sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

WRC - Dia 1 Rally Sweden 2019

O piloto finlandês da M-Sport Teemu Suninen é surpreendente líder do Rally da Suécia no final do primeiro dia de prova. Visto como um outsider no que a luta pela vitória diz respeito, Suninen tirou e bem partido de ser inicialmente, o 7º piloto a partir para a estrada, e de forma consistente, manteve um forte andamento só rivalizado por dois pilotos da Toyota: Ott Ott Tänak e Jari-Matti Latvala.

Por Carlos da Silva





Se as condições do piso na primeira passagem pelos troços, eram substancialmente melhores que as sentidas no ano passado, o temido derretimento da camada de gelo e neve na parte da tarde, cumpliciaram ainda mais o andamento dos primeiros na estrada. Suninen tem somente 2 segundos redondos de vantagem sobre Ott Tänak que na derradeira especial, viram Latvala ficar irremediavelmente fora desta luta a três, ao perder mais de 20 minutos atolado num banco de neve...

Mas já antes, o Rally da Suécia havia provocado alguns dissabores aos principais protagonistas do mundial, a começar pelo campeão do mundo e líder do mundial, Sébastien Ogier. O piloto da Citroen deu um toque num banco de neve ao início da tarde, tendo o seu Citroen C3 WRC ficado enterrado numa zona sem público, só lhe restando abandonar (46.º rally2). Melhor sorte tiveram Esapekka Lappi (Citroen) e Thierry Neuville (Hyundai) que no decorrer da quinta especial, bateram ambos num banco de neve e um consequente pião, que além do susto e dos danos provocados na aerodinâmica do carro do piloto belga, soldou-se "apenas" por uma perda de meio minuto para ambos.

Sem erros de monta, Andreas Mikkelsen (Hyundai) fecha os lugares do pódio a uns "saudáveis" 17,8 seg. da liderança ao passo que Elfyn Evans, ocupa a quarta posição a 28.6 depois de também ele ter perdido quase 26 seg. com um pião. Venceu duas especais e tal como Suninen, tem contribuído para uma bela presença de conjunto da M-Sport.

Esapekka Lappi é o 5.º a 42.0 e Sébastien Loeb - que na parte da manhã bem se queixou da sua falta de confiança com o seu Hyundai, é o 6.º da geral a 48,8s, com o piloto francês a ter apenas 3,9 seg. de vantagem sobre o seu colega de equipa, Thierry Neuville. Kris Meeke (8.º) fecha este lote de quatro pilotos separados por pouco mais de 10 seg. A correr "em casa" esperava-se algo mais de Pontus Tidemand (9.º) que tem revelado alguns problemas de adaptação com o Ford Fiesta RS WRC..

Ole Christian Veiby tem dominado na WRC2 com um VW Polo GTI R5, com 24,5 seg. de vantagem sobre Johan Kristoffersson em carro idêntico. Jari Huttunen é o 3.º e está apenas 3,8 seg. do bi-campeão mundial de Rallycross.

Na WRC2 Pro, cedo Mads Østberg (C3 R5) ficou sozinho na frente depois dos igualmente candidatos Kalle Rovanperä (+1:30.9), Gus Greensmith (+2:37.8) e Eerik Pietarinen (+5:36.5) terem perdido muito tempo com saídas de estrada.

Na JWRC, Dennis Rådström ainda teve alguma animada luta com Martins Sesks Rally, até o campeão Junior do ERC ter saído de estrada na 7º especial, com Tom Kristensson a ser o segundo a mais de um minuto do seu compatriota.



VENCEDORES DE TROÇOS:
Thierry Neuville (1); Ott Tänak (2); Teemu Suninen (1); Elfyn Evans (2); Teemu Suninen (1); Jari Huttunen (1)
LÍDERES DO RALLY:
Thierry Neuville (SS1); Ott Tänak (SS2 a 4); Jari-Matti Latvala (SS5); Teemu Suninen (SS6 a 8)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
1 Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (FR) Citroën C3 WRC (preso num banco de neve na SS6)
68 Marcus Grönholm / Timo Rautiainen (FI) Toyota Yaris WRC (acidente na SS4)
35 Łukasz Pieniążek / Kamil Heller (PL) Ford Fiesta R5 (acidente na SS2)




























Sem comentários:

Enviar um comentário