sexta-feira, 9 de junho de 2017

WRC - Dia 1 Rally Sardegna 2017

Para além das especiais demolidoras, o pó e o calor também contribuíram para um dia complicado para algumas equipas, especialmente durante a manhã que teve quatro líderes diferentes. No entanto, a diferença entre os cinco primeiros é muito curta e tudo poderá acontecer amanhã.






Kris Meeke esteve muito rápido durante as primeiras especiais, tendo passado duas vezes pela liderança. Mas o britânico voltou a capotar na última especial matinal quando liderava e não vai poder regressar em rally2, devido aos danos nos arcos de segurança.
Com uma boa posição de partida durante a manhã, Hayden Paddon passou para a liderança após o acidente de Meeke e conseguiu manter-se na frente do rally até ao final do dia sem vencer qualquer troço.



Juho Hänninen venceu e passou pela liderança na segunda especial do dia, posição essa em que se manteve na maior parte da etapa, mas bateu na derradeira especial onde perdeu quase 40s e uma queda para a sexta posição. Com o radiador a perder água, o finlandês ainda tinha de se deslocar até à assistência.





Thierry Neuville foi o mais rápido na super especial de ontem, mas ao ser segundo na estrada, o belga chegou a ocupar a décima posição. Apesar da posição de partida e de um furo na final de uma especial, Thierry Neuville conseguiu ser rápido e evitar problemas maiores, para terminar em segundo a 8,2s de Paddon.

Ott Tänak foi sempre o melhor piloto da M-Sport, subindo à quarta posição durante a tarde. Baixou para sexto depois de fazer meio-pião, mas recuperou na derradeira especial, terminando o dia em terceiro a 1,3s de Neuville e a 9,5s de Paddon.

Terceiro na estrada, Jari-Matti Latvala também perdeu tempo durante a manhã, mas recuperou à tarde e manteve-se na grande luta com Neuville e Tänak, estando a 0,3s do estónio, a 1,6s do belga e a 9,8s do neozelandês e líder do rally.
A partir em décimo segundo, Mads Østberg terminou a manhã em terceiro, mas não acertou na escolha de pneus para a tarde, baixando para quinta posição, a 14,7s de Paddon.


Ao abrir a estrada, Sébastien Ogier sentiu-se frustrado por não conseguir ser rápido, não conseguindo melhor do que a sétima posição, depois de se queixar da falta de tração à tarde. Com o erro de Hänninen, o francês poderá subir uma posição.





Esapekka Lappi perdeu muito tempo quando ficou sem a segunda velocidade, mas ainda assim venceu a última especial da manhã. No inicio da tarde, o jovem finlandês venceu mais dois troços, mas viria a danificar um amortecedor e conter-se nas duas últimas especiais do dia.

Andreas Mikkelsen não se adaptou bem ao Citroën, deixando o motor cala-se em seis ganchos. O norueguês disse que o C3 é muito diferente do Polo, mas também está a encarar este rally como aprendizagem para possíveis futuras participações.





Dani Sordo cheou a ocupar a quinta posição, mas ficou com problemas no turbo no final da manhã  e à tarde, arrastou-se durante duas especiais, perdendo muitos minutos com novos problemas no turbo e no intercooler. O espanhol conseguiu resolver o problema e vencer as restantes duas especiais do dia, mas o rally já está estragado.




Craig Breen estava na quinta posição a 15s do líder, mas após a terceira especial, o irlandês foi obrigado a parar com uma fuga de óleo na caixa de velocidades, sendo um novo rally difícil para a Citroën.

Na especial seguinte foi a vez de Elfyn Evans abandonar por ter saído de estrada, batendo numa árvore onde danificou a suspensão dianteira direita. Na mesma especial e pelo mesmo motivo, Martin Prokop também abandonou.





Eric Camilli lidera entre os R5, mas não pontua em Itália para o WRC2, sendo esse lugar para Jan Kopecký que já tem uma vantagem de 52,7s para Ole Christian Veiby.

Nil Solans lidera o JWRC e o WRC3 desde o inicio, tendo já uma boa vantagem para Terry Folb e Nicolas Ciamin.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Thierry Neuville (1); Kris Meeke (1); Juho Hänninen (1); Dani Sordo (2); Esapekka Lappi (3); 
LÍDERES DO RALLY:
Thierry Neuville (SS1); Kris Meeke (SS2); Juho Hänninen (SS3); Kris Meeke (SS4); Hayden Paddon (SS5 a 9)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
7 Kris Meeke / Paul Nagle (GBR/IRL) Citroën C3 WRC (danos após acidente na SS5)
3 Elfyn Evans / Daniel Barrit (GBR) Ford Fiesta WRC (acidente na SS4)
21 Martin Prokop / Jan Tománek (CZE) Ford Fiesta RS WRC (acidente na SS4)
8 Craig Breen / Scott Martin (IRL/GBR) Citroën C3 WRC (avaria após SS3)
36 Pierre-Louis Loubet / Vincent Landais (FRA) Ford Fiesta R5 (acidente na SS8)
40 Fabio Andolfi / Manuel Fenoli (ITA) Hyundai i20 R5 (SS7)




















Sem comentários:

Enviar um comentário