domingo, 11 de março de 2018

WRC - Dia 2 Rally Guanajuato Corona México 2018

O segundo dia do Rally México prometia ser extremamente competitivo e até começou bem, mas alguns azares dos principais intervenientes a meio do dia, deu uma reviravolta e que agora dificilmente, se alterem os resultados para o último dia em situações normais, com apenas três especiais para se disputar no domingo.







A partir em sexto na estrada, Ott Tänak tinha grandes hipóteses de chegar à primeira posição, no único Toyota sobrevivente, mas logo no primeiro troço do dia e quando tinha sido o mais rápido no primeiro parcial, o turbo do Yaris WRC cedeu e os estónio foi obrigado a parar após a especial.

Dani Sordo começo o dia a tentar defender-se dos ataques de Sébastien Loeb e o francês conseguiu mesmo passar para a liderança de forma impressionante, logo na primeira especial do dia, apesar de ter condições um pouco inferiores ao espanhol em termos de ordem de partida.
Loeb liderou durante toda a manhã, mas terminou a mesma com apenas 2.9s de vantagem para Sordo. No entanto, os dois pilotos que lutavam pela primeira posição, furaram pneus no inicio da tarde, com Sordo a perder 30s e cair para terceiro, mas o líder Loeb teve mesmo de parar para trocar a roda e cair para quinto com mais de 2 minutos perdidos.

Com ordem de partida um pouco melhor do que no dia anterior, Sébastien Ogier passou Mikkelsen no primeiro troço, empatou com Meeke no final da manhã, mas no inicio da tarde beneficiou dos azares de Sordo e Loeb para subir à primeira posição e liderar o resto da tarde onde venceu vários troços e terminou o dia com 35.9s de vantagem para o segundo classificado. Foi uma prestação impressionante do campeão, mas ficou no ar como poderia ter sido a luta com Sordo e Loeb.

Kris Meeke cometeu pequenos erros que lhe custaram caro, mas o maior foi um pião numa zona estreita em que teve de regressar um pouco atrás para virar o carro no meio de muito pó, onde perdeu perto de 30 segundos. O britânico terminou o dia com uma vitória na sétima super especial disputada, mas tem Dani Sordo a 10.9s atrás na terceira posição.

Terceiro na estrada, Andreas Mikkelsen perdeu quase 1 minuto e meio para Ogier e só partia uma posição à frente do francês, perdendo muito tempo nos troços maiores com escolhas de pneus e afinações menos boas.

Thierry Neuville voltou a perder tempo após uma passagem numa ribeira, com o motor a entrar em modo de segurança e perder mais de 1 minuto parado. Mais tarde teve dois excessos que quase o atiraram para fora de estrada, no segundo dia consecutivo em que abria a estrada. O belga passou para sexto após o azar de Tänak e para o último dia, continua a ser o primeiro na estrada.

Apesar de ser segundo na estrada, Jari-Matti Latvala conseguiu entrar nos lugares pontuáveis ao passar alguns concorrentes do WRC2. Para o último dia, o finlandês vai atacar e passar facilmente Gus Greensmith que se encontra na oitava posição com cerca de 50s de vantagem para Latvala.

Esapekka Lappi e Teemu Suninen limitaram-se a manter-se na estrada no segundo dia e assim terão de continuar para tirar o máximo de conhecimento deste rally para o futuro e no caso de Suninen, ter de levar alguns pontos para a M-Sport, um vez que Daniel Barrit foi proibido pelos médicos em regressar ao rally.

Pontus Tidemand continua o seu passeio na sétima posição da classificação e na liderança do WRC2, com mais de 5 minutos de vantagem para Gus Greensmith.
Kalle Rovanperä regressou no segundo dia para acumular experiência e para alcançar alguns pontos no domingo, Jari Huttunen voltou a ter problemas no Hyundai, desta vez com uma fuga de gasolina.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Thierry Neuville (1); Kris Meeke (5); Dani Sordo (3); Teemu Suninen (1); Sébastien Loeb (3); Ott Tänak (3); Sébastien Ogier (5); Andreas Mikkelsen (1)
LÍDERES DO RALLY:
Thierry Neuville (SS1); Kris Meeke (SS2); Dani Sordo (SS3 a 10); Sébastien Loeb (SS11 a 13); Sébastien Ogier (SS14 a 19)

DIA 2 


PRINCIPAIS ABANDONOS:
2 Elfyn Evans / Daniel Barrit (GB) Ford Fiesta WRC (Daniel Barrit magoou-se no acidente)
8 Ott Tänak / Martin Järveoja (EE) Toyota Yaris WRC (turbo após SS11)
32 Jari Huttunen / Antti Linnaketo (FI) Hyundai i20 NG R5 (fuga de combustível após SS13)
36 Nil Solans / Miquel Ibañes (ES) Ford Fiesta R5 (avaria na SS14)


















Sem comentários:

Enviar um comentário