sábado, 24 de setembro de 2016

AÇORES - Rali Ilha Lilás 2016

O campeonato açoriano regressou à ilha Terceira para se disputar a sexta e penúltima prova da temporada.
Depois da boa luta em Santa Maria entre Moura e Rego, havia uma grande expetativa em como poderia ser a luta entre os dois no Rali Ilha Lilás, mas tal não veio a acontecer desde muito cedo.
fotos: António Bettencourt




Luis Rego Jr. perdeu mais de 10 segundos na super especial citadina disputada ontem, devido a um pião algo inexperado, num piso que se encontrava molhado, mas algo estranho, segundo o piloto.
Na primeira especial de hoje, Rego foi apanhado de surpresa numa travagem em zona seca, ao sentir o carro a escorregar de traseira de forma abrupta. O piloto ainda reduziu e acelerou, mas acabou por bater numa pedra e capotar por cima de um muro baixo de pedra. Felizmente, tanto Rego como Henriques nada sofreram e o Fiesta R5 apenas teve alguns braços de suspensão empenados e alguma chapa para reparar.

Com Rego fora de prova, Ricardo Moura acabou por ficar sem qualquer oposição, limitando-se a fazer quilómetros em mais rally que liderou do principio ao fim, terminando com uma vantagem superior a 4 minutos em relação ao segundo classificado.

Apesar de não ter havido luta pela vitória, acabou por haver outras bastante interessantes dentro do top 10 entre vários pilotos. Carlos Andrade e José Paula estiveram a maior parte do rally separados por menos de 4 segundos, com ambos a trocarem de posição algumas vezes, mas nas duas passagens por Serreta/ Pico dos Padres, tinha zonas muito rápidas que eram favoráveis ao Lancer do piloto da ilha do Pico, acabando por terminar em segundo com 40,4s de vantagem sobre o Clio de Carlos Andrade.

Pedro Lança, Artur Silva e Hugo Mesquita lutaram durante quase todo o rally pela quarta posição, mas tal como José Paula, Mesquita tirou partido da potência do Mitsubishi para se destacar no final e subir à quarta posição na derradeira especial, por troca com Artur Silva que terminou em quinto a 4,4s de Mesquita
Quanto a Pedro Lança, muito fez com o pequeno Saxo Cup no inicio do rally, mas com as caraterísticas rápidas dos troços finais, pouco havia a fazer com o pequeno carro francês, limitando-se a terminar o rally num bom sexto lugar.

Rui Torres conseguiu levar o Fiesta Proto ao final pela primeira vez este ano, fazendo um rally calmo e a ficar isolado na sétima posição a meio da prova. No entanto, acabou por se aproximar de Lança perto do final, onde ganhou tempo nas duas passagens pelo rápido e maior troço do rally.

A oitava posição acabou por ser disputada a quatro, com Botelho e Faria a trocarem de posição algumas vezes no inicio do rally e com Bruno Tavares sempre muito perto de ambos. No entanto, o local João Ávila começou a intrometer-se na luta com o Lancer Evo III, mas todos acabaram por ser surpreendidos por Bruno Tavares que retirou cerca de 40 segundos à primeira passagem pelo troço maior e ser ele a terminar na oitava posição, com 9,2s de vantagem para João Ávila.

Rafael Botelho terminou apenas em décimo, mas a quarta posição entre os pilotos que pontuam nas duas rodas motrizes, serviu para o jovem piloto sagrar-se virtualmente, campeão nas duas rodas motrizes, com 49 pontos de vantagem sobre João Faria.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (9)
LÍDERES DO RALLY:
Ricardo Moura (SS1 a 9)

38º RALI ILHA LILÁS
1º #1 Ricardo Moura / Sancho Eiró (PRT) Ford Fiesta R5 52:14,2
2º #6 José Paula / Miguel Ribeiro (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +04:33,6
3º #11 Carlos Andrade / Tomás Pires (PRT) Renault Clio RS R3 +05:14,0
4º #2 Hugo Mesquita / Filipe Gouveia (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +05:54,2
5º #12 Artur Silva / Duarte Silva (PRT) Renault Clio R3 +05:58,6
6º #14 Pedro Lança / Paulo Marques (PRT) Citroen Saxo Cup +07:04,6
7º #10 Rui Torres / Sousa Martins (PRT) Ford Fiesta Proto +07:19,0
8º #8 Bruno Tavares / André Seabra (PRT) Peugeot 205 MI 16 +08:28,8
9º #27 João Ávila / Filipe Moura (PRT) Mitsubishi Lancer Evo III +08:38,0
10º #4 Rafael Botelho / Nuno Rodrigues da Silva (PRT) Citroen Saxo Cup +08:53,5
11º #5 João Faria / Carlos Medeiros (PRT) Peugeot 206 RC +08:56,0
12º #Rúben Fita / Miguel Azevedo (PRT) Renault Clio 16v +10:47,7

PRINCIPAIS ABANDONOS:
3 Luís Rego Jr. / Jorge Henriques (PRT) Ford Fiesta R5 (acidente na SS2)

Sem comentários:

Enviar um comentário