sábado, 28 de abril de 2018

PORTUGAL - Rally de Mortágua 2018

Sem grande vedetismo e com o recato tradicional dos japoneses, Hiroki Arai (filho do antigo piloto Toshi Arai) veio a Mortágua cumprir mais um passo na sua curta carreira nos ralis rumo a um lugar no WRC, quem sabe, já em 2019. O pequeno japonês de 24 anos venceu com uma sobriedade e limpeza impressionante em Mortágua, demonstrando na prática o ritmo que traz de sucessivas provas (algumas no mundial).  (ralisonline.net)






O minuto de diferença para toda a concorrência diz tudo sobre o domínio que exerceu e até ficou a sensação que ainda tinha dado para mais.

Quem também sai com um largo sorriso nos lábios de Mortágua é Armindo Araújo. À segunda prova o seu projeto já começou a dar frutos, com uma vitória no CPR que acabou por ser merecida depois de uma segunda metade do rali a fazer lembrar o Armindo competitivo e motivado de outros tempos. O Hyundai i20 R5 contou com as mais recentes especificações (mais binário do motor), mostrou fiabilidade e também competitividade, mesmo se um furo na fase inicial do segundo dia ainda lhe roubou 20s.

Katsuka Takamoto, colega de equipa de Arai na Tommi Makinen Racing, estava também com um excelente ritmo de competição, mas no quinto troço teve um problema com a bomba da direção assistida e perdeu 50s. A partir daí continuou a andar forte para pelo menos chegar ao segundo lugar (que alcançou), mas não contou com o forte ritmo final de Armindo Araújo que estava a lutar com Pedro Meireles pela vitória no CPR, descendo ao 3º lugar.

Pedro Meireles esteve próximo de regressar às vitórias no CPR, mas nos momentos decisivos parece que falta sempre um "danoninho". Entrando para o derradeiro troço com 2s de vantagem para Armindo Araújo, mas viria a perder 5,8s para o seu adversário e consequentemente descer para o segundo lugar nas contas do nacional. A falta de testes (o carro chegou apenas uma semana antes da prova) e uma evolução mais antiga do motor, podem ser as razões para ter perdido por pouco uma vitória que esteve ao seu alcance.

Carlos Vieira pode-se queixar de alguma falta de sorte, já que depois de um primeiro furo, voltou a furar na parte final do rali, perdendo tempo que lhe retirou a hipótese de lutar pela vitoria no CPR quando parceria ter condições para tal, até porque também o seu Hyundai contou com todas as mais recentes evoluções.

Ricardo Teodósio foi-se afundando na classificação ao longo do decorrer do rali, depois de o ter liderado após o final do primeiro dia, quando o rali ainda nem à terra tinha chegado.

Provas normais para Joaquim Alves, que estreava um Skoda Fabia R5, e para Manuel Castro, que ficaram na frente de Miguel Barbosa, um dos candidatos à vitória que por ter dado uma volta a mais na rotunda da super-especial de Mortágua veio a ser penalizado em mais 3 minutos. Ficou evidente, pelos tempos efetuados, que poderia também ele ter lutado pela vitória, mas as estúpidas regras das super-especiais, tirou da luta pela vitória um dos candidatos à mesma.

Nas duas rodas motrizes também houve muita emoção. Pedro Antunes liderou quase sempre em todo o rali, mas Daniel Nunes deu muita luta até ao 5º troço, quando acabou por perder muitos segundos por ter rodado no pó de Paulo Neto (que tinha tido uma saída de estrada e perdeu 4 minutos). Daniel Nunes ainda viria a arriscar, quando o motor do Peugeot de Pedro Antnes passou a funcionar em 3 cilindros, mas o piloto de Sintra viria a capotar e também a furar, pelo que o segundo lugar acabou por não ser um mau resultado.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Miguel Barbosa (2); Ricardo Teodósio (1); Hiroki Arai (5); Katsuta Takamoto (1); Armindo Araújo (1)
LÍDERES DO RALLY:
Miguel Barbosa (SS1A e 1B); Ricardo Teodósio (SS2); Hiroki Arai (SS3 a 9)

RALLY DE MORTÁGUA
1º 35 Hiroki Arai / Glenn Macneall (JP/AU) Ford Fiesta R5 1:13:31.2
2º 46 Armindo Araújo / Luís Ramalho (PT) Hyundai i20 NG R5 +1:02.6
3º 30 Takamoto Katsuta / Marko Salminen (JP/FI) Ford Fiesta R5 +01:05.2
4º 2 Pedro Meireles / Mário Castro (PT) Skoda Fabia R5 +01:06.1
5º 1 Carlos Vieira / Jorge Carvalho (PT) Hyundai i20 NG R5 +01:44.8
6º 24 Ricardo Teodósio / José Teixeira (PT) Skoda Fabia R5 +02:14.0
7º 5 Joaquim Alves / António Costa (PT) Skoda Fabia R5 +03:12.9
8º 33 Manuel Castro / Luís Costa (PT) Hyundai i20 NG R5 +04:01.5
9º 3 Miguel Barbosa / Hugo Magalhães (PT) Skoda Fabia R5 +04:09.7
10º 15 Pedro Almeida / Nuno Almeida (PT) Ford Fiesta R5 +05:22.0
11º 17 António Dias / Daniel Pereira (PT) Škoda Fabia R5 +05:33.6
12º 48 Daniel Alonso / Cándido Carrera (ES) Ford Fiesta R5 +07:13.1
13º 12 Pedro Antunes / Paulo Lopes (PT) Peugeot 208 R2 +07:18.9
14º 6 José Pedro Fontes / Paulo Babo (PT) Citroën DS3 R5 +08:04.9
15º 19 Daniel Nunes / Rui Raimundo (PT) Peugeot 208 R2 +08:29.2

PRINCIPAIS ABANDONOS:
14 Pedro Lago Vieira / Ricardo Faria (PT) Peugeot 208 R2 (direção na SS5)
22 Paulo Meireles / Marcos Gonçalves (PT) Hyundai i20 NG R5 (acidente na SS6)
34 Alfredo Barros / Paulo Silva (PT) Ford Fiesta R5 (acidente na SS8)








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