sexta-feira, 28 de abril de 2017

WRC - Dia 1 Rally Argentina 2017

O World Rally Championship regressou à América do Sul, para se disputar a quinta ronda desta emocionante temporada que teve até agora, quatro pilotos e quatro carros diferentes a vencer. A dureza dos troços argentinos manteve a tradição ao criar dores de cabeça a alguns pilotos.





Depois de um bom segundo tempo na super especial disputada ontem, Elfyn Evans beneficiou de uma boa ordem de partida (9º), mas de qualquer forma, o britânico esteve irrepreensível ao vencer seis troços hoje e liderar o rally desde a primeira especial do dia, com quase 1 minuto de vantagem para o segundo classificado.

Kris Meeke era o único que estava a fazer frente a Evans, o mas o britânico da Citroën bateu numa enorme pedra que estava junto à berma da estrada e foi catapultado para fora dela, acabando por capotar e ficar com grandes danos no C3. Apesar do aparato, Meeke vai poder regressar amanhã, mas já tem mais de 40 minutos de atraso.


Jari-Matti Latvala subiu para segundo após o acidente de Meeke, mas voltou a ter problemas de sobreaquecimento como teve no México, perdeu uma posição e depois ainda se atrasou mais quando furou um pneu, terminando o dia em sexto.





Com tantos problemas entre os pilotos que estavam mais rápidos, Mads Østberg subiu de sexto para segundo, mas mesmo assim, terminou o dia a 55,7s de Evans.

Thierry Neuville partiu um amortecedor no segundo troço do dia que o fez perder lugares e precioso segundos durante a manhã. O belga recuperou à tarde e até chegou a vencer o derradeiro troço que o coloca na terceira posição a 5s do norueguês.

Sébastien Ogier venceu a super especial disputada ontem, mas teve uma uma ligeira saída de estrada no primeiro troço do dia devido a um erro de notas. O carro ficou muito instável durante a manhã, mas o francês recuperou até à quarta posição, a 6s de Neuville.





Ott Tänak não se deu bem nas duas passagens em San Agustin e viria a perder mais alguns segundos com um pneu furado na oitava especial. Mesmo assim, o estónio ainda está na luta pela segunda posição, tendo 4,6s de atraso para Ogier e cerca de 15s para o segundo classificado.

Dani Sordo começou o dia em terceiro, mas logo na segunda especial do dia, o espanhol partiu um braço de direção, sendo obrigado a parar para trocar o componente e perder muitas posição com os mais de 11 minutos perdidos.





Craig Breen não era dos mais rápidos, mas estava a evitar problemas neste duro rally. No entanto, o irlandês foi traído pela mecânica ao ficar com a caixa de velocidades engatada em quinta, abandonando na mesma especial em que o seu companheiro de equipa capotou.

Hayden Paddon capotou na primeira especial do dia, perdendo 2m40s, mas conseguiu recuperar terreno e até venceu duas especiais à tarde (uma delas empatado com Evans).

Sem surpresa, Lorenzo Bertelli era dos mais lentos entre os pilotos wrc, mas não cometeu erros e beneficiou de problemas alheios, para terminar o dia na oitava posição.







Juho Hänninen começou o dia a perder muito tempo com falta de potência no Toyota, mas à tarde e depois de resolvidos os problemas, o finlandês não conseguiu melhorar muito o seu andamento, sendo muito cauteloso nos troços, não indo além da nona posição.

Pontus Tidemand está isolado na liderança do WRC2 desde cedo, com uma vantagem superior a 4 minutos para Pedro Heller.

No campeonato argentino, Luciano Preto terminou o primeiro dia com uma vantagem superior a 2 minutos para Nicolas Diaz e Marcos Ligato.




VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (1); Elfyn Evans (6); Hayden Paddon (2); Thierry Neuville (1)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Elfyn Evans (SS2 a 9)

DIA 1


PRINCIPAIS ABANDONOS:
8 Craig Breen / Scott Martin (IRL/GBR) Citroën C3 WRC (caixa de velocidades na SS4)
7 Kris Meeke / Paul Nagle (GBR/IRL) Citroën C3 WRC (danos de acidente após SS4)
15 Valeriy Gorban  / Sergei Larens (UKR/EST) Mini Cooper WRC (SS4)
35 Gustavo Saba / F Mussano (PGY) Skoda Fabia R5 (após SS6)
34 Hubert Ptaszek / Maciej Szczepaniak (POL) Skoda Fabia R5 (SS4)
32 Benito Guerra jr. / Borja Rozada (MEX/ESP) Skoda Fabia R5 (SS4)




















CAMPEONATO ARGENTINO

VENCEDORES DE TROÇOS:
FedericoVillagra (2); Augusto D'Agostini (1); Marcos Ligato (1); Luciano Preto (1)
LÍDERES DO RALLY:
Federico Villagra (SS1); Augusto D'Agostini (SS2); Marcos Ligato (SS3); Luciano Preto (SS4 a 5)

DIA 1
1. Luciano Preto / Marcelo Der Ohannesian (RA) Chevrolet Agile MR 49.28,3
2. Nicolás Díaz / Luis Allende (RA) Ford Fiesta MR +02.27,2
3. Marcos Ligato / Rubén García (RA) Chevrolet Agile MR +02.31,2
4. Tomás García Hamilton / Luis Catalfamo (RA) Peugeot 208 MR +02.45,0
5. Lucio Álvarez / Federico Centani (RA) Citroën DS3 MR +03.46,5
6. Lucas Machado / Edgardo Galíndo (RA) Peugeot 208 MR +03.58,0
7. Luis Arceluz / Ezequiel Queralt (RA) Mitsubishi Lancer Evo X +04.41,7 
8. Agustin Elvira / Oscar Tagle (RA) Mitsubishi Lancer Evo IX +05.00,8
9. César Folledo / Valentin Folledo (RA) Volkswagen Gol Trend MR +05.28,4
10. Pablo Peláez / Pablo Chavarria (RA) Ford Fiesta JR +05.45,2




Sem comentários:

Enviar um comentário