quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

PORTUGAL - Tudo pronto para o Rally Serras de Fafe 2017

Estamos a um dia do inicio de mais Campeonato Nacional de Ralis, com a disputa do Serras de Fafe no norte do país, a abrir novamente a temporada. Amanhã haverá o shakedown em Lagoa-Fafe e o rally a sério, será disputado no sábado e domingo com quilometragem semelhante nos dois dias.
Com base em artigos publicados no ralisonline.net, aurosport.pt e sportmotores.pt, reunimos os testemunhos dos objetivos de alguns pilotos que vão disputar o campeonato, bem como, excertos de pontos importantes do regulamento para 2017, onde inclui o uso de pneus permitidos e o sistema de pontuação para os dois campeonatos (Absoluto e 2RM) e respetivas classes.





1 José Pedro Fontes (Citroën DS3 R5) RC2: 1º - Fafe 2016
"O nosso principal objetivo consiste, assim, na revalidação do título e é nisso que estamos concentrados, apesar das enormes qualidades dos nossos adversários, pelos quais nutrimos, obviamente, o maior respeito e com os quais temos sempre imenso prazer em competir. O leque de inscritos para a temporada de 2017 revela equipas extremamente competitivas, muito bem preparadas, o que vai tornar as coisas muito mais interessantes. Portanto, no plano competitivo, não estamos a contar ter a vida facilitada"


2 Pedro Meireles (Skoda Fabia R5) RC2: 1º - Fafe 2014
"É sempre bom começar em Fafe, um Rali que tenho um prazer enorme em fazer. Vamos partir com a confiança de sempre para obter um bom resultado e lutar pela vitoria. Para já só temos garantida a presença em Fafe pois estamos ainda em negociações com os nossos patrocinadores para tentar viabilizar o resto do campeonato. Vou para Fafe com o carro sem alteração nenhuma, determinado a lutar pela vitória como sempre, mas sem saber sequer se vou fazer mais alguma prova, pois como digo ainda não reuni o orçamento para fazer o campeonato”



3 Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5) RC2: 5º - Fafe 2016
“A nossa ideia é concentrarmo-nos nos ralis e continuar a evolução que fizemos em 2016. O mind-set vai ser continuar a evoluir. Estou preparado para alguns dissabores ao longo da época porque acho que faz parte desta aprendizagem e, em 2016, isso não aconteceu. Obviamente que sabemos que estamos mais rápidos, estamos cada vez mais próximos dos nossos adversários, mas sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer”




21 Ricardo Moura (Ford Fiesta R5) RC2: 1º - Fafe 2015
"Não vou participar na totalidade das provas do CNR. Embora me tenha inscrito no Campeonato Nacional, participarei apenas em algumas provas por não ter reunido as condições necessárias à semelhança de 2016."






27 Carlos Vieira (Citroën DS3 R5) RC2: nunca terminou o rally
“Sinto-me mais experiente. Estou naturalmente mais à vontade em ralis mais curtos do que nos mais extensos, mas tenho a noção de que tenho condições para terminar entre os três primeiros do campeonato”.
“No ano passado tive boas indicações em provas como o Rali Vidreiro e Castelo Branco, noutras mais duras aprendi bastante. Mesmo no Algarve e em Espinho acho que dei uma noção do que posso fazer. Estou na expetativa de fazer o melhor possível esta temporada”


6 Elias Barros (Ford Fiesta R5) RC2: 9º - Fafe 2016
“O objetivo é fazer sempre melhor. Quero fazer um campeonato tranquilo, ganhar mais experiência e conseguir alguns resultados interessantes, que acho que estão ao meu alcance”
“Vou tentar subir ao pódio mais algumas vezes. Gostaria muito de conseguir dois ou três pódios, pois já me acho capaz desse tipo de resultados. Vou-me empenhar e trabalhar para isso”.
“Ainda não está completamente decidido, mas em princípio vou optar por fazer o Rali de Portugal e o Rali dos Açores. Sou mais perto dos eventos é que vou tomar uma decisão”

33 Manuel Castro (Hyundai i20 R5) RC2: 8º - Fafe 2016
"Para esta prova não temos expectativas muito elevadas, já que quase tudo é novo para nós e por isso vamos abordar o rali com algumas cautelas. O carro é de facto muito competitivo mas ainda muito recente, pelo que tanto eu como a equipa como a própria Hyundai, estamos ainda em fase de descobrir as suas potencialidades. Não tivemos muito tempo para testes, o que nos penaliza bastante se comparado com os nossos principais adversários, que já competem com carros desta categoria desde o ano passado. Queremos acima de tudo fazer quilómetros e com isso rodar o máximo possível. Estamos no entanto optimistas num bom resultado, que pretendemos seja o melhor possível, sem estabelecer desde já objectivos em termos de classificação final."

5 Joaquim Alves (Ford Fiesta R5) RC2: 7º - Fafe 2016
"Estou bastante confiante em relação a este rali que conta com troços que me dão um especial prazer. O carro está praticamente igual à época passada, e se tudo correr bem, aponto para um resultado entre os cinco primeiros classificados"




45 Paulo Meireles (Skoda Fabia R5) RC2 6º _ Fafe 2016
"Vamos estar em Fafe mais uma vez para nos divertirmos. Espero ganhar ritmo rapidamente para poder estar confortável no carro e poder fazer um rali sem percalços. Vamos num carro alugado pelo que não vamos poder preparar e testar a prova nas melhores condições. Mesmo assim vamos dar o nosso melhor"





16 Miguel Nunes (Ford Fiesta R5) RC2: nunca participou no rally
"Nós tivemos no ano passado a primeira experiência com um R5 na terra, mas os pisos em Fafe são bastante diferentes de Mortágua. É um rali que desconhecemos por completo, nunca passei naqueles troços, já vi alguns videos, mas não faço ideia de como são. A nossa inexperiência em terra ainda é muito grande - 
é só terceiro rali em pisos de terra. Vamos tentar aprender, rodar o máximo que pudermos durante a prova, para aos poucos irmos tentado algum conhecimento, da terra e das classificativas".

30 Hugo Mesquita (Skoda Fabia S2000) RC2: nunca terminou o rally
"De facto esta é uma oportunidade de andar ao mais alto nível e que eu não poderia desperdiçar. Já tive a oportunidade de fazer um curto teste com o carro, que é espectacular e super-divertido de pilotar. Claro que tudo é novo para mim, nunca conduzi um carro de tracção total, tão potente e com tantas potencialidades, pelo que a adaptação não será fácil. Estamos, no entanto, confiantes de que podemos fazer um bom resultado nesta estreia, onde vou ter ao meu lado e pela primeira vez o Valter Cardoso. Conto com o apoio da Veloso Motorsport para me ajudar a melhorar as minhas prestações ao longo de um rali que espero terminar bem classificado."


15 Ricardo Teodósio (Mitsubishi Lancer Evo X) RC2N:
“O que está em cima da mesa de momento é competir no Nacional de Ralis, ou com um Grupo N, como vou fazer em Fafe, ou com um R5. Tudo depende das respostas de patrocinadores. Tenho até final de fevereiro para saber o que vou fazer”
“Certo é que vou a Fafe, de Grupo N, e se puder faço um programa idêntico ou mais ambicioso se tiver meios. Caso contrário penso seriamente em deixar os ralis”



12 Gil Antunes (Renault Clio RS R3T) RC3: 1º 2RM - Fafe 2014
"É um rali com especiais fantásticas, algumas com médias bem interessantes, sempre com boas condições em termos de piso onde aliado a isto temos sempre um rali repleto de público em todas as especiais, o que é muito gratificante para todos os pilotos"






9 Paulo Neto (Citroën DS3 R3T Max) RC3: 2º 2RM - Fafe 2015
"Fafe é Fafe e não precisa de apresentações. Todos os pilotos conhecem os troços e não existe ninguém que não goste de disputar ralis em Fafe. É sempre um rali interessante, bem disputado e competitivo e espero que este ano não fuja à regra. Terminar no pódio é fundamental para começar bem a época. É sempre um resultado que nos coloca em posição de estarmos na luta pelo campeonato desde o início. Não sabemos o ritmo com que cada piloto vai entrar nesta prova, mas vamos tentar andar depressa e sem erros, com o foco no pódio"


19 Daniel Nunes (Peugeot 208 R2) RC4:
"No Rali Serras de Fafe já tive pódios, já venci, já tive acidentes e abandonos, mas este rali fica marcado por ter sido o último que o meu pai viu. Para além disso, no dia 19 de Fevereiro faria 49 anos, e o rali realiza-se também dia 19 de Fevereiro. Portanto, a escolha foi natural. Espero que o número venha com uma pontinha de sorte. 
Quanto aos objetivos desta vez somos muito precisos. Não negamos que vamos tentar discutir os primeiros lugares, mas temos a consciência que a concorrência direta já tem mais experiência neste tipo de viaturas. A minha condução ainda se identifica muito com um carro de 4RM, e por muito espetacular que seja, pode refletir-se negativamente no cronómetro. Espero continuar a ser o Daniel Nunes que costumam ver, mas... não podemos deixar a concorrência se destacar nem distanciar-se. Durante esta semana temos agendados testes, e só depois tiramos as nossas conclusões"

11 Miguel Carvalho (Citroën C2 R2 Max) RC4:
"Vou lutar pelo RC4 mas também pelas duas rodas motrizes. Acho que podemos ser competitivos com este carro"






24 Joana Barbosa (Ford Fiesta R2T) RC4:
"Tanto eu como a Sofia estamos muito motivadas para fazer um bom rali em Fafe. Esta será a nossa estreia assim como do carro em ralis de terra pelo que teremos de ter algum cuidado e ir melhorando o ritmo ao longo da prova. Apesar de já conhecermos o carro de uma prova disputado no ano passado, este foi disputado em pisos de asfalto, pelo que tudo será diferente e vai exigir uma adaptação extra. A ideia base é aprender e garantir um bom resultado final, contando com a experiência da Veloso Motorsport para atingir esses objectivos."



13 Manuel Pinto (Fiat Punto R3D) RC3:
"Penso que o Fiat Grande Punto Abarth R3D será uma aposta interessante e acima de tudo diferente da maioria dos projetos do Nacional de Ralis. Trata de uma motorização turbo diesel com cerca de 200 cavalos e com uma caixa sequencial de 6 velocidades da Sadev, que tornam o carro bastante interessante.
Temos plena noção que não poderemos comparar andamentos com os melhores 2 rodas motrizes mas a nossa ambição é ir evoluindo ao longo do ano e aproveitar aquilo que o carro nos permitir andar para fazer o melhor resultado final, mas sempre focados no que delineamos para este ano de terminar as provas e acumular quilómetros para evoluir"







3.2 - Pneus - nas provas não internacionais, os pneus são marcados e limitados a um máximo por prova, até 8 novos + 2 usados. na primeira prova de cada piso (asfalto ou terra) são autorizados pneus 10 novos.

6.1.1 - O CNR é composto por oito ralis em nove possíveis, contando para apuramento de pontuação final, somente os sete melhores resultados, entre os oito escolhidos/indicados. A escolha dos ralis a pontuar será feita no acto da inscrição de cada prova integrante do calendário do CNR.

Azores Airlines Rali, Vodafone Rali de Portugal, Rali Vinho da Madeira - no acto de inscrição no CNR, os concorrentes têm de indicar obrigatoriamente, quais as duas provas escolhidas em que pretendem pontuar para o CNR 2017.

6.5 - Inscrição no CNR - até ao dia do fecho das inscrições da prova.

7.1 - Pontuações - em cada prova dos campeonatos referidos no Art. 1, do presente regulamento, são
atribuídos os seguintes pontos, consoante o lugar na classificação geral final


Nota: Todos os restantes concorrentes classificados a partir do 11º lugar (inclusive) obterão igualmente 1 ponto.

7.3 - Pontuação Extra - de acordo com o Art. 13.1.1 das PGAK.


8.2.1 - Resultados pontuação final RC3 - RC4 - RC5 - para a classificação final unicamente dos vencedores destes grupos são considerados os cinco melhores resultados das seis provas indicadas (ver art. 2). 

8.7 - Para fazer parte das classificações finais do CNR - é necessário ter no mínimo, três participações.

Lista Nacional de Notoriedade Pilotos de Ralis 2017


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