sexta-feira, 26 de outubro de 2018

WRC - Dia 1 Rally Catalunya 2018

No único rally misto do campeonato, o primeiro dia foi reservado aos pisos de terra, mostrando-se mais uma vez muito penalizador para quem abria a estrada.









Terceiro na estrada, Ott Tänak voltou a entrar ao ataque ao ser o mais rápido na primeira especial ( o único troço que venceu), mas passou para a liderança no seguinte e assim se manteve até ao final da etapa, com uma vantagem de 26.8s para o segundo classificado.

Após ter subido à terceira posição durante a manhã, Dani Sordo venceu uma especial no inicio da tarde e acabou mesmo por melhorar mais uma posição e terminar o dia em segundo como melhor piloto da Hyundai.

Ao ser o décimo a partir, Elfyn Evans aproveitou a estrada limpa para mostrar que se pode contar com o galês para boas performances. O piloto da M-Sport subiu à segunda posição no final da manhã, mas baixou para terceiro no final do dia por troca com Sordo, a 2.9s do espanhol.

Sébastien Loeb perdeu tempo na super especial ao deixar o motor calar-se num gancho. No inicio da manhã, o francês não tinha o carro com o melhor setup, mas conseguiu melhorar à tarde e subir à quarta posição a 0.5s de Evans.

Depois de um inicio menos bom na super especial, Jari-Matti Latvala começou a manhã ao ataque, subindo para segundo da geral, mas o finlandês acabou por furar um pneu posterior e cair para décimo. No entanto, o finlandês venceu mais dois troços, acabando por recuperar até à quinta posição a 7.4s de Loeb.

Andreas Mikkelsen tinha o carro a escorregar muito no inicio do dia, mas ainda venceu uma especial que o fez saltar para a quarta posição. Durante a tarde o norueguês perdeu posições para Loeb e Latvala, ficando a 1.5s do finlandês.

Sébastien Ogier foi o primeiro líder ao vencer a super especial e ainda se manteve na liderança após a primeira especial de hoje. No entanto, por ser segundo na estrada, o francês perdeu alguns segundos nos troços maiores e foi caindo na classificação ao longo do dia até ao sétimo lugar a 0.3s de Mikkelsen.

Craig Breen chegou a passar pela quinta posição por duas vezes, mas acabou por cometer alguns erros, não indo além da oitava posição a 5.3s de Ogier.

Por ser primeiro na estrada, Thierry Neuville já perdeu 1 minuto para o líder, perdendo muitos segundos nos troços maiores, não conseguindo melhor do que a nona posição.

Eric Camilli está a liderar o WRC2 na estreia do Polo R5, mas o jovem Kalle Rovanperä ocupa a segunda posição a 11.8s do francês.
Petter Solberg também está a fazer um bom rally e sempre perto do seu colega de equipa, mas acabou por perder uma posição para Rovanperä no último troço do dia.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Loeb (1); Ott Tänak (1); Jari-Matti Latvala (3); Andreas Mikkelsen (1); Dani Sordo (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Loeb (SS1 a 2); Ott Tänak (SS3 a 7)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
43 Ken Block / Alex Gelsomino (US) Ford Fiesta WRC (acidente na SS7)
33 Łukasz Pieniążek / Przemysław Mazur (PL) Skoda Fabia R5 (perdeu roda na SS3)
34 Fabio Andolfi / Simone Scattolin (IT) Skoda Fabia R5 (avaria na SS7)
37 Stéphane Lefebvre / Gabin Moreau (FR) Citroën C3 R5 (avaria após SS3)
39 Takamoto Katsuta / Marko Salminen (JP/FI) Ford Fiesta R5 (SS6)
46 Marco Bulacia / Fabian Cretu (BV) Skoda Fabia R5 (avaria na SS3)
87 Efrén Llarena / Sara Fernandez (ES) Peugeot 308 N5 (avaria após SS2)























































Sem comentários:

Enviar um comentário