sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Richard Burns faleceu há 11 anos

Faz hoje 11 anos que Richard Burns perdeu a luta contra um cancro. um dos pilotos que se destacou muito no final dos anos 90 e acabou por ser campeão mundial em 2001.
Um dia triste de ser recordado, mas nada melhor do que reviver hoje, alguns momentos da sua vida competitiva nos rallies.




Richard Burns nasceu em Reading, arredores de Londres, em 1971 e seguindo a tradição britânica, o jovem Burns também era um apaixonado pelos rallies. Aos 15 anos de idade tirou a licença de piloto, num curso de pilotagem no Pais de Gales.


1988

Estreou-se nos rallies em 1988 no Newtown Stages com um Talbot Sunbeam. Fez apenas dois rallies com este carro e mais alguns no ano seguinte com um Toyota Corolla GT Grupo N.

1990/1991
 
Em 1990 disputou e venceu o Peugeot Challange com um 205 GTi 1.9 Grupo N. Fez a sua primeira prova fora do Reino Unido, onde foi o segundo da classe N3 no Omloop van Vlaanderen na Bélgica.

1990-1992
 
No final de 1990, Burns estreou-se no Lombard RAC Rally do WRC com um Peugeot 309 GTi 1.9 de Grupo N. Voltou a competir na Bélgica no ano seguinte e depois evoluiu o 309 GTi para uma versão de Grupo A



1992/1993

Em 1992 passou para um Subaru Legacy RS 4WD da Prodrive, obteve o seu primeiro pódio e no ano seguinte, começou a vencer rallies, sagrando-se campeão britânico.




1994/1995

Em 1994 ingressou na equipa oficial da Subaru, tendo disputado o APRConde obteve 3 pódios e um mini programa no WRC, ao volante do Impreza GT 4WD. No ano seguinte, teve um programa semelhante, mas conseguiu o primeiro pódio num evento WRC.


1996-1998


Entre 1996 e 1998, Burns competiu na Mitsubishi e logo no primeiro ano, conseguiu a sua primeira vitória num rally na Nova Zelândia a contar para o APRC e no ano seguinte, obteve as duas primeiras vitórias no WRC.

1996 - Mitsubishi Lancer Evo III


1999-2001

O piloto britânico regressou à Subaru em 1999, obtendo mais 3 vitórias no WRC e um total de 6 pódios e o segundo lugar no campeonato de pilotos, atrás de Makinen. No ano seguinte, voltou a terminar na mesma posição, depois de uma grande luta com Grönholm, num ano em que venceu 4 rallies com o Impreza P2000 WRC.
Em 2001, com um novo Impreza 44S, venceu apenas um rally ao longo da temporada, mas foi o suficiente para garantir o título de campeão mundial.

1999 - Subaru Impreza WRC S5

2000 - Subaru Impreza WRC S6 P2000

2001 - Subaru Impreza WRC S7



2002/2003
Burns mudou-se para a Peugeot em 2002 e 2003, sendo as duas últimas épocas em que o piloto competiu e não venceu qualquer rally com a equipa francesa. 
Na semana do Rally da Grã-Bretanha, em 2003, Burns desmaiou a conduzir, mas como Markko Martin estava ao seu lado, conseguiu evitar um acidente. Após ter ido para o hospital e depois de muitos exames, foi-lhe diagnosticado um tumor no cérebro. Richard Burns lutou durante 2 anos na mais dura “especial” da sua vida, mas acabou por perder a luta a 25 de Novembro de 2005, num hospital em Londres, no mesmo dia em que se sagrara campeão do mundo 4 anos antes…


2002

2003



Sem comentários:

Enviar um comentário