sábado, 16 de fevereiro de 2019

WRC - Dia 2 Rally Sweden 2019

Ott Tänak é o inquestionável líder do Rally da Suécia, onde ao longo do dia de hoje, foi aumentando o fosso para os restantes adversários. Se no final de dia de ontem fora o seu colega de equipa Jari-Matti Latvala o 1º a dar "parte fraca" - na então luta vivida a três, hoje, logo na segunda especial do dia, foi a vez de Teemu Suninen colocar um ponto final no seu fantástico desempenho.

Por Carlos da Silva




O piloto da M-Sport que até então, já havia perdido a liderança para Tänak, não evitou um toque e um atascanso num banco de neve, perdendo de uma assentada mais de um minuto e meio para os pilotos da frente e a queda para a 8.ª posição. Mas não se ficou por "aqui", já que na 14ª especial, um novo despiste culminado com um toque numa árvore, danificou o roll bar da parte traseira do lado esquerdo do seu Ford Fiesta WRC, sendo obrigado a abandonar (rally2), a fim dos mecânicos da equipa repararem os danos sofridos para retomar a prova amanhã, onde só foi possível, porque a M-Sport foi o construtor do roll bar.

Se 54,5 seg. de vantagem parecem ser mais do que suficientes para Tänak controlar os 51.31 km em especiais (3) que ainda faltam disputar, os míseros 2,3 segundos que separaram o 2.º, 3.º e o 4.º da geral, prometem animar e muito o derradeiro dia de prova.

Esapekka Lappi que tirou e bem, partido de uma estratégia delineada pela Citroen (a formação francesa ordenou que Ogier penalizasse por atraso, para que o piloto francês fosse para a estrada antes do finlandês, "limpando-a" para Lappi), ocupa a segunda posição "a meias" com Andreas Mikkelsen (Hyundai), que não evitou um susto ao passar (sem perder muito tempo) sobre um banco de neve...
Com Thierry Neuville (4º) a somente 2,3 seg, - ele que "milagrosamente" se safou de ter ficado plantado na neve após um monumental pião, espera-se que Mikkelsen lhe ceda a posição amanhã....

Parecendo já sem muito folgo para atacar o trio que vai na sua frente, Elfyn Evans ocupa a quinta posição a 11,9 seg. de Neuville, adivinhando-se que irá sobretudo defender-se de uma eventual aproximação de Kris Meeke (6.º) e de Sébastien Loeb (7.º), com ambos a situarem-se a menos de 30 seg. O ex-campeão Mundial voltou-se a queixar de uma certa falta de confiança com o seu Hyundai, bem como, de algumas notas não tão ajustadas como pretendia...
Pontus Tidemand (8º) continua a ter uma prova algo apagada com o Ford Fiesta WRC..

Ole Christian Veiby num VW Polo GTI R5, continua na frente da WRC2 , mas viu o Skoda Fabia R5 de Jari Huttunen aproximar-se perigosamente, sendo 12 segundos a separa-los. Johan Kristoffersson que era então o segundo, acabaria por perder quase 2 minutos após uma saída de estrada, caindo para 5º.

Na WRC2 Pro, Mads Østberg (C3 R5) está cada vez mais isolado na frente, depois de Kalle Rovanperä (+3:21.8), Gus Greensmith (+4:19.9) e Eerik Pietarinen (+6:19.0) terem novamente ido além dos limites da estrada....

Na JWRC, Dennis Rådström que liderava tranquilamente a contenda, acabaria por ficar atolado na neve, cedendo a liderança ao seu compatriota Tom Kristensson. O vice campeão na ERC Junior U27 tem o piloto da Estónia, Roland Poom já a quase 1m50 na segunda posição...


VENCEDORES DE TROÇOS:
Thierry Neuville (2); Ott Tänak (5); Teemu Suninen (1); Elfyn Evans (2); Teemu Suninen (1); Jari Huttunen (1); Jari-Matti Latvala (1); Sébastien Ogier (3)
LÍDERES DO RALLY:
Thierry Neuville (SS1); Ott Tänak (SS2 a 4); Jari-Matti Latvala (SS5); Teemu Suninen (SS6 a 8); Ott Tänak (SS9 a 16)

DIA 2


PRINCIPAIS ABANDONOS:
3 Teemu Suninen / Marko Salminen (FI) Ford Fiesta WRC (danificou rollbar na SS10)




















Sem comentários:

Enviar um comentário