quarta-feira, 21 de setembro de 2016

PORTUGAL - Rallye de Mortágua 2016

Disputado em dois dias, o Rallye de Mortágua foi competitivo entre os dois candidatos ao título, tal como a luta nas duas rodas motrizes.
Com 27 quilómetros no primeiro dia e mais 100 no segundo, o primeiro dia serviria para determinar nova ordem de partida para o dia seguinte.





Pedro Meireles foi o primeiro líder, passou para segundo após um pião na segunda especial, mas recuperou a liderança na super especial que terminava o primeiro dia, apesar de não ter sido o mais rápido. Mesmo a abrir a estrada no segundo dia, Meireles atacou forte logo na primeira passagem em Tojeira. Voltou a perder alguns (poucos) segundos com um pneu furado, mas conseguiu manter-se na liderança e vencer o Rallue de Mortágua pela segunda vez consecutiva.

José Pedro Fontes passou pela liderança no segundo troço e foi o único a dar luta a Meireles. No entanto, o segundo lugar do piloto da Citroën, serviu perfeitamente para se manter na liderança do campeonato, tendo agora 26 pontos de vantagem para o vencedor do rally.

Miguel Barbosa teve a sua melhor prestação da temporada, vencendo a super especial que encerrava o primeiro dia, subiu para terceiro ainda na segunda especial e nunca mais perdeu esse lugar que foi seu até ao final, a menos de 1 minutos de Fontes.

Carlos Vieira também venceu um troço e entrou no segundo dia na quarta posição, mas o motor do DS3 começou a dar problemas e o piloto nortenho foi obrigado a parar quando estava a 15,6s de Barbosa.

Apesar de uma má escolha de pneus e alguns problemas na direção assistida, perdendo aqui mais de 1 minuto, Carlos Martins regressou ao CNR, o que não acontecia desde o Azores Airlines Rallye. O piloto do Citroën fez um bom final de rally, subindo à quarta posição após o abandono de Vieira e ainda venceu a penúltima especial do rally.

Joaquim Alves estava num bom ritmo e numa luta interessante entre os Citroën de Vieira e Martins, mas acabaria por sair de estrada com o Fiesta R5 da ARC e interromper a quinta especial.

João Barros começou em terceiro, baixou para a quarta posição por troca com Barbosa, mas logo no inicio do segundo dia, o piloto nortenho sofreu um furo no Fiesta que o fez baixar várias posições. Barros foi recuperando ao longo do dia, para terminar na quinta posição a quase 30 segundos de Martins.

Miguel Nunes repetiu a participação em Mortágua, mas desta vez, ao volante do Fiesta R5 com que disputou o "seu" rally na ilha da Madeira. Nunes foi evoluindo gradualmente ao longo do evento e beneficiando também algumas desistências, o piloto madeirense conseguiu um bom sexto lugar final.

Fernando Peres também regressou ao nacional, mas esteve sempre com um anadamento muito baixo e só conseguiu terminar em sétimo após o abandono de Elias Barros que chegou a surpreender em algumas especiais.

Gil Antunes e o estreante António Costa (como piloto no CNR), foram os principais protagonistas de uma boa luta entre a liderança nas duas rodas motrizes, com destaque para Costa, devido à sua inexperiência. Paulo Neto também se envolveu nesta luta no final e chegou a passar para a frente deste trio, mas uma transmissão partida na derradeira especial no DS3 e uma saída de estrada de Costa a 1 quilómetro do final, também na derradeira especial, entregaram a vitória a Gil Antunes que liderou na maior parte do rally.

Após 500 metros da primeira especial, Diogo Gago saiu ligeiramente de estrada, quando se partiram alguns pernes da roda dianteira esquerda do 208 R2. O piloto algarvio regressou no segundo dia e com os abandonos de Costa e Neto, acabou por subir à segunda posição e obter preciosos pontos.

Miguel Carvalho acabou em terceiro, depois de também ele ter regressado em rally2, após uma avaria elétrica e Paulo Moreira abandonou ainda no final do segundo dia, quando liderava a classe RC4.

No RC2N, Vitor Ribeiro obteve nova vitória fácil com uma distancia bastante folgada em relação a José Barbosa.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Pedro Meireles (4); José Pedro Fontes (2); Miguel Barbosa (1); Carlos Vieira (1); Carlos Martins (1)
LÍDERES DO RALLY:
Pedro Meireles (SS1); José Pedro Fontes (SS2); Pedro Meireles (SS3 a 9)

RALLYE DE MORTÁGUA
1. Pedro Meireles / Mário Castro (PRT) Skoda Fabia R5 1:33.00,9
2. José Pedro Fontes / Inês Ponte (PRT) Citroën DS3 R5 +31,5
3. Miguel Barbosa / Miguel Ramalho (PRT) Skoda Fabia R5 +01.16,4
4. Carlos Martins / Daniel Amaral (PRT) Citroën DS3 R5 +02.42,1
5. João Barros / Jorge Henriques (PRT) Ford Fiesta R5 +03.10,8
6. Miguel Nunes / João Paulo (PRT) Ford Fiesta R5 +04.19,0
7. Fernando Peres / José Pedro Silva (PRT) Ford Fiesta R5 +05.46,1
8. Manuel Castro / Luís Costa (PRT) Skoda Fabia S2000 +06.15,1
9. Vitor Ribeiro / Rui Raimundo (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +09.15,1
10. Gil Antunes / Diogo Correia (PRT) Renault Clio R3T +09.28,8

PRINCIPAIS ABANDONOS:
14 Diogo Gago / Hugo Magalhães (PRT) Peugeot 208 R2 (perdeu roda na SS1) rally2
22 Paulo Moreira / Marco Macedo (PRT) Skoda Fabia R2 (SS4)
7 Joaquim Alves / Luis Ramalho (PRT) Ford Fiesta R5 (acidente na SS5)
27 Carlos Vieira / Jorge Carvalho (PRT) Citroën DS3 R5 (motor na SS6)
6 Elias Barros / Ricardo Faria (PRT) Ford Fiesta R5 (SS9)
4 Diogo Salvi / Paulo Babo (PRT) Ford Fiesta R5 (SS9)
9 Paulo Neto / Vitor Hugo (PRT) Citroën DS3 R3T Max (transmissão na SS9)
34 António Costa / Nuno Rodrigues da Silva (PRT) Renault Clio R3 (acidente na SS9)

PONTUAÇÃO CNR
1. JP Fontes 141/ 2. P. Meireles 115/ 3. M. Campos 71/ 4. M. Barbosa 69,75/ 5. J. Barros 53,75/ 6. R. Moura 43,75/ 7. C. Martins 40,5/ 8. C. Vieira 32,5/ 9. M. Nunes 31,5/ 10. E. Barros 26

PONTUAÇÃO CNR 2RM
1. G. Antunes 113,5/ 2. D. Gago 110/ 3. P Neto 95,25/ 4. M. Carvalho 65,5/ 5. P Moreira 46




Sem comentários:

Enviar um comentário