sexta-feira, 27 de abril de 2018

WRC - Dia 1 YPF Rally Argentina 2018

O World Rally Championship regressou ao continente sul americano para disputar o Rally Argentina. As duas primeiras especiais ficaram marcadas pelo pó, beneficiando o primeiro na estrada, mas a dureza conhecida dos troços, fez vitimas no dia inicial.








Terceiro na estrada após a super especial na noite de quinta-feira, Ott Tänak começou o dia com o pé esquerdo ao dar um toque numa pedra e fazer um pião numa zona estreita. A partir desse momento, o estónio só não venceu a quinta especial, a mesma em que chegou à liderança e a manteve até ao final do dia.

Com melhor posição de partida e com algumas novidades técnicas no C3 WRC, Kris Meeke hesitou um pouco no pó da primeira especial, mas começou a subir na classificação e no inicio da tarde já era segundo, posição essa em que permaneceu até ao final do dia, mas já a 22.7s de Tänak.

Thierry Neuville não fez a melhor escolha de pneus durante a manhã e queixava-se da traseira escorregar muito. À tarde, o belga esteve melhor, conseguindo recuperar de sexto para terceiro a 5.9s de Kris Meeke.

Dani Sordo também perdeu tempo no pó no inicio da manhã, mas depois chegou a fazer bons tempos, incluindo a vitória na sexta especial. O espanhol chegou a passar momentaneamente pela terceira posição, mas perdeu-a para Neuville no último troço do dia por 0.9s

Sébastien Ogier não apanhou pó por ser o primeiro na estrada e acabou por beneficiar e e terminar bem durante a manhã, onde até chegou a ser primeiro. No entanto, durante a tarde já não foi tão bom para o francês que acabou por cair para a quinta posição a 6.9s de Sordo.

Craig Breen penalizou 10s por ter demorado 1 minuto no reagrupamento após a super especial. O irlandês também se atrasou no pó e não estava a gostar do comportamento do carro, sendo apenas sexto a 4.8s de Ogier e a mais de 40 de Tänak.

Andreas Mikkelsen liderou durante alguns troços, mas furou um pneu dianteiro, caindo de primeiro para oitavo a quase 1 minuto do líder. Esapekka Lappi também teve o mesmo problema quando ocupava a quarta posição, atrasando-se na classificação e terminar a etapa separado por 2.9s em relação a Elfyn Evans.

Teemu Suninen também sofreu um furo no Fiesta WRC, mas o jovem finlandês também não esteve rápido. Por otro lado, Jari-Matti Latvala estava rápido, mas bateu numa pedra que danificou a suspensão e o sistema de lubrificação do motor e ficar definitivamente, fora do rally.

Pontus Tidemand lidera o WRC2 com 20s de vantagem para Kalle Rovanperä que perdeu algum tempo por ter ficado sem a peça que regula a entrada de ar no habitáculo. 


VENCEDORES DE TROÇOS:
Thierry Neuville (1); Sébastien Ogier (1) Ott Tänak (5); Dani Sordo (1)
LÍDERES DO RALLY:
Thierry Neuville (SS1); Sébastien Ogier (SS2); Andreas Mikkelsen (SS3 a 4); Ott Tänak (SS5 a 8)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
7 Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (FI) Toyota Yaris WRC (suspensão na SS3)
36 Nil Solans / Miquel Ibañez (ES) Ford Fiesta R5 (avaria na SS1)



Michelin


World Rally Championship






Hyundai Motorsport


Toyota Gazoo Racing






WRC2

Sem comentários:

Enviar um comentário