Cerca de 260 inscritos (80 dos quais eram históricos), carros de segurança como o Toyota Etios R4 pilotado por Stéphane Sarrazin e o Citroën C3 R5 pelas mãos do novo campeão francês, Yoann Bonato, um 306 maxi com Sébastien Loeb ao volante, François Delecour num Aston Martin e juntar todos as novas jovens estrelas internacionais francesas. Foi assim, o derradeiro evento do campeonato francês de asfalto.
Na sequência de quatro vitórias consecutivas na France Cup, Mathieu Arzeno liderou nas primeiras especiais, mas no inicio do segundo dia, o piloto de Salon-de-Provence saiu ligeiramente de estrada, ficando com o Skoda "pendurado" entre a estrada e a vegetação.
Sébastien Loeb que se encontrava apenas a 0,2s de Arzeno, assumiu a liderança com o Peugeot 306 maxi já com 20 anos e a utilizar uma caixa de 7 velocidades. O ex-campeão mundial liderou durante 5 especiais e depois passou para segundo, mas a duas especiais do fim quando se encontrava a 4,9s do líder, o motor do Peugeot partiu-se, ficando fora do rally.
David Salanon assumiu a liderança no final do segundo dia, passando a ser muito pressionado por Loeb até este desistir e o piloto do Fiesta RS WRC vencer pela segunda vez em 2017.
Sébastien Loeb que se encontrava apenas a 0,2s de Arzeno, assumiu a liderança com o Peugeot 306 maxi já com 20 anos e a utilizar uma caixa de 7 velocidades. O ex-campeão mundial liderou durante 5 especiais e depois passou para segundo, mas a duas especiais do fim quando se encontrava a 4,9s do líder, o motor do Peugeot partiu-se, ficando fora do rally.
David Salanon assumiu a liderança no final do segundo dia, passando a ser muito pressionado por Loeb até este desistir e o piloto do Fiesta RS WRC vencer pela segunda vez em 2017.
Sylvain Michel esteve ao ritmo dos mais rápidos sempre entre a segunda e a quarta posição, venceu 3 especiais e terminou em segundo a 19,3s de Salanon.
Pela primeira vez com um R5, o vice-campeão júnior Hugo Margaillan impressionou pela positiva ao vencer uma especial, passou pela segunda posição, num ritmo ao mesmo nível de Arzeno e Michel. No entanto, o sonho de um bom resultado esfumou-se quando o jovem piloto saiu de estrada no inicio do derradeiro dia.
Com um novo Hyundai i20 R5, Yohan Rossel foi melhorando a sua performance, à medida que se habituava ao carro, vindo a terminar na terceira posição, após beneficiar dos abandonos de Loeb e de Margaillan.
Quentin Giordano teve uma boa luta com Rossel, com os dois sempre separados por poucos segundos nos dois primeiros dias. Esta manhã, Giordano não esteve tão bem, perdendo quase 30s para o piloto do Hyundai, mas manteve a quarta posição e assegurou o vice-campeonato.
Charles Martin chegou a estar na mesma luta com Rossel e Giordano, mas acabou por furar um pneu no final do segundo dia e perder 1 minuto. No derradeiro dia, Martin teve de se aplicar para não ficar atrás de Raphaël Astier que também fez um bom rally num DS3 R5.
Romain Dumas dominou na categoria GT, vencendo a classe com mais de 5 minutos de vantagem para o potente Aston Martin V8 de François Delecour e ao outro Porsche de Patrick Rouillard. Enquanto esteve em prova, Nicolas Ciamin mostrou competitividade com o Fiat 124 Abarth, ao ser segundo entre os GT.
Apesar de uma aparatosa saída de estrada que poderá ver num dos vídeos, Manu Guigou voltou a vencer entre os carros de tração dianteira, com a magra vantagem de apenas 0.9s para o campeão júnior Jean-Baptiste Franceschi que deu muito espétaculo num Fiesta R2T. Vamos ver o que poderá fazer no JWRC em 2018.
Com um novo Hyundai i20 R5, Yohan Rossel foi melhorando a sua performance, à medida que se habituava ao carro, vindo a terminar na terceira posição, após beneficiar dos abandonos de Loeb e de Margaillan.
Quentin Giordano teve uma boa luta com Rossel, com os dois sempre separados por poucos segundos nos dois primeiros dias. Esta manhã, Giordano não esteve tão bem, perdendo quase 30s para o piloto do Hyundai, mas manteve a quarta posição e assegurou o vice-campeonato.
Charles Martin chegou a estar na mesma luta com Rossel e Giordano, mas acabou por furar um pneu no final do segundo dia e perder 1 minuto. No derradeiro dia, Martin teve de se aplicar para não ficar atrás de Raphaël Astier que também fez um bom rally num DS3 R5.
Romain Dumas dominou na categoria GT, vencendo a classe com mais de 5 minutos de vantagem para o potente Aston Martin V8 de François Delecour e ao outro Porsche de Patrick Rouillard. Enquanto esteve em prova, Nicolas Ciamin mostrou competitividade com o Fiat 124 Abarth, ao ser segundo entre os GT.
Apesar de uma aparatosa saída de estrada que poderá ver num dos vídeos, Manu Guigou voltou a vencer entre os carros de tração dianteira, com a magra vantagem de apenas 0.9s para o campeão júnior Jean-Baptiste Franceschi que deu muito espétaculo num Fiesta R2T. Vamos ver o que poderá fazer no JWRC em 2018.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Mathieu Arzeno (2); David Salanon (5); Hugo Margaillan (1); Sébastien Loeb (3) Sylvain Michel (3)
LÍDERES DO RALLY:
Mathieu Arzeno (SS1 a 3); Sébastien Loeb (SS4 a 8); David Salanon (SS9 a 14)
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