sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

WRC - Dia 1 Rally Sweden 2017

Após a super especial disputada ontem em Karlstad, o rally a sério foi hoje para a estrada na Suécia e na Noruega, estando as mesmas com neve sobre o gelo, o que não era bom para os primeiros. Nas segundas passagens, as linhas dos carros históricos, voltaram a não facilitar a vida para os primeiros concorrentes, beneficiando para quem vinha mais atrás.



A partir em oitavo na estrada, Thierry Neuville passou para a liderança na primeira especial do dia, perdendo-a momentaneamente no final da manhã, mas recuperou-a logo a seguir. Com melhores condições de estrada do que outros pilotos rápidos, o belga foi quem venceu mais troços e amealhou uma boa vantagem para o segundo dia. Na última especial, a porta do Hyundai abriu-se, mas mesmo assim, ainda fez o segundo tempo.

Jari-Matti Latvala foi o primeiro líder ao ser o melhor na super especial, voltando a passar pela liderança na quarta especial. O finlandês esteve numa boa luta com Neuville, apesar de ser segundo na estrada, mas à tarde, o piso estava pior e começou a perder mais tempo para o belga, estando em segundo a 28,1s do líder.



Ott Tänak teve alguns problemas na caixa de velocidades durante a manhã e também achou difícil ser terceiro na estrada com as condições de estrada. O estónio esteve durante todo o dia numa boa luta pela terceira posição e ao vencer a última especial, ocupa o lugar mais baixo do pódio a 21,6s de Latvala.

Sem dar muito nas vistas, Kris Meeke está numa boa luta pela terceira posição, mas já se encontra algo longe de Neuville, apesar de uma boa ordem de partida. O britânico perdeu um pouco na última especial já com os pneus em mau estado, terminando o dia na quarta posição a 2,1s de Tänak.




Sébastien Ogier perdeu algum tempo por ser o primeiro na estrada e à tarde ainda foi pior devido às linhas deixadas pelos históricos. O francês conseguiu recuperar em algumas especiais, mas não conseguiu melhor do que a quinta posição na luta pelo terceiro lugar com Tänak e Meeke. Amanhã já não será primeiro, mas o francês já perdeu 55,7s para Neuville.



Hayden Paddon não esteve confiante durante a manhã, melhorou no inicio da tarde após ter alterado o carro na assistência, mas voltou a perder tempo nas duas últimas especiais do dia, com os pneus em mau estado. O neozelandês terminou o dia em sexto a 22,1s de Ogier.

Dani Sordo começou bem o dia, mas falhou um cruzamento no final da manhã, caindo para a sétima posição. O espanhol encontrou muitas dificuldades com o estado do piso e depois ficou sem pregos nos pneus, não conseguindo melhorar a sua prestação.

Craig Breen chegou a fazer um terceiro tempo, mas cometeu alguns erros como ligeiras saídas de estrada e um pião. O irlandês ocupa a oitava posição a quase dois minutos de Neuville, mas só tem 14,0s de atraso para Sordo.

Mads Østberg teve uma boa manhã, mas penalizou 50s na assistência ao trocar a caixa de velocidades e depois perdeu a asa posterior num salto a alta velocidade. O Fiesta passou a ficar muito difícil de conduzir sem o apoio aerodinâmico, vendo-se o resultado no cronómetro. Antes da última especial, o norueguês optou por não continuar por razões de segurança.

Elfyn Evans baixou algumas posições após um toque numa pedra e furar um pneu posterior, No entanto, o britânico conseguiu subir para nono depois de beneficiar de alguns abandonos.

Com pouca experiência na Suécia e com um carro inferior aos seus adversários, Stéphane Lefebvre terminou o dia na décima posiçãoa mais de 3 minutos do líder.

Depois de tantos testes, esperava-se mais de Juho Hänninen que esteve sempre nos últimos lugares do top 10, até bater outra vez de frente numa árvore e abandonar com danos no radiador.

Seria curioso como ia ser a luta de Henning Solberg com os mais jovens pilotos no WRC2, mas o norueguês deu um toque numa pedra na primeira especial do dia, ficando parado com danos no Fabia R5.

Pontus Tidemand lidera já de forma destacada no WRC2, sendo o mais rápido por cinco vezes e não cometeu qualquer erro.

Teemu Suninen fez um erro na super especial e levou algum tempo a adaptar-se à condução do Fiesta R5. O finlandês subiu para segundo no inicio da terde, mas já está a 45,1s de Tidemand no seu segundo rally na Suécia.

Ole Christian Veiby começou bem, mas cometeu pequenos erros à tarde que o fizeram perder tempo para Tidemand e Suninen.

Valeriy Gorban está atrás de vários R5, mas é o único sobrevivente no WRC Trophy, depois de Lorenzo Bertelli nem ter concluído a primeira especial do dia, com um problema elétrico na gestão do motor.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Jari-Matti Latvala (2); Thierry Neuville (5); Ott Tänak (1)
LÍDERES DO RALLY
Jari-Matti Latvala (SS1); Thierry Neuville (SS2 a 3); Jari-Matti Latvala (SS4); Thierry Neuville (SS5 a 8)

DIA 1 RALLY SWEDEN


PRINCIPAIS ABANDONOS:
11 Juho Hänninen / Kaj Lindström (FIN) Toyota Yaris WRC (radiador após SS5) rally2
14 Mads Østberg / Ola Floene (NOR) Ford Fiesta WRC (razões de segurança antes da SS8) rally2
37 Lorenzo Bertelli / Simone Scattolin (ITA) Ford Fiesta RS WRC (avaria elétrica na SS2) rally2
17 Henning Solberg / Cato Menkerud (NOR) Skoda Fabia R5 (roda numa pedra na SS2) rally2
33 Pierre Louis Loubet / Vincent Landais (FRA) Citroën DS3 R5 (motor após SS4)
35 Anders Grondal / Roger Eilertsen (NOR) Ford Fiesta R5 (avaria após SS4)
42 Alexey Lukyanuk / Alexey Arnautov (RUS) Ford Fiesta R5 (avaria na SS6) rally2





















Sem comentários:

Enviar um comentário