quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

WRC - Previsão do Rally Sweden 2017

Após o Rallye Monte Carlo, onde se viu a estreia dos novos World Rally Cars, o Rally Sweden será melhor para fazer as primeiras comparações de performance nos troços. As incertezas são muitas e poderá haver vários candidatos à vitória, tanto no WRC, como no WRC2.



M-SPORT WORLD RALLY TEAM

Com três vitórias nas últimas quatro edições, Sébastien Ogier é um dos candidatos mais fortes a repetir o triunfo. Motivado com a vitória no Monte Carlo, o campeão volta a ser o primeiro na estrada, mas na Suécia, vai ser o primeiro verdadeiro braço de ferro entre os novos carros pois, no Monte Carlo, não era o melhor sitio para tirar conclusões de performance.



Rápido em pisos de neve, mas nunca foi além da quarta posição na Suécia, Ott Tänak tem agora outros argumentos e encontra-se motivado por ter Ogier como colega de equipa. Para além disso, Tänak voltou a ser pai nos últimos dias.





Elvyn Evans venceu troços em Monte Carlo quando era primeiro na estrada e com os pisos praticamente secos. Na Suécia, o britânico sabe que não tem a experiência dos seus colegas de equipa e com vários troços novos, vai querer melhorar o sexto lugar alcançado em 2015.




Mads Østberg vai estrear-se na temporada com um projeto privado, em conjunto com Martin Prokop, no mais recente Ford Fiesta WRC construído pela M-Sport. Para além de muito motivado com o novo carro, o norueguês costuma ser rápido na Suécia, onde foi segundo em 2011 e terceiro por quatro vezes nas últimas cinco edições.





HYUNDAI MOTORSPORT

Após o trágico acidente em Monte Carlo, Hayden Paddon continua a trabalhar na investigação nas causas da ocorrência. 
Apesar da pouca experiência na Suécia, o neozelandês gosta muito do rally nórdico e sempre se deu bem neste evento, tendo sido quinto em 2015 e segundo no ano passado.



Thierry Neuville não vai querer repetir o sucedido no evento anterior, mas na Suécia, o belga costuma ser inconstante e rápido ao mesmo tempo. Neuville já conseguiu terminar na segunda posição em 2015, mas segundo os seus resultados no últimos anos, há 50% de hipóteses para um bom resultado, ou não.




O melhor resultado de Dani Sordo na Suécia, foi uma quarta posição em 2010, ainda com o C4 WRC. Com os novos carros 1.6 turbo, o espanhol esteve ausente por três vezes, abandonou duas, mas no ano passado terminou na sexta posição. Será que irá conseguir um melhor resultado este ano? 




CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT

Kris Meeke sofreu uma saída de estrada no Monte Carlo e outra já durante os testes na Suécia. Em três participações no evento nórdico, o britânico nunca teve grandes resultados, mas espera mudar isso este ano com o novo C3.





Craig Breen é piloto Citroën com mais presenças na Suécia e tem vindo a evoluir nos últimos rallies. No Monte Carlo foi o melhor representante da equipa com o DS3 WRC, mas agora irá estar ao volante do novo C3.





Agora é a vez de Stéphane Lefebvre utilizar o DS3 com que Breen disputou o Monte Carlo, enquanto a Citroën não termina a terceira unidade do C3 para competição. O francês só participou uma vez na Suécia com o DS3 R5 e acabou por sair de estrada no inicio do último dia.




TOYOTA GAZOO RACING WRT

Jari-Matti Latvala deverá ser o piloto que melhor preparou o Rally da Suécia, depois de vários dias a testar na Finlândia. Tal como Ogier, o finlandês já venceu este rally por três vezes, apesar de não ter corrido bem nos últimos dois anos.
Resta saber como será a competitividade do Toyota, face aos outros world rally cars.



Apesar de não ter participado na Suécia com alguma regularidade, Juho Hänninen já demonstrou rapidez neste rally, como foi a oitava posição em 2008 com um Lancer Evo IX de Grupo N e uma sexta posição com a M-Sport em 2013, ou seja, antes e após os anos em que esteve afastado do WRC na equipa Skoda Motorsport. O finlandês também testou com alguma intensidade em pisos de neve e é possível contar com ele num bom resultado.



WRC TROPHY

Valeriy Gorban está de regresso ao World Rally Championship, com o pouco competitivo Mini Cooper.
O piloto ucraniano vai efetuar a sua quinta participação consecutiva, mas pela primeira vez no novo WRC Trophy, destinados aos world rally cars entre 2011 e 2016.





Ausente no Monte Carlo, Lorenzo Bertelli terá um programa mais reduzido em 2017, de novo com o Ford Fiesta RS WRC.
O piloto italiano também vai disputar o WRC Trophy, tendo Gorban como o único adversário. Bertelli abandonou nas duas últimas edições, mas espera terminar este ano e como vencedor da nova competição que tem mostrado poucos interessados.


Inscrito inicialmente, com um Ford Fiesta RS WRC, Henning Solberg foi obrigado a recorrer a um Skoda Fabia R5 da Sports Racing Technologies. O norueguês é de longe o piloto com mais participações no evento sueco (17), mas com um carro mais limitado em 2017, terá de lutar contra os melhores jovens do WRC2.




WRC2

Pontus Tidemand é o enteado de Henning Solberg e será o único representante da Skoda Motorsport. Afastado das pontuações no WRC2 em Monte Carlo, porque só é permitido pontuarem dois pilotos por equipa, o jovem sueco é um dos principais candidatos à vitória da classe na Suécia, na sua sexta participação consecutiva.



Ole Christian Veiby tem vindo a evoluir e preparou bem a edição 2017, ao ter lutado com Mads Østberg pela vitória no último Rally Finnskog, do campeonato norueguês.





A M-Sport recrutou Teemu Suninen para disputar o WRC2 e tem previsto disputar na Polónia e Finlândia, com um dos nos world rally cars. É a segunda participação do finlandês no rally sueco, mas terminou em segundo da classe em 2016 atrás de Evans e na frente de Tidemand. Eric Camilli também vai pela segunda vez, mas o francês tem pouca experiência neste tipo de pisos.

Anders Grøndal vai marcar presença pela oitava vez consecutiva e de novo no WRC2. Estranhamente, o norueguês não foi capaz de acompanhar os pilotos mais rápidos (Brynildsen, Veiby, Østberg e Toren Larsen) em alguns rallies disputados este ano na Noruega. 




Por outro lado, Eyvind Brynildsen já venceu um rally este ano e discutiu a vitória no último com Veiby e Østberg, mostrando grande andamento e motivação para fazer um bom resultado no WRC2.




Alexey Lukyanuk faz a sua estreia no WRC2 e no Rally da Suécia, mas isso não impedirá o piloto russo de andar depressa no gelo e nas estradas suecas, com a experiência que tem neste tipo de piso.
Para já, Lukyanuk só garantiu este rally e ainda não sabe se permanecerá no mundial ou se regressará ao europeu.




Pela primeira vez na Suécia, Pierre-Louis Loubet fez a sua preparação no Arctic Lapland Rally do campeonato finlandês, mostrando alguma rapidez, mas acabou por sair de estrada.




Emil Bergkvist não tem mostrado a rapidez com o DS3 R5 que tinha no Adam R2 quando foi campeão no JERC. De qualquer forma, este rally será em troços que tem algum conhecimento e a motivação também é grande por ser um rally em casa.













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