domingo, 18 de novembro de 2018

WRC - Dia 3 . Kennards Hire Rally Australia 2018

Alguma chuva, sempre chegou a marcar presença na Austrália no derradeiro dia, e que foi tão esperada nos dias anteriores por quem abria a estrada. No entanto, algumas partes estavam mais em estado de barro do que propriamente lama, acabando por provocar estragos em alguns pilotos oficiais.







Sempre com a esperança de chegar a campeão, Thierry Neuville recuperou apenas 11s dos 49 que tinha de atraso para Ogier, durante a primeira ronda dos troços. No inicio da repetição dos mesmos, o belga excedeu-se, acabando por bater forte e arrancar uma roda, ficando logo esclarecido que não iria conseguir os seus objetivos e ainda correr o risco de perder a segunda posição no campeonato.

Ott Tänak tinha de ganhar e esperar que o líder do campeonato não terminasse o rally para ser campeão. No entanto, o estónio deixou o Yaris escorregar numa zona complicada e perder cerca de 20s entre a vegetação, perdendo a liderança de imediato para Jari-Matti Latvala. Na especial após o erro do belga da Hyundai, Tänak ficou com problemas de caixa após uns saltos consecutivos, voltando a sair de estrada, mas desta vez, sem retorno como da primeira vez, terminando da pior forma, umas das melhores épocas do estónio.

Com os seus adversários fora da corrida ao título, Sébastien Ogier respirou de alivio e ficou sem qualquer pressão, tendo apenas de levar o Fiesta até ao final, agora na quinta posição, para conseguir o seu sexto título consecutivo na despedida com a M-Sport.

Jari-Matti Latvala conseguiu a tão desejada vitória da temporada que lhe fugiu por algumas vezes, ora por erro, ou por falhas técnicas. O finlandês terminou na quarta posição no campeonato e terá nova temporada na Toyota em 2019, mais uma vez a fazer equipa com Tänak e com o novo colega, Kris Meeke.

Hayden Paddon tem vindo a melhorar a sua prestação na Austrália, ano após ano. O neozelandês perdeu algum tempo com muitas cautelas no inicio do dia, mas até acabou por vencer mais uma especial e colocar pressão nos pilotos da Toyota, mas com o erro de Tänak, Paddon conseguiu um brilhante segundo lugar e melhor piloto da Hyundai, mas os seus companheiros de equipa em nada ajudaram em tentar destronar a Toyota da primeira posição. Quanto ao futuro de Paddon, ainda nada foi anunciado.

Esapekka Lappi tinha como função, manter Ogier atrás. O finlandês até conseguiu os seus objetivos, mas de nada valeu, tanto pelo erro de Tänak, como pela postura de campeão do francês que foi rápido quanto baste, para chegar ao sexto título. Lappi ajudou a Toyota a conseguir o primeiro título à estrutura liderada por Makinen, mas o finlandês está de partida para a Citroën, para fazer equipa com Ogier.

Depois de um primeiro dia dominador, Mads Østberg voltou a perder a confiança no inicio da manhã, nas condições traiçoeiras que se encontravam. O norueguês voltou a melhorar a sua prestação, mas não conseguiu alcançar Paddon, tendo de contentar-se com a terceira posição. Não deixa de ser um bom resultado, mas ainda falta consistência de fazer bom papel em mais rallies e não só em alguns. Sobre o futuro de Østberg, também ainda nada foi revelado.

Elfyn Evans fez o seu papel em proteger o seu companheiro de equipa, terminando na sexta posição final e subir para sétimo no campeonato a quatro pontos de Mikkelsen que esteve muito aquém das espetativas nesta primeira temporada com a Hyundai.

Teemu Suninen foi o azarado do dia, depois de ter feito uma prova com todas as cautelas para que nada corresse mal, mas o alternador do Fiesta acabou por não colaborar e deixou o piloto parado na ligação para a Power Stage - um problema técnico que acontece de vez em quando nos carros da M-Sport.

Craig Breen teve um bom inicio de rally, mas após o primeiro toque numa raiz em que arrancou uma suspensão, o irlandês nunca mais foi o mesmo,voltando a cometer vários erros que o atrasavam cada vez mais. No entanto e beneficiando de outros erros maiores, Breen ainda levou o C3 até ao sétimo lugar anove minutos do vencedor.

Alberto Heller terminou em oitavo e dominou de forma isolada o WRC2. Pelo segundo ano consecutivo, a Austrália voltou a ser muito pobre nesta categoria, o que leva a pensar se a FIA não terá de pensar melhor nas regras para os R5, principalmente, com a nova entrada do WRC2 Pro.

Steve Glenney foi o melhor piloto local e também ele terminou nos lugares pontuáveis e com mais de 8 minutos de vantagem para o grego Jourdan Serderidis que mais uma vez, foi à Austrália para se divertir num dos novos world rally cars.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Esapekka Lappi (3); Jari-Matti Latvala (4); Mads Østberg (1); Ott Tänak (8); Thierry Neuville (2); Craig Breen (1); Sébastien Ogier (2); Hayden Paddon (3); Elfyn Evans (1)
LÍDERES DO RALLY:
Esapekka Lappi (SS1 a 2); Mads Østberg (SS3 a 10); Jari-Matti Latvala (SS13); Ott Tänak (SS14 a 19); Jari-Matti Latvala (SS20 a 24)

POWER STAGE:
1ºSébastien Ogier; 2º Esapekka Lappi ; 3º Mads Østberg; 4º Elfyn Evans; 5º Jari-Matti Latvala

27º KENNARDS HIRE RALLY AUSTRALIA


PRINCIPAIS ABANDONOS:
3 Teemu Suninen / Mikko Markkula (FI) Ford Fiesta WRC (alternador após SS23)
5 Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (BE) Hyundai i20 Coupe WRC (acidente na SS22)
8 Ott Tänak / Martin Järveoja (EE) Toyota Yaris WRC (acidente na SS23)
31 Pedro Heller / Pablo Olmos (CL/RA) Ford Fiesta R5 (acidente na SS10; avaria na SS20)
32 Armin Kremer / Pirmin Winklhofer (DE/AT) Škoda Fabia R5 (avaria na SS15 e 21)
72 Harry Bates / John McCarthy (AU) Toyota Yaris AP4 (avaria na SS14)
76 Raana Horan / Michael Connor (NZ) Škoda Fabia R5 (avaria após SS13)

PONTUAÇÃO WRC:
1º Sébastien Ogier (219); 2º Thierry Neuville (201); 3º Ott Tänak (181);  4º  Jari-Matti Latvala (128); 5º Esapekka Lappi (126); 6º Andreas Mikkelsen (84); 7º  Elfyn Evans (80); 8º Hayden Paddon (73); 9º Dani Sordo (71); 10º Mads Ostberg (70); 11º Craig Breen (67); 12º Teemu Suninen (54); 13º Sébastien Loeb e Kris Meeke (43)

PONTUAÇÃO WRC2:
1º Jan Kopecký (143); 2º Pontus Tidemand (111); 3º Kalle Rovanperä (90); 4º Gus Greensmith (70); 5º Łukasz Pieniążek (56); 6º Fabio Andolfi (54); 7º Ole Christian Veiby (47); 8º Jari Huttunen (46); 9º Pedro Heller (41); 10º Kajetan Kajetanowicz (40); 11º Pierre-Louis Loubet (36); 12º Nil Solans (34); 13º Stéphane Lefebvre (33); 14º Takamato Katsuta (29); 15º Simone Tempestini (28)

PONTUAÇÃO EQUIPAS:
1º (368) TOYOTA GAZOO RACING WRT
2º (341) HYUNDAI SHELL MOBIS WRT 
3º (324) M-SPORT FORD WORLD RALLY TEAM
4º (237) CITROEN TOTAL ABU DHABI WRT































Sem comentários:

Enviar um comentário