domingo, 19 de fevereiro de 2017

PORTUGAL - Rally Serras de Fafe 2017

O Campeonato Nacional de Ralis teve mais uma vez o seu o inicio no Rally Serras de Fafe, disputado em dois dias com um percurso algo estranho, tendo poucas especiais em que foram feitas três passagens em alguns troços e chegou a passar seis vezes no Confurco. Para além disso e segundo as regras da federação, os pilotos só passavam na assistência após seis troços, o que provocou muitas dores e cabeça a algumas equipas.



Fonte: ralisonline.net

DIA 1
No final do primeiro dia do Rally Serras de Fafe nota muito positiva para Ricardo Moura, que teve um dia sensacional liderando sempre a classificação. Com um Fiesta a denotar saúde e uma condução exemplar, Moura convenceu tudo e todos, liderando com total mérito.

Pedro Meireles foi mesmo o único a acompanhar o ritmo do açoriano, mas um tubo do turbo solto a meio da etapa, fez perder 20s ao piloto da Skoda, que depois de ter perdido o segundo lugar acabou por o recuperar rapidamente. Mesmo assim o atraso superior a 31s já não foi fácil encurtar

Com as dificuldades habituais na terra, José Pedro Fontes ficou a 34s da liderança no primeiro dia. Pelo meio teve ainda um ou outro susto, mas ao bicampeão nacional, este lugar era excelente em termos de campeonato.

João Barros teve um primeiro dia complicado. O objetivo era lutar pela vitória mas os tempos não saíram acumulando um grande atraso, que o remetia para a luta do 4º lugar com Miguel Barbosa, com o lisboeta a sentir algumas dificuldades nos troços escorregadios.

Não foi um dia fácil para muitos pilotos. Manuel Castro abandonou com problemas de radiador na estreia do Hyundai i20 R5, Joaquim Alves parou com um principio de incêndio no Fiesta R5, Miguel Nunes também desistiu quando o motor do Fiesta decidiu calar-se e também Elias Barros foi obrigado a abandonar depois de dar quatro cambalhotas com o Fiesta.

Nas duas rodas motrizes Pedro Antunes teve uma prestação notável, superando Daniel Nunes em carro idêntico (208 R2), mas que acabou por desistir quando os pernos na roda se soltaram. Paulo Neto era agora segundo classificado, seguido por Gil Antunes.

DIA 2
Pelo segundo ano consecutivo a história do Rally Serras de Fafe teve que ser reescrita durante a prova depois de novo abandono de Ricardo Moura, quando tudo indicava que a vitória já não lhe fugia.

Um problema num braço de suspensão (um simples freio), ditou o abandono infeliz de Moura, permitindo que Pedro Meireles, também ele autor de uma grande prova, subisse ao comando do rally para obter uma vitória justa.

Agora na equipa espanhola da AR Vidal, Pedro Meireles esteve super competitivo nesta prova, tendo discutido a liderança até um problema num tubo do turbo o ter feito perder tempo. Mas Meireles recuperou o ritmo, passou o bicampeão nacional, e plantou-se no segundo lugar que geria confortavelmente, quando a vitória acabou lhe cair nas mãos com o abandono de Moura.

José Pedro Fontes começa o campeonato com um grande resultado. Não é uma vitória mas para o campeonato é excelente, ainda por cima num rally de terra, onde não é manifestamente tão competitivo. A regularidade de bons resultados costuma trazer bons resultados!!!

Num rally em que queria ser protagonista e esteve longe de o ser, João Barros também fez uma boa operação em termos de campeonato. Sobe ao pódio e começa o campeonato com um bom resultado que lhe dará mais alento, antes do Rally de Castelo Branco que sempre lhe deixa boas recordações.

Para quem veio ao Serras de Fafe fazer uma "perninha" aos ralis, Paulo Meireles mostrou que quem sabe nunca esquece. Esteve sempre bem e com mais provas por certo que poderia discutir também em Fafe um pódio.

Num excelente quinto lugar ficou Ricardo Teodósio. Sempre rápido e concentrado, o algarvio desta feita não cometeu exageros e teve a colaboração da mecânica do Evo X, vencendo o Grupo N.

Para quem se estreava com um 4x4, Hugo Mesquita varreu os troços de Fafe com a traseira da Skoda Fabia S2000. Nota muito positiva para este piloto que obtém um 6º lugar da geral que nem ele própria esperaria obter.

Miguel Barbosa não teve um rali fácil, com um furo no segundo dia a relegá-lo para o 7º lugar quando discutia com João Barros uma posição de destaque neste prova. Mesmo assim, o piloto continua a evoluir nos ralis e a ser cada vez mais competitivo.

Foi também um rali marcado pelo "eclipse" de muitos R5, que demonstraram pouca fiabilidade na sua generalidade, como se demonstra pela enorme quantidade de desistências por problemas mecânicos.

Nas duas rodas motrizes "20 valores" para a prestação de Pedro Antunes. Em estreia no nacional de ralis, nada melhor que uma vitória que impressionou por ter sido obtida depois de dominar praticamente todo o rali com um Peugeot 208 R2.

Gil Antunes com um prova de altos e baixos ficou em segundo lugar com o Renault Clio, seguido por Miguel Carvalho com o velhinho Citroen C2 R2 max. Paulo Neto foi o azarado do segundo dia, ficando sem caixa de velocidades na ligação para o primeiro troço.


VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (7); Pedro Meireles (5); José Pedro Fontes (1)
LÍDERES DO RALLY:
Ricardo Moura (SS1 a 9); Pedro Meireles (SS10 a 12)

30º RALLYE SERRAS DE FAFE
2 Pedro Meireles / Mário Castro (PRT) Skoda Fabia R5 1:30.49,1
1 José Pedro Fontes / Inês Ponte (PRT) Citroën DS3 R5 +59,2
46 João Barros / Jorge Henriques (PRT) Ford Fiesta R5 +01.14,0
45 Paulo Meireles / Marcos Gonçalves (PRT) Skoda Fabia R5 +01.45,6
15 Ricardo Teodósio / José Texeira (PRT) Mitsubishi Lancer Evo X +04.49,9
30 Hugo Mesquita / Valter Cardoso (PRT) Skoda Fabia S2000 +05.23,7
3 Miguel Barbosa / Miguel Ramalho (PRT) Skoda Fabia R5 +06.18,2
4 Diogo Salvi / Carlos Magalhães (PRT) Skoda Fabia R5 +08.01,4
18 Vitor Ribeiro / Pedro Alves (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +08.38,8
10º 17 Pedro Antunes / João Leones (PRT) Peugeot 208 R2 +10.17,2

PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Elias Barros / Paulo Babo (PRT) Ford Fiesta R5 (capotou na SS3)
5 Joaquim Alves / Luís Ramalho  (PRT) Ford Fiesta R5 (principio de incêndio na SS4)
23 Carlos Martins / Daniel Amaral (PRT) Mitsubishi Lancer Evo X (após SS6)
9 Paulo Neto / Vítor Hugo Oliveira (PRT) Citroën DS3 R3T Max (caixa de velocidades na SS8)
26 Alexander Villanueva / Óscar Sánchez (ESP) Citroën DS3 R5 (motor após SS8
21 Ricardo Moura / António Costa (PRT) Ford Fiesta R5 (braço suspensão após SS9)
32 José María López / Borja Rozada (ESP) Peugeot 208 T16 (motor após SS9)
33 Manuel Castro / Luís Costa (PRT) Hyundai i20 R5 (avaria na SS11)
16 Miguel Nunes / João Paulo (PRT) Ford Fiesta R5 (acelerador na SS12)
27 Carlos Vieira / Jorge Carvalho (PRT) Citroën DS3 R5 (avaria elétrica na SS12)

PONTUAÇÃO CNR:
1º Pedro Meireles (28); 2º José Pedro Fontes (20,5); 3º João Barros (17); 4º Paulo Meireles (14); 5º Ricardo Teodósio (12); 6º Hugo Mesquita (10); 7º Miguel Barbosa (8); 8º Diogo Salvi (6); 9º Vitor Ribeiro (4); 10º Ricardo Moura (3,5)

PONTUAÇÃO 2RM:
1º Pedro Antunes (30,5); 2º Gil Antunes (20); 3º Miguel Carvalho (17); 4º Ruben Moura (14); 5º Emanuel Silva (12); 6º Daniel Nunes e José Machado (10); 8º Joana Barbosa (6); 9º Paulo Moreira (4)

PONTUAÇÃO RC2N:
1º Ricardo Teodósio (30,5); 2º Vitor Ribeiro (20); 3º Pedro Sá (17); 4º Carlos Martins (1,5)






























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