sábado, 9 de fevereiro de 2019

LETÓNIA - Rallijs Sarma 2019

O Rallijs Sarma foi o segundo evento do campeonato letão e mais uma vez, para o campeonato estónio. A neve esteve em abundância durante a manhã, mas à tarde esteve mais complicado para afinações com menos neve, perdendo-se muitos pregos nos pneus.
Nikolay Gryazin começou por dominar sem surpresa, mas na quinta especial quando tinha mais de 40s de vantagem, o piloto russo deu toque num banco de neve, bloqueou o radiador e o motor aqueceu, obrigando-o a parar e perder muito tempo.






O jovem Oliver Solberg, perdeu cerca de 20s com um pião na segunda especial, mas nunca baixou da segunda posição. No entanto, após o atraso de Gryazin, o filho de Petter Solberg aproveitou para passar para a liderança e voltar a vencer pela segunda vez consecutiva este ano.

O polaco Filip Nivette chegou a passar pela terceira posição, mas abandonou na quinta especial com o radiador danificado e mais tarde, os dois Ford Fiesta Proto de Roland Murakas que era segundo à entrada da última especial e do seu compatriota Egon Kaur em viatura idêntica, partiu a caixa de velocidades no derradeiro troço.

Com estes abandonos entre os pilotos mais rápidos, Georg Gross que estve sempre muito apagado com o melhor carro do rally, acabou por ser o melhor estónio e terminar em segundo a mais de 1 minuto do adolescente e vencedor do rally.

Nikolay Gryazin chegou a baixar para a oitava posição, subiu para sexto, mas acabou por beneficiar dos abandonos de Murakas e Kaur, para chegar ao lugar mais baixo do pódio, neste último treino de preparação para o Rally Sweden.

Valeriy Gorban venceu a especial em Gryazin se atrasou, mas o ucraniano perdeu vários minutos na neve, não indo além da 41ª posição.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Nikolay Gryazin (6); Valeriy Gorban (1); Oliver Solberg (1)
LÍDERES DO RALLY:
Nikolay Gryazin (SS1 a 4); Oliver Solberg (SS5 a 8)

RALLIJS SARMA


PRINCIPAIS ABANDONOS:
5 Egon Kaur / Silver Simm (EE) Ford Fiesta Proto (caixa na SS8)
6 Roland Murakas / Kalle Adler (EE) Ford Fiesta Proto (avaria na SS8)
11 Egidijus Valeiša / Mindaugas Varža (LT) Ford Fiesta R5 (acidente na SS5)
14 Filip Nivette / Kamil Kozdroń (PL) Škoda Fabia R5 (radiador na SS5)
34 Margus Murakas / Henri Murakas (EE) Audi A1 Proto (duplo furo na SS7)



















Sem comentários:

Enviar um comentário