adartico Vudafieri - 4 eventos . 3º Córsega
Jean-Claude Andruet - 2 eventos . 8º Monte Carlo
Francis Serpaggi - 2 eventos . 9º Monte Carlo
Pentti Airikkala - 1 evento . 5º Finlândia
Massimo Biasion - 1 evento . 5º Sanremo
Francisco Mayorga - 1 evento




AUDI QUATTRO A1 - B12
Audi Sport
(2.100cc; 370cv; 1100kg)
Hannu Mikkola - 4 eventos . 1º Suécia e Portugal; 2º Safari
Michèle Mouton - 4 eventos . 2ª Portugal; 3ª Safari
Stig Blomqvist - 2 eventos . 3º Monte Carlo
Lasse Lampi - 1 evento . 3º Suécia
Franz Wittmann - 1 evento . 7º Portugal
John Buffum - 1 evento . 6º RAC
Vic Preston jr. - 1 evento

AUDI QUATTRO A2 - B12
Audi Sport
(2.100cc; 380cv; 1000kg)
Hannu Mikkola - 8 eventos . 1º Argentina e Finlândia; 2º Costa do Marfim e RAC
Michèle Mouton - 7 eventos . 3ª Argentina
Stig Blomqvist - 6 eventos . 1º RAC; 2º Argentina e Finlândia; 3º Acrópole
Lasse Lampi - 3 eventos . 4º RAC
Shekhar Metha - 1 evento . 4º Argentina
Bernard Darniche - 1 evento . 9º Sanremo

AUDI 80 QUATTRO 
Audi Sport
(2.200cc; 195cv; 1140kg)
Stig Blomqvist - 1 evento . 2º Suécia
Werner Grissmann - 2 eventos
Mikael Ericsson - 1 evento
Mika Arpiainen - 1 evento . 14º Finlândia








OPEL ASCONA 400 - B12
Rothmans Opel Rally Team
(2.400cc; 255cv; 1050kg)
Ari Vatanen - 3 eventos . 1º Safari
Henri Toivonen - 1 evento . 6º Monte arlo
Salvador Serviá - 1 evento . 10º Monte Carlo
Guy Fréquelin, Jens Søgaard, Rauno Aaltonen - 1 evento

OPEL MANTA 400 - B12
Rothmans Opel Rally Team
(2.400cc; 275cv; 980kg)
Ari Vatanen - 4 eventos . 4º Acrópole
Henri Toivonen - 4 eventos . 4º Sanremo
Jimmy McRae - 2 eventos . 3º RAC
Guy Fréquelin - 1 evento

OPEL MANTA GT/E - A7
(2.000cc)
Marc Duez - 2 eventos













NISSAN 240 RS (S110)
Team Nissan Europe
(2.400cc; 240cv; 980kg)
Timo Salonen - 7 eventos . 2º Nova Zelândia
Shekhar Mehta - 3 eventos . 4º Nova Zelândia
Juichi Kojimoto - 2 eventos . 
Terry Kaby - 1 evento . 8º Portugal
Mike Kirkland - 1 evento
Jayant Shah - 1 evento . 4º Safari
Tony Pond - 1 evento . 6º Córsega
Reginald Cook - 1 evento . 7º Nova Zelândia
Erkki Pitkänen - 1 evento . 9º Finlândia





RENAULT 5 TURBO TC - B11
Renault Elf/ Philips Auto Radio
(1.400cc; 285cv; 900kg)
Jean Ragnotti - 3 eventos . 7º Monte Carlo
Bruno Saby - 2 eventos . 5º Córsega
Jean-Luc Thérier - 3 eventos
Dany Snobeck - 1 evento
François Chatriot - 1 evento
Lars-Erik Walfridsson - 1 evento . 9º Suécia
Manuel Gomes Pereira - 1 evento







TOYOTA CELICA TURBO TC RA63 - B12
Toyota Team Europe
(2.100cc; 325cv; 1040kg)
Juha Kankunen - 3 eventos . 6º Finlândia
Björn Waldegård - 3 eventos . 1º Costa do Marfim
Per Eklund - 2 eventos . 3º Costa do Marfim








SUBARU LEONE 4WD - Gr.2
Noriyuki Koseki
(1.800cc)
Ramesh Khoda - 1 evento . 11º Safari
Yoshinobu Takahashi - 1 evento . 7º Safari
Yoshio Takaoka - 2 eventos . 5º Safari
Vic Elford, Giancarlo Ciaraldi - 1 evento

SUBARU RX 4WD - A7
(1.800cc)
Peter 'Possum' Bourne - 14º Nova Zelândia





VOLKSWAGEN GOLF GTI - A7
Volkswagen Motorsport
Kalle Grundel - 2 eventos . 5º Suécia













PEUGEOT 504 V6 PICK UP - B9
Johnny Hellier - 1 evento . 8º Safari
Basil Criticos - 1 evento

PEUGEOT 505 STi - A8
Alain Ambrosino . 5º Costa do marfim














VAUXHALL CHEVETTE 2300 HSR - B12
(2.300cc; 240cv; 1000kg)
Russel Brokes . 5º RAC
Terry Kaby - 1 evento
George Hill - 1 evento











MAZDA RX7 - A8/ Gr.2
(1.146cc x2)
Bror Danielsson . 14º Suécia
Achim Warmbold . 15º Acrópole
Harri Toivonen . 17º Acrópole
Peter Watt . 23º Nova Zelândia
Chris Lord - 1 evento

MAZDA 323 1.5 - A6
Achim Warmbold . 20º Monte Carlo
Alain Beauchef . 19º Monte Carlo











ALFA ROMEO GTV6 . Gr.2/ A8
(2.000cc)
Gabriele Noberasco . 10º Sanremo
Bruno Bentivogli . 13º Sanremo
Yves Loubet - 2 eventos . 15º Monte Carlo
Sandro Munari - 1 evento











CITROËN VISA CHRONO - B9
(1.400cc; 145cv; 760kg)
Christian Dorche - 6 eventos . 13º Portugal
Francisco Romoãzinho - 1 evento
Christian Rio - 2 eventos . 11º Acrópole
Maurice Chomat - 4 eventos . 10º Acrópole
Alain Coppier - 2 eventos . 9º Córsega
Claude Laurent . 25º Córsega
Philippe Wambergue . 9º Acrópole
Maurizio Verini - 1 evento







TALBOT SUNBEAM LOTUS - B12
(2.200cc; 250cv; 1050kg)
Antonio Zanini . 6º Portugal
Chris Lord - 1 evento










MITSUBISHI LANCER EX TURBO - Gr.4
(2.000cc; 280cv)
Morrie Chandler . 9º Nova Zelândia
Georg Fischer - 2 eventos . 10º Portugal
Harri Toivonen - 2 eventos









BMW M1 - B12
(3.500cc; 430cv; 1150kg)
Bernard Béguin - 1 evento

BMW 323i - Gr.2
Ingvar Carlsson - 2 eventos . 11º Suécia















FERRARI 308 GTB - B12
(3.000cc; 315cv; 1080kg)
Panic - 1 evento
Björn Waldegård - 1 evento
Federico Ormezzano - 1 evento
Maurizio Cavalli - 1 evento








PORSCHE 911 SC - Gr.4/ B12
(3.000cc;300cv)
Jürgen Barth . 11º Monte Carlo
Jean-Pierre Ballet . 1 evento













SAAB 99 TURBO - A8
(2.000cc; 270cv)
Per Eklund - 1 evento
Ola Strömberg - 2 eventos . 10º Suécia

































Sem comentários:

Enviar um comentário